Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

"Blue, blue, electric blue..." cantava David Bowie, e a cor de 2020 escolhida pelo Instituto Pantone também é eletrizante. Trata-se de um azul clássico e marcante, que deixará o seu dia ainda mais memorável. Depois da delicadeza viva do Living Coral, a escolha para 2019, agora é a vez do Classic Blue, a aposta de sucesso para este ano. Esse azul, uma tonalidade mais fechada, intensa e que também evoca serenidade, pode ser utilizada na decoração do casamento como cor protagonista ou como cor secundária, e é possível usá-la também no vestuário do casal e em seus acessórios. Vejam a versatilidade desse clássico azul, e se inspirem para o seu "sim" em 2020. 

Harmonia clássica... com ousadia

Tendo como apoio uma paleta de diversa, o classic blue pode ser combinado com tons que vão desde os pastéis e metalizadas, como rosa seco e dourado, até as mais fortes e imponentes, como laranja e o verde exército. Tudo depende o estilo do seu evento e a decoração de festa de casamento que desejam ter.

HP Fotografias
HP Fotografias

  • Enlaces mais tradicionais

Se vocês optaram por um casamento tradicional, o classic blue reinará. Especialmente em ambientes fechados, durante a noite, quando poderá ser usado sem medo, e em combinações glamourosas, como o azul e o dourado. Guardanapos, arranjos florais com folhagem mais escura, tecidos em cortinas ou nas mesas. 

House Cafe Bistro
House Cafe Bistro

  • Enlaces praianos e campestres

Esses ambientes costumam ter uma atmosfera mais descontraída, e o classic blue funciona como uma quebra nas expectativas, já que se espera tons clarinhos de casamentos de frente para o mar, pé na areia, ou em meio às montanhas, ou em uma fazenda. Podem colocá-lo nos detalhes da decoração das mesas do casamento, como taças, garrafas coloridas com flores, toalhas.  

CR Foto e Filme Wedding
CR Foto e Filme Wedding

Detalhes da cerimônia

Se desejam acrescentar essa cor desde a cerimônia à recepção, é preciso ter cuidado para não exagerar. Invistam em pormenores que chamam a atenção sem que a cor se torne "pesada".

Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

Flores de casamento azuis misturadas com outras tonalidades são a solução para os arranjos tanto das igrejas como em casamentos ar livre, onde podem delimitar o corredor dos noivos, ou estar nos arcos de flores que despontam como tendência de altar este ano; e o tom pode ser usado até nos rituais, como o das areias, onde a cor vista através do vidro seja esse blue inebriante.

Araujo Fotografia
Araujo Fotografia

Lembrancinhas

E se vocês pensavam que apenas os itens mais chamativos da decoração poderiam ganhar esse tom, é melhor seguir lendo, porque os seus convidados irão agradecer. O universo das lembranças nupciais é vasto, desde as comestíveis, como os bem-casados e macarons, até objetos decorativos, como vasinhos com suculentas, porta-retratos etc. Seja qual for o tipo, vocês podem acrescentar um detalhe em classic blue na embalagem, o que irá tornar uma lembrancinha de casamento simples algo que pode até fazer parte do décor, combinando com a paleta, enquanto não chega o momento de presentear os amigos.

Brandão Foto e Filmes
Brandão Foto e Filmes

O traje

Foi-se o tempo em que as novidades da moda nupcial se resumiam ao armário feminino. Sim, a vez do noivo apostar em trajes e acessórios menos tradicionais chegou, e muitas propostas novas têm sido lançadas, como gravatas diferentes, trajes com cortes descontraídos e mais modernos, e para 2020 a tendência está justamente na cor.

É hora de deixar de lado o traje preto e começar a olhar com mais atenção os conjuntos azuis, e o classic blue é ideal, em paletas mais claras ou escuras. Para os acessórios, como o cinto e os sapatos, o mais recomendável é combinar com o marrom, e a gravata pode ser mais ousada, com texturas, ou cores como o bordô, o cinza ou até seguindo o azul. 

Fotocafé
Fotocafé

Look de madrinhas e convidadas

Assim como o noivo pode (e em 2020 diríamos até.. deve!) apostar em trajes que fujam do preto convencional, as madrinhas e convidadas podem investir no classic blue como escolha para o seu modelo de vestido de festa. Longos ou curtos, a cor sempre dará um toque sofisticado ao conjunto e, em contraste com o branco do vestido da protagonista, renderá fotos incríveis da noiva e suas fiéis escudeiras.

Diego Ferraz
Diego Ferraz

A cobiçada mesa de doces

Como podem ver, essa cor é versátil e pode ser destaque na cerimônia e na recepção, e se quiserem utilizá-la, mas sem protagonismo, que tal espalhar o classic blue pela mesa de doces? É a solução perfeita, já que permite que usem várias cores de sua preferência, sem descartar uma tendência que será, com certeza, um sucesso. Na forminha dos docinhos, nos vasos ornamentais, e até no bolo decorado de casamento o azul clássico pode estar. 

Alexandre Caipora
Alexandre Caipora

Convites

A cor do convite é a primeira mostra da identidade visual que foi escolhida, dando uma dica para os convidados do que virá pela frente. A cor da paleta pode ser usada tanto na tipografia do texto que irão ler, com as indicações do dia C, quanto nos envelopes do convites do casamento, o que dá liberdade para utilizar outras cores (que estejam em harmonia) no interior. O recomendado, e mais interessante, é usar de forma equilibrada o azul, por ser um tom forte, com uma letra fina, ou texturas delicadas no papel. 

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

A escolha da paleta de cores do enlace é extremamente pessoal, e cada casal sabe de suas preferências para o dia C. Mas o fato é que o Instituto de Cor Pantone estuda detalhadamente todos os fatores para elegerem a tonalidade do ano, testando combinações e considerando até fatores econômicos no mercado, e vocês não irão se arrepender de investir em um tom versátil como este. Do buquê de flores às lembrancinhas, no sapato da noiva ou na gravata, o classic blue será esse toque eletrizante e ao mesmo tempo sereno que o seu enlace precisa.