Bruno Franco

Felizmente a oportunidade de realizar uma cerimônia autêntica e cheia de personalidade é imensa e, por mais que já tenham sonhado como seria cada detalhe, assim que se envolvem neste universo percebem que as alternativas são infinitas. Sabendo o peso que a decoração do casamento representa para todo o evento, a maioria dos casais ficam no maior dilema se as cadeiras combinam com o contexto ou se o tamanho do bolo de casamento será mesmo suficiente para o número de convidados que estão planejando.

Mas, ninguém falou que seria fácil, afinal é um dia único e merece todo o cuidado e dedicação para que realmente se sintam totalmente realizados. O ideal é manter a disciplina e seguir alguns conselhos dos profissionais da área para não desconstruir o estilo. É uma fase de consumação dos desejos e ilusões, mas requer equilíbrio em todos os pormenores desde o modelo de convite de casamento aos arranjos florais para que fiquem em harmonia com todo o conceito. Por isso conheça 9 mandamentos fundamentais para arrasar no décor.

Luciana Teixeira - Fotografia e Filmagem

1. Trace um cronograma

Comece traçando a organização, que será definida em consequência ao número de convidados, como tamanho do espaço necessário da igreja e salão, quantidade de flores para do casamento, quantidade de objetos e outros. Com esses dados será mais fácil planificar cada item para atingir a perfeição que buscam e saber quanto custará todo o evento.

2. Siga o seu próprio estilo

É imprescindível evidenciar a personalidade do casal em tudo para que a cerimônia e festa expressem a identidade de ambos, e não dos seus pais ou da cerimonialista. Embora rodeados por pessoas que já passaram por esta fase, devem impor seus gostos e preferências sempre, logicamente de acordo com o estilo escolhido.

Bruno Franco

3. Aposte em elementos personalizados

Lembre-se de que muitos ornamentos podem ser feitos de forma artesanal, ótimo recurso  para dar mais personalidade a determinados itens e diminuir alguns custos. Os arranjos de mesa, convites de casamento diferentes, plaquinhas decorativas, luminárias para velas ou até as lembrancinhas de casamento baratas, podem ser feitas por vocês. Basta apenas colocar em prática e recorrer ao "faça você mesmo", e verão que além de economizarem podem trazer esse toque pessoal a mais.

4. Não fuja do tema escolhido

Se a ideia é fazer a decoração do casamento rústica, siga o conceito em tudo para que todos os ornamentos estejam em sintonia. Assim como não será conveniente um sapato branco de noiva com salto altíssimo em uma cerimônia no campo com um terreno acidentado, os objetos, arranjos e louças devem acompanhar o estilo e o local. Uma vez estipulado o conceito acompanhem o estabelecido, não mudem de ideia em cima da hora, podem correr o risco de comprometer todo o décor.

Manolo Rodriguez

5. Iluminação

A iluminação é um detalhe importantíssimo, transforma o ambiente deixando-o mais acolhedor e agradável. Aproveite a luminosidade natural do espaço e corrija com luminárias, velas ou iluminação suspensa pontos escuros e sombrios. Dê muita atenção a esse ponto para que as fotos do álbum fiquem com um pano de fundo maravilhoso.

6. Busque um local adequado para a festa

Independente do caráter de todo o evento devem optar por locais que sejam naturalmente incríveis, sem a necessidade de muitos ornamentos para melhorá-los, assim a decoração da festa de casamento será mais fácil de organizar além de conseguir um resultado muito mais satisfatório. Há muitos locais disponíveis onde poucos arranjos são suficientes.

Amazing Fotografia

7. Mesas uniformes

Todas as mesas do salão devem estar com o mesmo tipo de ornamentação, toalhas e guardanapos que combinem. Os arranjos e objetos como candelabros ou vasos, por exemplo, necessitam seguir o mesmo padrão e devem ser de tamanhos adequados que não atrapalhe os convidados por ter tamanhos exagerados. Isto garantirá proporcionalidade e elegância em todo espaço.

8. Atenção ao décor da cerimônia

Normalmente a decoração da igreja do casamento não interfere nos elementos que usará na festa, mas será conveniente seguir um critério para todo o evento, e não deixar esse décor com muita informação que pode pesar a ornamentação. Principalmente se a cerimônia religiosa será feita no mesmo local que a festa, será mais adequado e elegante manter o mesmo conceito. Assim como o vestido de noiva sereia e o terno do noivo devem estar em harmonia com o estilo adotado, todos os elementos decorativos também.

9. Não se esqueça dos pequenos detalhes

O uso dos arranjos florais em pontos estratégicos faz uma enorme diferença em espaços vazios ou sem graça.  Vários objetos charmosos se tornam perfeitos para o décor, poderá utilizar algumas peças de família que já tenha, como jarras de prata, baldes de gelo, bandejas e vasos de cristais que, além de úteis, agregam encanto e preenchem ambientes. Portanto, antes de alugar objetos e louças vejam o que já possuem.

Manolo Rodriguez

Depois de criar uma perfeita ornamentação para o seu dia C, chegou o momento delicioso de pensar no vestido de noiva e no terno do noivo. Afinal, os grandes protagonistas do evento têm que personalizar também os looks e acessórios. E a aparência do casal também é fundamental, então marque o teste de maquiagem e do penteado de casamento e o noivo poderá repaginar o visual deixando a barba crescer ou mudar o corte do cabelo. Tudo em harmonia para o grande "sim".