Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

As flores do casamento são imprescindíveis para trazer charme aos mais variados estilos de cerimônias mas, como um complemento ao seu  vestido de noiva, enriquecem com ainda mais elegância sua identidade, trazendo um toque delicado ao look. Sabendo o quanto os acessórios são indispensáveis, cada item deve estar em harmonia com os demais se deseja arrasar no visual. Autênticas e cheias de personalidade, as coroas de flores  são cada vez mais elaboradas mesmo quando simples.

As flores podem ser feitas com diferentes materiais como tecido, porcelana, palha e outros, porém as coroas feitas com flores naturais são as que mais encantam as noivas. Há diversos modelos que podem combinar com seu estilo, mas é preciso muito cuidado para escolher a espécie mais indicada para seu penteado de casamento e para o conceito do seu dia!

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

A força das coroas

O costume de usar coroas de flores nas cerimônias vem de longe, desde o Império Romano as noivas tinham por tradição usá-las para atrair fertilidade. Com o movimento hippie, entre os anos 60/70, elas transformaram-se num símbolo de paz e amor. Porém, até hoje, são emblemáticas e imortais, assim como o buquê de noiva branco, que faz parte dos itens que nunca perde a majestade no caminho até o altar.

Diego Feitosa Fotografia
Diego Feitosa Fotografia

De acordo com o penteado

O primeiro passo é definir se prefere um penteado preso de casamento, semi-preso ou solto, uma vez que a coroa além de estar bem fixada para não incomodá-la em momentos importantes do dia, precisar ser desenvolvida de acordo com o tipo de penteado escolhido. A coroa poderá ser colocada em torno da testa ou no topo da cabeça e presa por baixo dos cabelos soltos ou do coque, por isso é importante o teste do penteado com uma coroa similar, para que tenha certeza se gosta do resultado.

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

Melhores flores

Geralmente as flores são delicadamente presas em uma estrutura metálica fina e, além delas, folhagens, galhos secos e pedras intercaladas trazem volume e personalidade a sua coroa. Mas sempre é recomendável conhecer as características da flor escolhida e, em muitos casos, é necessário ajuda profissional. Veja as flores mais indicadas para fazer parte do penteado:

André Miranda Fotografia
André Miranda Fotografia

  • Rosas 

Queridinhas das noivas, as rosas se sustentam tanto no verão como no inverno, encontradas em tamanhos e tonalidades surpreendentes, sempre expressando romantismo. Uma coroa clássica pode ser produzida com rosas spray junto com eucalipto, inclusive sob o véu.

  • Orquídeas 

Delicadas, precisam ser trabalhadas com cuidado, de preferência por um profissional. Com diversos formatos e tamanhos que permitem usá-las em muitas variações de arranjos de cabelo.

  • Gérberas

Com 20 tonalidades diferentes, são perfeitas para um visual mais tropical, porém dependendo da espécie, que são mais de 30, trazem muito volume a coroa. As gérberas são ideais para uma coroa despojada e colorida, junto com suculentas e folhagens expressam autenticidade.

  • Lisianthus

Encantando as cerimônias pelo mundo afora, o lisianthus inspira sofisticação, para quem busca uma coroa com flores brancas exaltando a cor das noivas é uma alternativa incrível. Também necessita de técnica para manuseá-la e conseguir deixar sua coroa deslumbrante. 

  • Mosquitinho e mini margarida

Esta é uma combinação simples que dá muito certo, duas flores que juntas formam uma coroa graciosa, ideal para cerimônias no campo ou na praia em que se busca espontaneidade. Muito adequadas para a prática do “faça você mesma”, uma vez que são fáceis de manuseá-las.

  • Camélias 

Suaves e incríveis para uma coroa bucólica, as camélias são consideradas, pelos orientais, como a flor dos namorados e amantes. São bem resistentes após cortá-la do caule, porém se a cerimônia for no verão, a coroa deve ser feita um dia antes ou no dia.

Pedro & Larissa
Casamento de Pedro & Larissa

Para todos os estilos 

Embora as coroas com flores naturais se encaixem perfeitamente em um conceito informal, com uma decoração de casamento rústico e ao ar livre, há modelos mais delicados que junto a outros elementos, como pedras intercaladas ou com a estrutura metalizada aparente, podem ser usadas sem medo em eventos mais sofisticados, e trazer uma pegada boho (ou bohemian) ao visual. 

Juliana Souza Fotografia
Juliana Souza Fotografia

Lembre do buquê…

Além da durabilidade sua coroa de flores deve “conversar” com o buquê escolhido, em que cores e espécies devem estar em sintonia. E para o ramo, a regra sobre as flores é para as coroas: por mais que tenha um tipo preferido, deve ter certeza que a espécie é adequada para o clima do local da cerimônia. E estar atenta à conservação garante que as flores fiquem perfeitas até o momento de cortar seu bolo decorado de casamento

Phillipe Carvalho Photography
Phillipe Carvalho Photography

Antes de escolher a sua flor preferida, leve em conta o modelo do vestido de noiva, uma vez que elas ficarão expostas em todo o contorno da cabeça. Assim, o decote, as joias e até o sapato de noiva, devem estar em equilíbrio com as tonalidades e o tamanho das espécies.