Caroline Cerutti Foto Arte
Caroline Cerutti Foto Arte

Não tem jeito. Toda mulher em vias de subir ao altar já se pegou aflita por conta da escolha do vestido de noiva. Uma das dúvidas mais naturais é pelos modelos com ou sem cauda. Neste dilema, há de se pesar as vantagens de cada estilo de vestimenta, que tipo de sapato para noivas pode ser usado com o traje e qual tem mais a ver com a sua personalidade, entre tantas outras questões.

Para facilitar a busca, vale a pena elencar o que a cauda agrega ou não para o sonho, entre tantos planos e projeções feitas pelo casal para o grande dia. Não considerar as especificidades do vestido e suas limitações pode causar grande frustração para a noiva. Portanto, fique de olho aos detalhes e às dicas a seguir.

Alessandro Alves Fotografia
Alessandro Alves Fotografia

Pés livres para a dança

Se você é daquelas que pretende surpreender seu par e/ou os convidados com uma coreografia incrível, tenha em mente que um modelo de vestido de noiva com cauda pode tornar a missão bem mais ingrata. Passos mais rápidos e muito intensos irão requerer modelos mais enxutos, sem tanto tecido e volume, que possibilitem movimentos mais livres e amplos. Modelos curtos e mídi devem ser seriamente considerados se este for o seu perfil, até para que sua técnica de dança possa ser melhor observada.

Warley Soares Fotografia
Warley Soares Fotografia

Bainha x desenvoltura

A própria primeira dança do casal tende a ser um desafio a mais para o seu par caso não seja um pé de valsa. Além do nervosismo, ele ou ela terá de ficar desviando da barra da saia para não tropeçar ou pisar no tecido. Caudas muito volumosas e extensas irão dificultar bastante a missão e a aproximação do casal. No entanto, há também a opção de pedir que o estilista torne a bainha do vestido em sua parte frontal mais rente aos pés. Este é um desejo plausível e fácil de ser executado para quem não abre mão da cauda.

O efeito deslumbre

Por mais que seja uma escolha mais conservadora, é inegável que o efeito que a cauda extensa dará às fotos, tanto do ensaio pós-cerimônia quanto da dança a dois ao som das músicas românticas para casamento. O desenho do tecido ao chão, com suas dobraduras emoldurando os pés e corações apaixonados, é de tirar o fôlego. Tente simular alguns passos com o modelo para saber o quão longo ele pode ser sem lhe tirar o conforto.

Espaço Belmonte
Espaço Belmonte

Um vestido para cada ambiente

Uma cauda feita sob medida tornará o seu desfile até o altar e salão de festa algo de “parar o trânsito”. Mas é mais indicado para os festejos realizados em recintos fechados. O tecido branco e de cores próximas a ele já tendem a sujar facilmente ao longo do dia. Imagine então em contato com grama, gravetos, areia, terra e lama. Isto pode arruinar não só o vestido, mas também as fotos do casamento. Por isso, é fundamental avaliar o ambiente em que acontecerá toda a cerimônia e a recepção. Nem sempre a decoração de festa de casamento dos sonhos é o mais recomendado para o traje idealizado. 

Alessandro Alves Fotografia
Alessandro Alves Fotografia

Dois em um é possível

Tudo bem ser uma noiva indecisa. Dá para desejar a aparência suntuosa e elegante de uma grande cauda e também querer se sentir livre para arrasar na pista de dança. Pensando nisso, avalie um vestido em que a saia não toque ao chão, mas tenha atrelado a ela um tecido maior destacável. Com isso, os seus problemas estarão resolvidos. É a solução para quem preza por praticidade, mas gostaria de dar um ar dramático ao traje. Acabada a cerimônia e a sessão de fotos posadas, basta desacoplar a cauda para ter a sensação de estar usando um vestido de festa curto.

Jolies
Jolies

Seja qual for a decisão final, faça um exercício para identificar o que considera impreterível como característica no seu vestido nupcial. Pense na sensação que terá em se observar num modelo com ou sem cauda em seu álbum de fotos. Isso lhe ajudará a entender o apego à peça. Lembre-se de que a maquiagem, os acessórios e o penteado de casamento já irão lhe conferir um look por si só impactante, digno de uma estrela.