Welington Gonçalves Fotografia

Apesar do vestido de noiva ser fundamental e a peça mais simbólica para o dia C, outros complementos indispensáveis também vão compor a sua identidade visual. É o caso dos acessórios, do véu ou do amado sapato de noiva, que além de maravilhoso ainda tem a principal função de te fazer caminhar com elegância e realmente ficar impecável e com classe. É um detalhe ao que deve dar atenção para se certificar que faça a melhor escolha. Uma coisa é certa: o modelo escolhido de qualquer tipo de calçado sempre tem a ver com a personalidade da pessoa que irá usá-lo. Por isso te apresentamos um dicionário básico dos tipos mais usados para você escolher aquele que vai permitir dançar as músicas do casamento com naturalidade e conforto.

Alpargatas

Chanel

Descontraídas e cômodas, foram muito usadas nos séculos passados em vários países europeus. Sucesso nos anos 70 e 80, ainda agradam aos mais despojados. Podem ser uma boa opção para acompanhar uma decoração de casamento simples, de estilo boho ou praiana, já que são confeccionados em lona e solado de borracha ou corda.

Anabela

Michael Kors

Embora esse seja o nome do salto, a anabela por si acaba sendo uma tendência para mulheres que não abrem mão do salto mas buscam equilíbrio e máximo conforto aliados à elegância. Você encontrará várias alternativas com este modelo para harmonizar um vestido de noiva tomara que caia numa cerimônia na praia ou no campo.

Babucha

Pretty Ballerinas

Autênticas, as babuchas foram ícone nos anos 70 e se agregam a looks vintage ou boho, mesmo que as cerimônias sejam em espaços fechados. Basta ter harmonia com o conjunto completo, poderá ser um diferencial no visual. Poderá providenciar uma forração em renda ou com delicados bordados.

Botas de cano curto

Chie Mihara

Geralmente finalizam na altura dos tornozelos, também chamadas de ankle boots, são autênticas e podem ser uma opção interessante para uma cerimônia no inverno mesmo com a decoração de casamento simples e elegante. O bom é que elas combinam com praticamente vários modelos de vestido de noiva, mesmo os mais sofisticados com bordados brilhantes. Algumas noivas também optam pelas botas de cano médio, ideais para eventos na montanha, em que o frio irá dominar a atmosfera do dia e para trazer aquele toque “country” ao look. Embora pareça um estilo muito descontraído, com  os acabamentos certos, como apliques ou bordados originais, torna-se uma excelente alternativa.

Chanel

Rosa Clará

Um modelo ícone na moda dos anos 60 que fincou seu lugar na história e no coração da grande maioria das mulheres. Um modelo clássico em que o salto médio não o compromete. A principal característica é o bico fino na frente e a abertura no calcanhar preso apenas por uma fina tira. Uma boa opção para a mulher que prefere um salto de altura mediana.

Espadrilha

Unisa

Uma versão com salto da alpargata, a espadrilha possui salto anabela, feita em lona e solado também de corda. É um modelo que se encaixa perfeitamente com um vestido de noiva simples e elegante, em que a mulher não abre mão do salto. Para eventos ao ar livre, na praia ou na montanha, é uma excelente opção para caminhar confortavelmente na areia ou gramado.

Mary Jane

Gucci

Conhecido popularmente como sapato boneca é uma alternativa perfeita para um look vintage, com detalhes românticos. Suas principais características são o bico arredondado e o peito do pé a aberto em que uma ou duas tiras transpassam e se prendem a uma fivela. Modelo perfeito para as noivas românticas que optaram por um delicado buquê de flores do campo.

Meia Pata

Rosa Clará

Exatamente como ocorre com o salto anabela, que dá nome a um modelo de sapato, o salto meia pata também: seu nome sugere o estilo do salto. O meia pata é o modelo predileto das mulheres com estatura baixa que desejam aumentar alguns centímetros com elegância, já que é a alternativa mais alta de salto, uma vez que o pé e o calcanhar ficam apoiados, diferentemente do salto fino.

Mule

Gucci

Conhecido como tamanco marroquino, virou tendência nas últimas temporadas de moda. Acompanha looks com natureza hippie, em que a mulher abre mão do salto e dos brilhos para usar um sapato muito confortável com característica despojada. Pode ser também a alternativa ideal para o segundo sapato da noiva, quando já estiver mais relaxada, e quiser aproveitar a festa de maneira mais tranquila.

Open Boots

Chanel

Um estilo de sandália abotinada que pode ser uma opção favorável para um visual contemporâneo. Os recortes nas laterais – ou em outras partes –, deixam os pés sutilmente à mostra e trazem essa tendência autêntica e muito charmosa. Boa escolha para cerimônias em climas mais frescos em que as botas convencionais não se encaixam.

Peep Toe

Christian Louboutin

Sua maior peculiaridade é o bico aberto na frente, em que os dedos ficam sutilmente à mostra, diferentemente da sandália. Geralmente encontram-se modelos com saltos finos e  com plataforma no solado da frente, ideal para a mulher que quer um toque autêntico até nos pés, e um leve ar pin-up, como as divas da década de 1950.

Scarpin

Louis Vuitton

Esse é um sapato com bico e salto finos, clássico e muito feminino, o modelo é perfeito para cerimônias tradicionais, em que combinam com a maioria dos estilos de looks. O salto do scarpin varia de 4 a 10 cm. Torna-se a alternativa ideal para um visual elegante, e que pode tranquilamente acompanhar o véu com um penteado preso de casamento.

Stiletto

Tom Ford

 

Semelhante ao scarpin, o stiletto tem o mesmo formato de modelo, o que os difere é a altura do salto. O stiletto foi criado para mulheres que queriam um modelo clássico porém muito alto. Geralmente o salto do stiletto tem de 10 cm para cima, podemos encontrar variações até 18 cm.

Sapatilha

Chanel

Para mulheres altas ou que não abrem mão do conforto, a sapatilha é a primeira alternativa. E a verdade é que um grande número de noivinhas que desejam ter comodidade em qualquer situação já têm optado por elas. Para a cerimônia encontramos alternativas de sapatilhas para noivas deslumbrantes, com tonalidades sóbrias ou até com elementos mais glamourosos.

T- Strap

Christian Louboutin

Semelhante ao sapato boneca porque também as tiras são o grande diferencial do modelo. Nesse caso, uma é em volta do tornozelo e a outra liga essa tira à parte superior do sapato, onde ficam os dedos, parte do calçado chamada de cabedal. Podem ser encontrados com salto alto e com salto baixo.

Agora que já sabe como definir esse acessório tão importante, deve buscar os outros complementos que trarão mais personalidade ao conjunto. Desde a maquiagem aos detalhes que ornamentam o penteado do casamento, tudo deve ser estudado com critério para deixá-la com a imagem que tanto deseja para o dia. Assim, desde a foto da entrada na igreja ao momento de cortar o bolo de casamento perceberá como todos os pormenores estavam perfeitos, e que as muitas horas de pesquisa valeram a pena.