Fran Hoffmann Fotografia
Fran Hoffmann Fotografia

A lista de tarefas de um casal que acaba de ficar se comprometer não tem fim, mas existem momentos que necessitam de toda a atenção, e merecem um espaço exclusivo na agenda: a sessão de fotografias do pré-casamento é um deles. Mais descontraído, esse ensaio pode contar com elementos que serão usados pelos noivos, como uma versão prévia do buquê flores, caso combine com o ambiente escolhido, e algumas mulheres até estreiam o seu sapato de noiva ou um vestido que possa lembrar um traje nupcial nas fotos.

O importante é que vocês se sintam à vontade durante essa sessão, que possam trocar olhares e até frases curtas de amor para entrar no clima e, para que esse registro fique impecável, te daremos algumas dicas de ouro.  

Ricardo Jayme
Ricardo Jayme

1. Um local com significado

Antes de pensar em termos práticos para o seu ensaio, tenham em mente que este é um momento para colocar todo o romantismo para fora, relembrando os melhores momentos do namoro em um registro que será guardado para sempre por vocês. Então é importante, primeiramente, pensar onde querem que essa sessão seja feita. Onde foi o primeiro beijo? Existe um lugar que os encanta, mas que nunca puderam visitar? O local do pedido de casamento... ou mesmo um lugar secreto dos dois. O céu é o limite, o importante é que vocês se inspirem com a locação, e as fotografias com certeza irão refletir esse sentimento.

Flags n' Folk
Flags n' Folk

2. Antecedência: escolha da data e reservas

A palavra antecedência assombra muitos noivos desde o momento em que escutam o "sim, eu quero me casar" até o final de toda a organização, mas ela é realmente importante. E acreditem: será relevante especialmente para o ensaio pre wedding. Muitos locais precisam ser reservados, e os fotógrafos também podem ter muitos horários e dias comprometidos, então comecem a buscar uma data mais ou menos 4 meses antes do casamento, para que o ensaio seja feito, aproximadamente, pelo menos 2 meses antes.  

Amanda Francelino
Amanda Francelino

3. Busquem profissionais que dialoguem com o seu estilo

Não importa o tempo que leve, estejam bem seguros sobre os profissionais que irão contratar para fazer o registro, tanto de seu ensaio de pré-casamento quanto do dia C. Verifiquem o tipo de enquadramento que ele costuma ter, perguntem por outros ensaios que ele já fez, peçam para ver seu portifólio, e sejam detalhistas, analisando até as fotos de bolo de casamento dos últimos trabalhos ligados ao universo nupcial que sua equipe produziu. A empatia também é importante, então notem se a personalidade dele é compatível com a de vocês! 

4. Pensem em um tema e façam um roteiro

Não é preciso escrever duas páginas sobre as fotos que irão tirar, mas busquem algumas ideias sobre o estilo de espaço, roupas e imagens que desejam para o ensaio antes de conversar com os fotógrafos, assim será mais fácil chegarem juntos a um roteiro final. E é importante escolher um estilo que esteja de acordo com o escolhido para o próprio enlace. Se o dia C terá uma decoração de casamento rústica, por exemplo, pode não fazer muito sentido fazer o ensaio pré-casamento em um castelo. Coloquem a essência de vocês em cada ponto do enlace.

Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem
Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem

5. Não tenham vergonha

O pré-casamento é conhecido por ser o momento onde o casal pode ser mais descontraído. Ainda que sejam noivos ou noivas de estilo mais clássico, tentem não ter vergonha de mostrar o lado mais brincalhão e romântico, essa é a hora perfeita para reviverem o seu namoro, por exemplo! 

A timidez diante das câmeras é normal, mas lembrem-se de que os fotógrafos estão acostumados a lidar com casais, ninguém vai julgá-los, e vocês merecem ter um ensaio repleto de detalhes únicos, de olhares íntimos, para que as imagens possam refletir exatamente o que sentem um(a) pelo outro(a).

São Paulo Fotografia
São Paulo Fotografia

6. Deixem os bichinhos participarem

Se vocês têm algum animal de estimação, não pensem duas vezes para incluí-los no ensaio pré-casamento! Ainda que a locação escolhida lembre uma decoração de casamento simples e elegante, em ambiente fechado, tente abrir espaço para que o seu mascote esteja lá, trata-se de uma lembrança especial da vida do casal, e um bichinho que já faz parte da vida dos dois merece estar no álbum. Vocês não irão se arrepender e as fotos podem ser bem divertidas, mostrando a intimidade que compartilham.

Amanda Francelino
Amanda Francelino

7. Caprichem na produção

Naturalidade é um dos pontos importantes na sessão pre wedding, mas um pouquinho de produção não faz mal a ninguém. Escolham roupas que dialoguem o ambiente e o tema escolhido para os cliques, e caprichem nos elementos que queiram destacar. É possível que até as fotos do penteado para casamento que você fez questão de estrear no ensaio te ajudem a pensar na produção do grande dia, então aproveitem para arrasar nessa produção, com acessório, maquiagem linda, tudo isso será uma prévia do que virá no dia C.

São Paulo Fotografia
São Paulo Fotografia

8. Estejam abertos às ideias dos fotógrafos

Ainda que tenham preparado um roteiro e que tenham dado suas sugestões inspiradoras à equipe de fotografia, tenham em mente que esses profissionais têm experiência e também podem ajudar bastante com ideias e técnicas que, com certeza, vão surpreender vocês. Seja um ângulo, uma iluminação ou um filtro diferente, estejam abertos ao menos para testar as propostas deles.

9. Saibam dizer "não"

É importante dar abertura para escutar as ideias dos fotógrafos, mas os noivos também devem estar à vontade para dizer “não” quando não concordarem com algum ângulo, locação ou até mesmo com o estilo da foto produzida. Com delicadeza e educação ninguém se sentirá ofendido, e é importante estabelecer limites, afinal, o registro do casamento é de vocês, e é para sempre, lembrem-se disso.

Fazenda Casa Branca
Fazenda Casa Branca

10. Objetos imprescindíveis e simples

Não menos importante que as outras dicas, a número 10 é um lembrete de tudo o que devem ter à mão para que esse dia seja o mais confortável possível. Comecemos a lista:

  • Água para mantê-los bem hidratados e dispostos
  • Protetor solar e repelente de insetos
  • Guarda-chuva, nunca se sabe quando o tempo pode mudar
  • Toalhinhas, para o calor, e para limpar-se por algum imprevisto
  • Chinelo ou botas, dependendo da locação que tiverem escolhido
  • Colírio, para que os olhos estejam brilhantes para as lentes da equipe de fotografia

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

O importante em um ensaio pré-casamento é que o registro seja o reflexo mais próximo da personalidade dos noivos. Pensem nessa sessão como carinho, como se fosse um treino para o seu grande dia C. Escolham um vestido de festa, ou um traje mais descontraído que combine com vocês, e se divirtam. Os convites de casamento já foram enviados, a preparação está a todo vapor, então aproveitem esses instantes para relaxarem juntos, realmente como dois apaixonados.