Roteiro para a cerimônia civil
O casamento civil faz parte do ritual do "sim". Trata-se de uma etapa com algumas burocracias e, como muitos casais optam apenas por essa cerimônia, convém deixá-la o mais especial possível. Confira os principais passos para viver um dia único.
Se antes casamento civil significava apenas ir a um cartório assinar os papéis, hoje em dia ele assume uma importância diferente, deixando de lado esse toque frio e pouco intimista e passando a ser uma cerimônia cheia de momentos emocionantes, que pode até contar com uma celebração e uma decoração de casamento personalizada e claro, com todo o romantismo presente em um casamento religioso, com direito a troca de votos e lembrancinhas de casamentos entregues ao final da festa.
A verdade é que muitos casais têm optado por apenas se casar pelo civil, aproveitando esse momento para celebrar de outra forma, em um entorno mais descontraído, mas não menos romântico. Pensando em preparar um convite de casamento para chamar seus amigos para comemorarem com vocês uma festa com esse propósito? Então confira as nossas dicas.
Lugar da cerimônia
Além do tradicional cartório, hoje em dia é possível realizar a cerimônia do casamento civil em outro cenário, como na praia, no jardim de casa, no campo ou em outro espaço onde os noivos decidam trocar as frases curtas de amor e se comprometerem nessa nova jornada a dois. Apenas necessitam contratar o Juiz de Paz para celebrar o casamento por diligência, que deve estar presente no local.
O resto fica a cargo do gosto dos noivos, que têm carta livre para viverem um dia como sempre sonharam, em estilo boho, com uma decoração de casamento rústica ou com toques mais elegantes, ao ar livre ou na praia, como ditam as tendências do momento, ou em um salão.
Leia também:
- Como funciona o casamento religioso com efeito civil?
- Guia para o casamento civil: um passo a passo completo para o casal
- Casamento civil fora do cartório: ideias de roteiro bem originais!
- Ideias para o casamento civil não passar em branco
- 12 Poemas para a cerimônia civil: declarações de amor eternizadas
Recepção
Tal como na escolha do local, aqui vocês também são livres para dar asas à imaginação. Dependendo do orçamento e do estilo de festa que decidiram ter, podem optar igualmente por uma recepção mais intimista ou com mais convidados. Aqui também entra a escolha de espaços ao ar livre para celebrar a recepção, em um ambiente descontraído e mais informal como costumam ser os casamentos mais rústicos ou vintage. Se escolheu realizar a cerimônia em um cartório para economizar o pagamento de diligência, não deixe de fazer uma pequena recepção em algum outro local, ainda que com uma decoração de casamento simples, mas que dê a magia que um dia desses pede, sem sair do orçamento estipulado. Nesse último caso, os restaurantes são perfeitos para uma celebração pequena, porém encantadora.
Padrinhos
O casamento só é válido com a presença de duas testemunhas. Como cada vez mais o casamento civil assume grande importância e cai no gosto dos noivos modernos, vocês podem escolher duas testemunhas e dois padrinhos ou chamar as mesmas testemunhas para serem os padrinhos. Eles serão as pessoas que irão participar desse momento especial; por isso, devem ser muito importantes para ambos. Preparem um modelo de convite de casamento personalizado para eles, que tenha toque pessoal e emotivo ao momento.
Troca de alianças
Assim como no casamento religioso, o casamento civil reserva um momento para a troca das alianças. Após o discurso formal realizado pelo Juiz de Paz, chega a tradicional pergunta aos noivos, se ambos realizam o ato de livre e espontânea vontade, e então chega a troca das alianças, serve tanto para os casamentos em cartório como para realizados em diligência. Nesse instante os noivos podem aproveitar para dizer algumas palavras românticas um ao outro, já que o casamento civil não é tão rígido com relação ao cumprimento de protocolos.
Convidados
Como cada vez mais o casamento civil assume um caráter de celebração e menos de trâmite legal, ainda que seja essa a sua função, e os convidados também marcam presença em seu dia. Pensem que tipo de festa pretendem fazer e decidam a lista de convidados com base a isso. Podem optar por um ambiente mais familiar ou por fazer uma grande recepção. O fundamental é que vocês contem com a presença das pessoas mais especiais nesse dia tão importante.
Preparem uma festa da forma como sempre sonharam e sem levar os protocolos que não atendam às vontades de vocês tão a sério. Vocês gastaram horas em busca do vestido de noiva, do traje de noivo e de todos os detalhes da festa, e devem escolher celebrar a união da forma que mais lhes agrade. Dancem até a última música de casamento com seus convidados com a certeza que neste dia todos os seus desejos foram atendidos.