Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

É indiscutível: o momento do beijo do casal é um dos mais esperados e celebrados durante toda a cerimônia. Passada a surpresa e os supiros ao ver o vestido da noiva e/ou traje do noivo,  os convidados mal conseguem disfarçar a ansiedade para assistir aos pombinhos oficializar o seu amor com uma verdadeira cena de cinema, cercados pelas flores do casamento e seus amigos mais queridos como testemunhas. 

Mesmo que vocês já tenham uma rotina de casal, que se beijem a cada dia, a toda hora e há alguns anos, a verdade é que nenhum beijo será como esse. Afinal, nenhum beijo é igual ao outro e esse será o primeiro beijo oficialmente casados(as), em um evento onde vocês são os únicos protagonistas, presentes até no topo do bolo do casamento! Se não querem perder a chance de inspirar outros casais, acompanhem algumas orientações preciosas.

Ainho Alves Fotografia

Registro natural

Muitas vezes através do beijo é que o casal consegue demonstrar o que sente, trata-se de um gesto natural, simples e intenso. É difícil combinar o momento exato e como irá acontecer, então são os fotógrafos que deverão conseguir o melhor ângulo para registrar esse instante que passa tão rápido. Por isso, não se preocupem e nem tentem conseguir um beijo com poses e sem naturalidade. O mais bonito é o momento inesperado e o frio na barriga para os dois.

Studio Cubo
Studio Cubo

Conte com o fotógrafo 

Quando o fotógrafo pedir para que vocês façam poses de beijinhos, não finjam que o beijo aconteceu. Beijem-se de verdade! Aproveitem os momentos anteriores à cerimônia, durante o ensaio dos noivos, para testarem ângulos, e sempre perguntem à equipe de fotografia sobre sugestões para que o registro seja ideal. Isso não tirará a naturalidade do beijo, apenas irá potencializar a beleza das imagens, assim como os fotógrafos estão acostumados a fazer quando fazem fotos do vestido de noiva ou de outros elementos do dia do enlace.

Flávio Simão Fotografia
Flávio Simão Fotografia

Cuidados depois do "podem dar o beijo"

Essa frase já foi dita muitas vezes nos filmes, sempre acompanhada de outras frases curtas de amor, e também na vida real, e quase sempre arranca suspiros e arrepios de quem a vê. O que faz a mesma cena ficar sempre tão emocionante? É a entrega. Beijem-se com o coração, entreguem-se ao amor e à nova vida que vão construir. Com certeza o beijo vai transmitir esse sentimento tão bonito, e os amigos e familiares vão sentir e se emocionar tanto quanto nos filmes. Mas, como se tratra de uma cerimônia tão única quanto tradicional, é bom ter alguns cuidados:

  • Noivas, não exagerem nas camadas de batom ou de gloss, se possível, peçam ao maquiador que coloque um tipo de longa duração, e que não vá deixar o noivo com o rosto colorido.
  • E caso o seu batom realmente tenha uma tonalidade muito forte, combinando com os vestido de festa vermelhos das madrinhas, não se esqueça de levar um lencinho para limpar. Às vezes não acontece nada, nenhum borrão, mas se por um acaso acontecer, você estará prevenida. 
  • Se vocês são daqueles casais que com qualquer beijinho já saem faíscas, aconselhamos cautela ao menos na hora do "sim". Mesmo sendo completamente apaixonados um pelo o outro, vocês estão sendo observados por toda a festa, desde o sapato branco da noiva até o penteado do noivo, por isso mantenham-se comportados e tentem controlar a paixão nessa hora.
  • Evitem mãos e muitos movimentos. Todos que estão na cerimônia também querem viver este momento, portanto, se vocês usarem as mãos e tamparem os rostos, ninguém verá o mais importante. O casamento antes de tudo é uma festa para vocês compartilharem com quem amam.
  • A preparação para o beijo é tão emocionante quanto o beijo em si, então não apresse o momento. Se aproximem devagar, desfrutando cada segundo, e criando uma atmosfera romântica e até sensual

Piccione Films
Piccione Films

Tradição antiga

O beijo tão esperado do enlace tem origem no período feudal. Antigamente ele era uma homenagem que o noivo fazia para a família da noiva, e há teorias de que até se acreditava que durante o beijo as almas dos noivos também eram compartilhadas, e que os espíritos eram trocados na respiração do beijo. Em algumas culturas o beijo simbolizava um vínculo jurídico, onde os dois estavam de acordo com o casamento. 

Klleber Amaral Fotografia

Por criar tantas expectativas, muitos casais podem ficar nervosos na hora de dar o beijo, mas tenham em mente que as pessoas que receberan um convite de casamento de vocês estão ali para celebrar esse amor, são pessoas com quem vocês já compartilharam muitos momentos, e que desejam o melhor. Sendo assim, relaxem, e deixem-se levar pelas músicas românticas do casamento. O seu momento será perfeito!