Edu Santos Fotografias

A  iluminação de um enlace às vezes é tão importante para a decoração de casamento quanto um objeto que se coloca para ornamentar. Por isso os fotógrafos prezam tanto pela luz perfeita até para as fotos do bolo do casamento. E, como não poderia deixar de ser, o ensaio dos noivos também deve ganhar atenção, e um dos momentos preferidos dos profissionais para clicar os protagonistas do dia é a chamada "hora de ouro", quando a silhueta do vestido de noiva ganhará destaque e o céu será um verdadeiro cenário para o casal. O nome "hora de ouro" se refere aos momentos do pôr do sol em que os raios solares chegam à superfície na tonalidade dourada, neste período do dia, com ajuda de uma iluminação impecável, as imagens ficam naturalmente poéticas e cheias de romantismo, ou seja, é o momento ideal para que vocês, noivos, deixem registrado todo o amor que sentem um pelo outro.

Nada é por acaso

Com uma iluminação natural, consegue-se um excelente jogo de luzes e contrastes, o equilíbrio perfeito. As fotografias tiradas nestes instantes ganham um toque dourado e suave, e isso não é por acaso. As cores ficam mais avermelhadas ao fundo e criam uma atmosfera sofisticada, e essa coloração acontece devido ao ângulo do sol. Quando ele se encontra a cerca de 10 graus com o horizonte, seus raios precisam percorrer maior distância no horizonte, diminuindo o comprimento de onda da luz e, portanto, sua tonalidade. Há uma diminuição no contraste, ou seja, o preto torna-se mais claro e a claridade não fica tão branca.

A natureza, perfeita, traz tons que podem ser imitados e que combinam com uma decoração de casamento rústico, com elementos que misturem tons quentes, como o amarelo e o laranja, e cores mais frias, como as várias tonalidade de azul. Casais mais clássicos também podem investir em matrimônios a esta hora com uma decoração de casamento vermelha ou bordô. 

Atenção!

Mas nem tudo é perfeito nesta hora mágica! O tempo de duração desta luz é muito curto, aproximadamente 50 minutos apenas. Claro que isso varia de região para região e também depende época do ano. Por este motivo, vocês devem deve tomar alguns cuidados para não deixar passar a hora, daí a importância de uma conversa com a equipe de fotografia com antecedência, para combinar todos os detalhes, desde as fotos de decoração de casamento até o ensaio, e não precisar voltar ao cenário mais de um dia.

Vocês precisam deixar bem definidos os momentos de seu casamento que gostaria que a Hora de Ouro fosse mais aproveitada. Para isso, pesquise a hora provável para o pôr do sol no dia da sua festa. Se você quer que sua cerimônia seja registrada nesse período, deve, então, marcar seu casamento para uma hora antes, pois os atrasos são inevitáveis.

Casamento de Wladimyr & Magda Mayara

Dicas importantes para a foto 

  • Escolha om lugar perfeito para aproveitar tudo que esta hora pode te oferecer, como por exemplo ambientes naturais com árvores, gramados, flores e tudo que a natureza oferece. Se forem um casal mais urbano, lugares onde a arquitetura possa ter destaque também são recomendados.
  • Não deixe que o atraso atrapalhe o seu ensaio. Uma hora de antecedência é para garantir que a sua sessão de fotos se inicie no mesmo momento que a "Hora de Ouro" começar. Assim aproveitará cada segundo dela. 
  • E aqueles que querem dizer o "sim" com o fundo dourado devem estar ainda mais atentos, já que é preciso organizar os convidados, pensar nos votos e como encaixar as frases curtas de amor no tempo disponível, e começar a celebração pontualmente. O céu não espera!
  • Usufrua de toda essa magia que a natureza te proporciona. Transforme suas fotos em belas memórias e curta seu grande dia com toda a intensidade possível, pois ele é único e especial!

Vander Zulu Fotografia

Em resumo, a "hora de ouro" são os intantes exatos entre os últimos minutos do pôr do sol até o seu fim. Muitos casais, para acompanhar o momento, até pedem para que se toquem músicas românticas de casamento enquanto os convidados observam as cores no ceú. Esse período também é chamado de "hora mágica", e pode ser até um bom momento para se jogar o buquê de flores. O que acham?