Cheios de originalidade e adaptáveis a vários estilos de decoração de casamentos, o bolo lousa ou chalkboard cake, como também é chamado, caiu no gosto de muitos casais da Europa e Estados Unidos há algum tempo e tem conquistado o mercado brasileiro. Apontou por aqui meio acanhado e vem se destacando com diferentes tipos de acabamentos que podem levar desde uma frase curta de amor ou um símbolo que seja especial ao casal. Embora possa ser feito artesanalmente, requer experiência e, dependendo do tipo de cobertura e desenhos, o trabalho profissional se torna fundamental. Flores, frutas ou até uma fita de renda, semelhante a usada no vestido de noiva, podem ser os complementos certos para o grande protagonista da mesa dos doces.

Bruno Franco

Recheios

É possível colocar aquele recheio que tanto gostam, uma vez que tanto a massa como qualquer tipo de elemento que desejem incluir no interior não compromete em nada o exterior do bolo. Por isso, se sempre sonharam com aquele recheio de doce de leite com castanha ou chocolate com nozes, é permitido e não irá interferir no acabamento ou na estrutura.

Cobertura

O efeito lousa é feito com pasta americana preta, que dá o acabamento a qualquer tipo de bolo de casamento simples ou muito trabalhado e permite esse resultado semelhante a um "quadro negro". A pasta americana recebe uma certa quantidade de corante preto até atingir o tom desejado. Assim que a massa é aberta deve ser colocada sob todo e qualquer formato de bolo. É necessário que a pasta fique bem esticada para que seja possível fazer uma arte e colocar os noivinhos do bolo de casamento.  

Werneck Fotografia

Acabamento

É com o acabamento que podem usar a imaginação e desenhar qualquer símbolo ou  escrever uma linda mensagem com as letras do convite de casamento. Mas, saibam que não é tão fácil fazer, por isso prefira o trabalho de um confeiteiro. Para desenhar uma figura ou colocar as inicias do casal, existem três (3) formas para se conseguir fazer essa arte: com chocolate branco, glacê real ou giz comestível (o elemento mais difícil de ser encontrado e, por isso, pode ser um pouco mais caro).

Se adapta a todos os estilos

Com uma decoração de casamentos rústico ou vintage, o bolo lousa pode acrescentar muito encanto e harmonia favorecendo o conceito. Se vocês optaram por uma cerimônia tradicional o bolo decorado de casamento estilo lousa consegue ficar sofisticado de acordo com os elementos e acabamento escolhidos. Desenhos dourados, mesclados a acessórios de pérolas, fita de renda ou um objeto de prata podem se encaixar com esse conceito mais requintado e valorizar o décor.

Duotone Fotografia

Como parte do décor

A cor escura do bolo pode destacar-se sob a mesa de vidro, em um prato de bolo de prata ou dourado. Os arranjos com flores do casamento em vasos de cristal compõem a mesa dos doces com muita elegância. Os bem-casados embrulhados com papel preto e letras brancas, ao lado das lembrancinhas de casamento simples e muito charmosas, além de agregar um toque incrível ao décor da mesa, trazem sintonia ao local, junto ao bolo.

Se nunca haviam pensado nessa possibilidade, notem que o bolo lousa ainda permite que o casal personalize ainda mais o seu enlace, já que permite até que o desenho da tatuagem que fizeram juntos possa ser reproduzido. Coloquem um detalhe diferente e inventem uma arte para o topo do bolo de casamento também. Noivinhos de porcelana ou qualquer outro objeto prateado, elementos dourados ou até um pequeno buquê de flores em tonalidades claras: vale tudo o que tenha a ver com a personalidade dos noivos.