Ricardo Jayme
Ricardo Jayme

Brasília é uma jovem senhora, bastante jovem. A capital do Brasil foi inaugurada em 1960, e é definitivamente uma cidade diferente de tudo o que já se viu, a começar pelo seu formato: um avião. Sim, Brasília vista de cima tem o formato de um avião e, justamente por isso, seus bairros principais até ganharam nomes propícios: Asa Sul e Asa Norte. A arquitetura moderna da cidade é um dos seus traços mais marcantes, e combinada à paisagem do cerrado, com as flores dos ipês que florescem entre junho e setembro, se torna um lugar com cenários inesquecíveis as sessões pré ou pós-casamento, tanto para ensaios tradicionais quanto para fotografias mais descontraídas. 

Projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, Brasília é considerada um museu a céu aberto, já que ali também é possível contemplar as várias obras do arquiteto Oscar Niemeyer, cujo legado vive através da cidade e tantos outros monumentos espalhados pelo mundo. Se vocês estão na fase de pensar no décor e outros detalhes referentes aos trajes, que tal separar um dia para o ensaio do casal? Se são de Brasília ou querem celebrar a data na cidade, damos algumas sugestões de locais imperdíveis dessa capital moderninha e com um encanto diferente.

Ricardo Cruz Fotografia
Ricardo Cruz Fotografia

Santuário Dom Bosco

Considerado um postal de Brasília, o Santuário que leva o nome do padroeiro da cidade, Bom Bosco, é tão belo por fora quanto é impressionante por dentro. Em seu interior os vitrais azuis criam um efeito de luz que torna as fotografias ainda mais emocionantes. Em 2008 o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC) elegeu o Santuário como uma das sete maravilhas de Brasília, e esse pode ser o cenário tanto para o seu "sim" quanto para um ensaio do casal.

Ricardo Cruz Fotografia
Ricardo Cruz Fotografia

Cobogós

Quem cresceu em Brasil, além de saber o que significa "brincar embaixo do prédio" também entende perfeitamente o quanto os "cobogós" são um símbolo da cidade. A estrutura que parece ter "furos" nos mais variados formatos está presente em muitos locais, especialmente nos edifícios residenciais. Além da beleza, trata-se de um recurso útil, já que aumenta a ventilação dos espaços, e é uma marca da capital. 

Ricardo Jayme
Ricardo Jayme

Praça dos Três Poderes

É possível misturar amor e política? Em Brasília, a capital administrativa do país, sim.  A Praça dos Três Poderes, um dos lugares mais simbólicos da cidade, recebeu este nome por concentrar as sedes dos três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Com um grande espaço a céu aberto, a praça é um exemplo perfeito do modernismo da cidade, com seus monumentos impactantes

Christian Kotoman
Christian Kotoman

Torre de TV

Em Brasília é tradição: domingo é dia de comer pastel e tomar caldo de cana, mas a Torre de TV é também bastante fotogênica. No fim da tarte é possível conseguir ângulos que captem tanto a arquitetura do monumento quanto a beleza de duas pessoas que celebram o seu amor ali.

César Tadeu Fotografia
César Tadeu Fotografia

Lago Paranoá

"Eu sou surfista do Lago Paranoá", diria o refrão de uma música conhecida. Brasília não tem praia, mas tem um lago e uma orla que não deixam a desejar, onde é possível fazer passeios de mãos dadas e testemunhar um pôr do sol como nenhum outro. Para a sessão pré-casmento é um lugar tranquilo e que inspira fotografias mais românticas. 

Phillipe Carvalho Photography
Phillipe Carvalho Photography

Igrejinha

Entre duas das quadras mais antigas da capital (307/308 Sul) está um dos seus locais mais icônicos: a bela Igrejinha! Um dos símbolos mais conhecidos da cidade, o seu charme está justamente na simplicidade dos traços projetados por Niemeyer, com formato de chapéu de freira. Cobrindo suas paredes externas estão os azulejos produzidos pelo artista Athos Bulcão, com o fundo azul e um pássaro que simbolizaria o Espírito Santo, o desenho que se tornou uma marca de Brasília.   

Phillipe Carvalho Photography
Phillipe Carvalho Photography

Terceira ponte

Simples e minimalista, a Terceira Ponde, como ficou conhecida a Ponte Juscelino Kubitschek, é um cartão postal da cidade. Três arcos sobre o Lago Paranoá foram suficientes para que esse pedacinho da paisagem ganhasse destaque. E à noite, as luzes iluminando o branco da sua pintura darão ainda mais magia às fotos.

Philipe Nogueira Fotografia
Philipe Nogueira Fotografia

Catedral 

A Catedral Metropolitana de Brasília é local escolhido por muitos casais para dizer o "sim". Projetada por Oscar Niemeyer, trata-se de uma catedral distinta. Sua arquitetura com referências modernistas consegue ser leve, formada por 16 pilares curvos na parte externa, que dizem ser uma coroa de espinhos ou uma mão em súplica.

D'Farias Fotografia
D'Farias Fotografia

 Em seu interior, com uma bela composição para quem já sonha com o décor da igreja, é ainda mais impressionante: os vitrais azuis ficam iluminados naturalmente pela luz do dia, e quem olha para o alto verá três anjos suspensos, esculturas assinadas pelo artista Alfredo Ceschiatti. 

D'Farias Fotografia
D'Farias Fotografia

Museu da República

Inaugurado em 2006, o Museu Nacional da República faz parte do Complexo Cultural da República, localizado na Explanada dos Ministérios. O monumento também foi concebido por Niemeyer, e sua inauguração, no dia 15 de dezembro, coincidiu com o aniversário de 99 anos do arquiteto. O seu formato, como todas as projeções do autor, é diferente, circular e minimalista, e com certeza renderá fotografias memoráveis.

César Tadeu Fotografia
César Tadeu Fotografia

Chapada dos Veadeiros

Para os casais que não dispensam o contato com a natureza, a aproximadamente 3 horas de Brasília está um paraíso chamado Chapada dos Veadeiros. Perfeito local para ecoturismo, ali os casais encontrarão inúmeras cachoeiras de águas cristalinas, além das trilhas onde encontrarão a vegetação típica do cerrado, como o Jardim de Maitreya, uma fileira de buritis (árvore da região) que fica no caminho para a Chapada, o fundo perfeito para uma fotografiacom iluminação surpreendente e, para complementar todo esse cenário bucólico.

Renato Cavalcante Fotografia
Renato Cavalcante Fotografia

Brasília pode causar certo estranhamento em quem pisa seu chão pela primeira vez, mas passado esse momento inicial, é uma cidade fascinante, onde os traços mais modernos se unem às tradições que foram surgindo nesses 61 anos de vida. Dizem que ali não há uma gastronomia típica ou nem mesmo um sotaque característico, mas a verdade é que a cidade se tornou um mosaico cultural, com vozes e sabores de todo o Brasil. Se vocês se preparam para subir ao altar em breve e mal podem esperar para colocar os trajes nupciais, que tal se inspirar e registrar esse amor tendo a capital ao fundo?