Buquês primavera/verão: 50 modelos perfeitos para as estações mais intensas
Flores, sol, calor... Quando o inverno se despede as cores mais vivas voltam a circular, tanto na natureza quando no mundo nupcial. Veja o que a primavera e o verão reservam para os buquês, um complemento que não pode ficar de fora.
Quando o inverno fica para trás, o charme aconchegante dos tons pastéis abre caminho para cores mais intensas. A estação mais florida do ano, a primavera, e a mais quente, o verão, animam a investir em uma paleta mais diversa e colorida e, para aquelas que se preparam para subir ao altar, é preciso pensar também em um acessório indispensável no look nupcial: o buquê de flores.
Para os próximos meses existe um leque enorme de possibilidades, tanto de espécies de flores e plantas quanto de tons para o seu ramo, basta ter em mente as características que melhor harmonizam com a identidade visual do seu dia, tendo em vista a decoração de casamento que escolheram, e o ambiente onde dirão "sim".
Cores vibrantes
Os profissionais da área garantem que apostar em cores intensas durante esse período do ano será sempre uma escolha bem-vinda. Para Samara Pieretti, por exemplo, à frente da Bride Buquês, a primavera e o verão permitem investir em muitas cores. “São estações que pedem tons vibrantes e, para as últimas tendências, as noivas podem apostar em buquês que misturam o rosa, o laranja, o amarelo e o roxo”, explica.
Aproveitando as tendências
Segundo Samara, as tonalidades pastéis podem ser guardadas para o inverno, mas o fundamental é que cada buquê seja personalizado, unindo as tendências ao gosto e ao desejo de cada noiva. Para o próximo ano uma das flores protagonistas já tem nome: a bela prótea. Essa flor com aspecto diferente e exótico, com seu grande miolo e pequenas pétalas, que vão se abrindo em volta dele, em tons de branco e rosa.
A prótea pode ser misturada a outras flores e folhagens, criando um efeito autêntico, que vale tanto para ramos sofisticados quanto para buquês de flores-do-campo com um toque mais ousado. E, de acordo com Samara, ela é versátil, já que se adapta tanto a buquês para estações mais quentes, quanto a períodos mais amenos, e suas folhas secas também podem ser aproveitadas.
Além dessa flor, quanto mais verde tiver o seu acessório, melhor. Os maxi-buquês, que têm feito sucesso entre as noivas boho chic, podem ganhar mais volume com as folhagens, e para o verão, que tal apostar em um estilo bem tropical, com folhas de costela-de-Adão ou palmeiras?
Espécies mais recomendadas
Hoje em dia, com as estufas e tratamentos para manter os buquês frescos até o momento do "sim", até espécies de outras estações podem durar o tempo do dia C, mas ainda assim é mais recomendável escolher flores da época, que estarão viçosas, em sua melhor "forma". Entre as mais pedidas, e que não perdem o seu lugar, estão as rosas e as hortênsias (essas especialmente para a primavera).
Mas é possível também eleger flores que estão bem adaptadas a climas quentes, como camélias, gérberas, copo de leite, lisianthus, astromélias, lírios, orquídeas, boca de leão, bromélias e helicônias. E a lista se estende.
Espaço para a tradição
O verão e a primavera abrem as portas para a ousadia, é bem verdade, mas as noivas que preferem acessórios mais tradicionais, combinando com uma decoração de casamento simples e elegante, nada impede de ter um buquê de noiva rosa, com flores que destaquem esse tom romântico, mesclado com pequenas flores, como as margaridas ou mosquitinho.
E, caso queira usar uma paleta mais diversificada, uma bela opção é a lavanda, com sua tonalidade lilás pastel, típica de buquês rústicos tanto na primavera como no outono, e uma das flores silvestres mais populares, que também se destaca pelo perfume inconfundível.
Escolher o buquê provavelmente tomará mais tempo do que você imaginava. Uma composição leva a outra, e cada flor pode tornar-se uma nova possibilidade. Mas será como escolher o vestido de noiva: quando estiver do ramo perfeito, você sentirá. Mas para que esse momento aconteça, busque inspiração na nossa galeria e saiba qual é o seu estilo, para que o buquê combine tanto com a sua personalidade quanto com os arranjos de flores, e todo o seu evento.