No artigo Requisitos para o casamento civil falamos de todos os documentos e trâmites necessários para celebrar um casamento civil. Mas em que consiste a cerimônia civil e em que partes está dividida?

Os casamentos civis têm um caráter menos formal do que os religiosos. O protocolo diz que os noivos devem vestir de modo elegante e sóbrio, terno curto ou casaco para elas e terno clássico escuro para eles, apesar de atualmente as noivas não renunciarem a sentirem-se rainhas por um dia e vestirem o típico vestido de noiva.

Da mesma forma que na cerimônia religiosa, a noiva chega pelo braço do seu pai enquanto o noivo espera no altar. A colocação dos noivos também é a mesma dos casamentos pela igreja: a noiva à esquerda do noivo.

A cerimônia civil é muito curta e simples, dado que apenas é constituída por duas partes:

  • A leitura dos artigos do Código Civil referentes aos direitos e obrigações dos nubentes
  • O consentimento mútuo dos noivos perante o Conservador e testemunhas designadas.

Devido à breve duração (aproximadamente 15 minutos) e à sobriedade da cerimônia, muitos casais optam por seguir os passos de uma cerimônia religiosa, incluindo assim leituras por parte de alguns convidados, um discurso de agradecimento, a troca de votos e alianças ou algum ritual matrimonial como a cerimônia da luz.

A cerimônia conclui com a assinatura do registro por parte dos noivos e testemunhas (pelo menos duas).