Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

7 Dicas para harmonizar os tons da decoração e os vestidos das madrinhas

Há muito do gosto e da personalidade do casal por trás do enlace, e o mesmo ocorre com a escolha da cores para os vestidos das madrinhas. Se você é uma noiva que deseja deixar tudo em sintonia, temos alguns conselhos para ajudá-la nessa decisão.

16
Ajudamos a encontrar as flores mais bonitas para o seu casamento 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Antônia Brandão Cerimonial

Se você optou em ter todas as madrinhas com a mesma cor de vestido ou tons da mesma paleta, uma tendência que tem crescido ao redor do mundo e no Brasil, saiba que não é apenas a homogeneidade dos trajes que trará uma harmonização perfeita. Pode ser bem interessante combinar as cores dos vestidos com os demais elementos da festa, como as cores utilizadas na decoração do casamento e em toda a identidade visual do dia, já que as madrinhas também estarão em evidência.

Por isso, reunimos as dicas a seguir como um norte para quem está com dúvidas e quer deixar tudo harmonioso, especialmente entre a noiva e suas "fiéis escudeiras". As escolhas são sempre livres, porque depende do gosto e do estilo de cada casal, e ninguém melhor do que vocês para conhecerem a si mesmos e seus amigos, mas algumas sugestões com certeza vão ajudar!

Estillo K Viagens

1. Mistura de cores

Escolher as cores e o estilo da decoração da festa não é uma tarefa simples, mas pode ser prazerosa. O casal pode levar em conta as preferências e inspirar com fotos de outros casamentos para ter ideias. Os mais recomendável pelos decoradores é que se opte por, no máximo, três cores diferentes, para que a identidade visual se mantenha sofisticada.

  • Se desejam um décor elegante, com cores neutras, podem seguir o mesmo tom suave para as três cores
  • Para um décor boho, podem escolher uma cor mais forte em contraste harmônico com uma ou duas cores mais suaves
  • Se optaram por um tom mais intenso para ser o protagonista, tente harmonizá-lo apenas com mais uma cor, para que não haja poluição visual

Dream Image - Foto e Filme

2. Cores protagonistas e secundárias

Uma vez decidida qual será a cor protagonista do dia C principal, e quais serão as secundárias, é hora de saber onde cada cor deve "atuar" no seu dia. A cor principal é a que predominará e será facilmente percebida nos arranjos de flores e adornos. Geralmente é a cor mais forte. Esta estará presente também nos convites do casamento, nas lembrancinhas e nos arranjos dos centros de mesa.

As secundárias definirão cores de acessórios, como a toalha de mesa, guardanapos, acabamentos das lembrancinhas e nos elementos que fazem parte do décor das mesas e detalhes nas cadeiras, por exemplo. 

Dream Image - Foto e Filme

3. Madrinha não é decoração

Sabendo como utilizar as cores protagonistas e secundárias, já é possível definir as cores dos vestidos, que devem seguir o tema da cor principal, que dará o equilíbrio perfeito entre a decoração e os trajes das madrinhas, tanto no altar como na recepção e festa, já que essa cor principal estará presente em ambos.

Lembre-se também de que depende de quantas madrinhas serão escolhidas. Poucas amigas não terão tanto impacto quanto muitas circulando na festa, e quanto maior o grupo, mais bonito será o efeito dos vestidos em sintonia, harmonizando com todo o conjunto da festa.

Victor Silverio Fotografia

4. Tons frios e quentes

Se vocês têm em mente uma cor principal, é só ver outras cores secundárias que combinam para não criar um efeito carregado visualmente. A mistura de cores frias com cores quentes fica interessante, como o laranja ou coral com o azul ou o verde. Aliás, os tons de verde são coringas na decoração porque estão presentes nas folhagens, então não tem erro e combina com tudo, além dos neutros como os tons de bege que neutralizam a mistura de duas cores fortes.

  • Cores frias: tons de azul, verde, roxo e cinza
  • Cores quentes: tons de rosa, vermelho, laranja e amarelo

Criações Cristier

Contrastes

Para os vestidos das madrinhas, uma ideia é ver uma cor mais clara ou mais escura dos tons escolhidos para a decoração. Se optou por uma decoração rosa, roxa e nude, por exemplo, é só ver um tom mais escuro do rosa ou um tom mais claro do roxo, que é o lilás, ou até mesmo o azul para os vestidos.

Outra sugestão é se as cores do décor são frias, os vestidos podem ter uma cor quente e vice-versa. Isso dá um contraste elegante e foge do óbvio. Imagine uma decoração em tons quentes, como laranja e o coral, contrastando com vestidos azuis das madrinhas! É seguindo esse raciocínio que você pode encontrar uma solução.

Meu Abrigo Fotografia

5. Cores da moda

Por dar destaque aos modelos de vestidos de noiva brancos, a cor marsala é querida entre as noivas, um tom entre o rosa e o vermelho. A protagonista fica em evidência com um tom neutro e as madrinhas também se sobressaem. E entre as cores que combinam com o marsala estão o rosa claro, rosa seco, nude, azul marinho, verde escuro e dourado. 

Se quiser que as madrinhas vistam marsala, coloque menos elementos da cor no décor para não pesar ou outros tons de rosa. Já o duo preto e branco nunca sai de moda, tanto na decoração quanto na roupa. O bom é que combina com todas as cores quentes e frias, mas as quentes e vibrantes vão se destacar mais.

Victor Silverio Fotografia

6. Que tal um dégradé?

Sugerimos também pensar na possibilidade de deixar que as madrinhas escolham os seus vestidos, porque cada uma tem uma personalidade distinta, e você escolhe a cor em tons diferentes, criando um dégradé, do escuro ao claro. Do azul marinho ao azul claro, do verde escuro ao verde claro, do rosa ao marsala e por aí vai.  

Victor Silverio Fotografia

7. Decoração colorida

Para quem decidiu por uma decoração de casamento rústica, por exemplo, onde se usa muitas cores em todos elementos e nas flores em tons pastel ou tons abertos, o mais indicado é decidir por uma só cor para os vestidos. E o interessante aqui é seguir a mesma tonalidade do enlace: se o décor é todo suave, os vestidos também serão, mas se as cores são vibrantes, o traje pode ser também. As flores ajudam muito a decidir sobre isso.

Criações Cristier

Como noiva, você pode deixar para as madrinhas a missão de escolherem a cor e o modelo dos vestidos de festa para que fiquem à vontade e, por consequência, diferentes umas das outras. Não há regra quanto a isso. Mas será divertido pensar na harmonização, e o que vale é o momento ser aproveitado e lembrado por todas as envolvidas nesse grande dia. Afinal, elas já vão se sentir especiais por serem escolhidas por você!

Ajudamos a encontrar as flores mais bonitas para o seu casamento 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Outros artigos que podem te interessar