Diego Ferraz
Diego Ferraz

Conhecido como alpargata, esse calçado bastante usado no Nordeste e em regiões litorâneas do país também tem outros nomes, como alpergata, espadrilha ou alpercata. Trata-se de sapatos ou tipos de sandália feitos em lona ou brim, e normalmente o seu solado é feito de corda ou borracha. Mas o charme das alpargatas muitas vezes está nas tiras que a acompanham, para prender nos tornozelos, que podem ser de renda, fitas ou do mesmo material, corda. E como hoje em dia na moda nupcial a tendência é "fugir das tendências tradicionais", muitas mulheres têm optado por este tipo de calçado para o seu sapato de noiva.

Para os casais que pretendem inovar em todos os quesitos, buscando opções inesperadas na decoração de casamento que vai enfeitar o espaço, e em cada detalhe da sua festa, pensar em looks diferentes e originais também é uma ótima aposta! Para as mulheres que estão à procura dos sapatos perfeitos e que fogem do tradicional branco de salto, uma autêntica alpargata pode ser a resposta. E, como tudo que envolve essa festa, é preciso saber combinar esse tipo de calçado com o ambiente e com você.

Dani Arjones
Dani Arjones

Conforto acima de tudo

Por terem uma estética mais rústica e artesanal, alguns modelos podem não trazer o mesmo conforto que as "bailarinas" em formatos mais acolchoadas ou anatômicos, mas ainda assim, as alpargatas são confortáveis, especialmente aquelas que contam com saltos anabela.

Você já sabe que o dia C irá durar algumas horas e, provavelmente, vai querer dançar até a última música para festa de casamento na pista com seus convidados, por isso, antes de comprar o seu modelo, prove-o, caminhe e veja se o solado é confortável o bastante, se ela está firme nos pés e se as fitas que a amarram são resistentes e não apertam o seu calcanhar.

Aire Barcelona
Aire Barcelona

Com ou sem salto

Dentro o universo das alpargatas para noivas é possível encontrar algumas opções para os mais variados gostos. Se você não abre mão do salto para subir ao altar, aposte nos modelos com salto anabela ou plataforma, que além de conforto dão mais segurança para o caminhar.

Rosa Clará
Rosa Clará

Mas, se faz questão de estar com os pés extramemente confortáveis, e no se, no seu dia a dia não está acostumada com saltos, a melhor opção são as espadrilhas, sem salto, como uma espécie de  sapatilhas para noivas, que é um dos modelos de sapato baixo mais encantadores, e ideais para enlaces na praia ou no campo, ao ar livre.

Lodi
LodiLODI

Sem perder o glamour

Ainda que sejam sapatos que tragam este ar descontraído, é possível encontrar alpargatas com detalhes mais glamourosos, como strass, pérolas ou tecidos para arramar como cetim. Esse tipo de calçado deixará o seu conjunto ainda mais interessante, ao mesclar um estilo rústico com toques chic.

Badgley Mischka
Badgley Mischka

Com o vestido certo

O segredo para ter um visual impecável é saber combinar todos os elementos, desde o modelo de penteado para casamento ao sapato que vai usar, ou seja, literalmente dos pés a cabeça. As alpargatas, ainda que sejam encantadoras, devem ser "estudadas" antes, porque para alguns enlaces podem não ser o calçado ideal, por não combinarem com todos os tipos de vestidos, por exemplo.

Da mesma forma como ela combina mais com festas menos convencionais, o mesmo vale para o visual nupcial, com vestidos mais simples e elegantes, saias com pouco volume e tecidos com fluidez fazem o par perfeito com as alpargatas. A renda também combina perfeitamente com o estilo que esses sapatos trazem.

O mais recomendável é que sejam usadas por noivas que escolheram algo mais despojado para fugir dos protocolos tradicionais em seu evento, mesmo que sua festa tenha uma atmosfera elegante. Festas ao ar livre, com decoração de casamento rústica ou ao estilo boho, com piso natural e a natureza ao redor são as melhores combinações para as espadrilhas. E ainda que seu espaço para a festa não seja ao ar livre, esse clima leve e natural pode ser sentido com os arranjos de flores para casamento certos, em eventos descontraídos, então não duvide em colocar nos pés esse sapato cheio de charme se deu check para esses itens.

Se identificou com todas as características que podem fazer parte de um visual com as alpargatas? Com certeza agora estará mais confiantes que ela será o toque especial que buscava para harmonizar seu conjunto, desde o vestido de noiva, passando por todos os acessórios, até o seu buquê de flores. Então não tenha dúvida em tomar a decisão: você encontrou o seu sapato ideal para o seu look bridal.