É inegável que as mulheres recebem mais atenção no dia do seu enlace, especialmente no momento em começa a tocar a música de casamento para a entrada, e todos se levantam, olham para trás e a vêm pela primeira vez com seu vestido de noiva, caminhando ansiosa em direção ao "sim". Mas o outro protagonista desse dia, o noivo, também merece atenção e, se existe um instante que realmente transborda emoção na entrada da igreja, é o olhar que ele tem para a sua amada. Alguns noivos não conseguem conter as lágrimas, outros sorriem, outros parecem tão hipnotizados pela imagem da noiva que mal sabem o que fazer. Pensando nisso, entre um detalhe e outro do planejamento da decoração de casamento, separem um tempinho também para organizar um tipo de ensaio que nasceu exatamente desse momento íntimo entre os noivos: o first look. E não se preocupe que contaremos exatamente do que se trata.

O primeiro olhar

A reação do noivo é tão emocionante para quem o assiste de fora que até ganhou um ensaio especial para que esse momento ficasse registrado nas fotografias. O chamado First Look (primeiro olhar, em inglês) pode ser feito basicamente com as fotos tiradas no momento em que a noiva entra pelo corredor, mas pode também ganhar elementos mais criativos e divertidos, e alguns casais já fazem uma sessão especial para esse momento, assim como fizeram com as fotos do vestido de noiva

Momento especial e versátil

Existem muitas formas para produzir um ensaio First Look. Nesta sessão alguns noivos vendam os olhos, se escondem como se estivessem brincando ou se colocam atrás de uma porta, tudo depende do estilo dos dois e das ideias que o fotógrafo também pode acrescentar. O importante é captar o momento em que ele vê sua futura esposa pela primeira vez com seu vestido de noiva sereia e então muda toda a sua expressão, transbordando emoção. 

Dicas para o ensaio

  • Por se tratar de um ensaio mais intimista, é importante que só estejam presentes os noivos e o fotógrafo. Mesmo que se trate de um enlace ao ar livre, com uma decoração de casamento rústica, tentem ir para um lugar mais privado.
  • O ensaio deve ser feito no próprio dia do casamento, pouco antes da cerimônia, quando a noivos os noivos já estiverem prontos e ansiosos para se verem.
  • Deixem a emoção fluir. Falta muito pouco para o "sim, eu aceito" e o coração provavelmente está acelerado, então não tentem ser fortes, deixem que esse primeiro olhar sobre a sua amada seja registrado da forma mais verdadeira possível.
  • Para tornar tudo mais simbólico, podem colocar uma música romântica de casamento que tenha algum significado para os dois, assim o clima ficará mais propício para as fotos.

Existem milhares de tradições ao redor do mundo para que os noivos e as noivas possam colocar um pouco mais de sua cultura no dia C. Uma das mais famosas, tanto no Brasil quanto em outros países, é que o noivo não pode ver sua futura esposa com o seu modelo de vestido de noiva antes do casamento, porque isso supostamente significa má sorte, mas, claro: sabemos que onde há amor não existe espaço para o azar, então separem o buquê de flores e façam o ensaio mais emocionante das suas vidas!