Art Fotos

Para dar mais charme ao vestido de noiva, os acessórios devem estar em sintonia com o estilo de cerimônia, assim como a maquiagem precisa ressaltar sua beleza e o penteado do casamento tem a responsabilidade de harmonizar todo o look. O importante é que ele esteja de acordo com sua personalidade e mantenha naturalidade. Da mesma forma que escolheu um sapato de noiva que te deixe caminhar com elegância, fique atenta para achar um tipo de cabelo que expresse sua individualidade.

Como a moda nupcial, os penteados das noivas também evoluíram, diversificando os estilos e dando mais opções. Por isso, elaboramos um manual para te ajudar nessa difícil missão, que também é uma oportunidade de usar um tipo de cabelo totalmente especial que somente no dia C seja possível, inclusive com os elementos que o complementam. Escolha o ideal a você seguindo conceitos profissionais que podem ser de grande ajuda.

Uriel Marques Fotografia

Acessórios

Qualquer complemento que for usar no cabelo deve estar em sintonia com o look, mas antes de comprá-lo certifique-se que seja apropriado ao penteado que está planejando.

  • Complementos: alguns penteados favorecem o uso de tiaras, broches, presilhas, pentes ou headpiece mas, escolha primeiro o modelo e depois o acessório. O complemento deve acrescentar e não destoar.
  • Véu: exige um penteado para que ele não caia durante a cerimônia. O véu determina o estilo da noiva e complementa a identidade visual. Por isso, ele deve ser apropriado para que fique preso ao cabelo.
Paulo Oliveira Fotografia

Decote

Só determine como será o cabelo após ter definido o decote do seu vestido de noiva de renda, porque esse "detalhe" é o que direciona o melhor modelo. É uma data que permite realizar alguns desejos e ousar, mas siga alguns critérios básicos para arrasar.

  • Canoa: este decote sóbrio pede um cabelo produzido, usar o cabelo solto deixa a noiva muito coberta, por isso pense em um coque alto ou um rabo de cavalo bem suspenso que poderá ter um aplique para dar volume e comprimento.
  • Decote nas costas: o coque lateral é uma ótima alternativa para um look requintado, porém em uma cerimônia descontraída experimente o coque despenteado.

Victor Ataide Fotografia

  • Decote ombro a ombro: o penteado preso para casamento é uma aposta segura, já que o colo estará parcialmente exposto. É perfeito para cerimônias tradicionais clássicas.
  • Tomara que caia: usar um penteado solto para o casamento ou um semi preso são excelentes opções para não deixar a região do colo totalmente descoberta. Ideais para looks descontraídos ou muito sofisticados.
  • Decote em V:  este decote normalmente é escolhido porque as noivas querem deixar o colo valorizado. Por isso, deixar o cabelo semi-preso e alguns fios soltos deixando o colo livre valoriza muito o traje.

Formato do rosto

O formato do rosto precisa ser levado em consideração para garantir uma seleção adequada e te deixe

Studio Imperial

  • Redondo: A largura da testa e do maxilar é a mesma ou muito parecida. O queixo é arredondado e o rosto não possui traços com muitos ângulos. Os soltos com ondas que caem sobre as laterais do rosto ou semi-preso com a franja estilo "topete"  deixando o rosto alongado. Se tiver franja mantê-la solta é um ótimo truque para deixar o rosto mais anguloso.
  • Oval: É um formato ótimo para qualquer tipo de penteado, quando o queixo e a testa são arredondados, mas diferente do redondo o rosto é mais comprido que largo. Este rosto realmente é privilegiado, porque qualquer penteado valoriza os traços. Deve tentar evitar os o volume no topo da cabeça, porque isso dá a ilusão de alongamento para cima. Evitar as franjas laterais porque ele dá a impressão de um rosto mais longo e esse tipo de rosto já é mais comprido naturalmente.
  • Quadrado: É um rosto que o maxilar é mais evidente e reto, o queixo é um pouco mais quadrado e curto. A testa tem a mesma largura do maxilar. Penteados que trazem volume na parte de cima como topetes para alongar o rosto. Os adorados presos e semi-presos com franjas laterais também caem muito bem para esse rosto.
Paulo Oliveira Fotografia
  • Retangular: Este rosto tem o maxilar bem marcado e reto, testa da mesma largura, assim como o quadrado, porém a face é alongada. Use e abuse das ondas, elas disfarçam o comprimento do rosto. O estilo das divas dos anos 40, como o falso Chanel e laterais onduladas é uma opção perfeita. Aconselhamos evitar cabelos muito lisos ou com gel porque deixam o visual pesado.
  • Triangular: Rostos triangulares tem a testa mais estreita que o maxilar e simulam a forma de um triângulo. Dar volume no topo e nas laterais da cabeça é uma ótima pedida, porque equilibra o tamanho da testa em relação ao maxilar. A dica perfeita é o coque alto ou rabo de cavalo, desde que a raiz não esteja colada a cabeça e sim fofa.
  • Triangular invertido: a testa é mais larga que o maxilar e o queixo é mais pontudo. Tranças fininhas de cada lado da cabeça, unidas atrás por um grampo ou pente, valoriza muito o formato do rosto. Coque recolhido e rabos de cavalo com franja sobre a testa favorecem muito esse formato. A divisão lateral evidencia a testa, por isso prefira o cabelo repartido no meio.
Sonata Audiovisual
 

Para que tudo esteja perfeito no dia C, o ideal é que a noiva tenha alguns cuidados, como não fazer luzes ou outros tratamentos químicos quando se aproxime muito a data. Também aconselhamos lavar o cabelo no dia anterior ao de fazer o penteado. O que não pode esquecer quando for eleger qualquer item do seu look é que eles conversem entre si, inclusive com o buquê de flores. Assim como todos os elementos e a iluminação devem estar em harmonia com o local e o estilo de cerimônia adotada para ter sucesso e conceber a decoração do casamento sublime que tanto busca.