Um grande aliado para um menu delicioso é a harmonização das bebidas com os pratos e sobremesas que irão oferecer. Assim como as flores do casamento e objetos específicos valorizam cada estilo de décor, as bebidas enriquecem o cardápio quando escolhidas de acordo com os ingredientes que serão servidos. Especialmente ao acompanhar os doces ou o bolo do casamento, que vão encerrar a noite com classe, e deixar marcados todos esses sabores instigantes na memória gustativa dos convidados.

Por isso, além de escolher uma decoração das mesas do casamento incrível, devem ter uma ideia clara e atenção na hora de definir as bebidas que harmonizam perfeitamente com as sobremesas do seu jantar ou coquetel. Para uma harmonização perfeita, os componentes devem podem ser semelhantes, em alguns casos, ou contrastantes. Conheçam dicas de profissionais para que os convidados tenham uma experiência gastronômica perfeita e deliciosa.

Como harmonizar

Há casais que se envolvem totalmente ao planejar a celebração do grande dia, e se empenham para que cada elemento seja perfeito para conseguirem oferecer as melhores alternativas aos convidados. Além de modelos de lembrancinhas de casamento encantadoras, um cardápio doce repleto de opções deliciosas com as bebidas corretas que ressalte cada sabor com equilíbrio e harmonia. A melhor maneira para combinar doces com a bebida adequada é tentar aproximar com equilíbrio o nível de açúcar de ambos, para que um não anule o sabor do outro.

Sobremesas de chocolate

Se optaram por um bolo decorado de casamento de chocolate com amêndoas, brownie com calda de chocolate ou brigadeiro, por exemplo, devem levar em consideração que o cacau e o açúcar juntos pedem algo mais ácido, com aroma e sabor forte como o Banyuls (vinho doce  natural), Porto ou o Vinho Tannat.

Sobremesas de doce de leite

Uma das sobremesas típicas mais adoradas pelo brasileiro é o doce de leite. Para um dia que pede doçura em todos os aspectos, vocês podem optar por adaptar essa iguaria verde e amarela de alguma forma. especialmente se for um casamento de estilo mais descontraído, que conta com uma decoração de casamento rústica. Nesse caso, o mais indicado será um vinho com maior acidez para harmonizar com o excesso de açúcar, como um Jerez, Moscatel ou vinho do Porto branco.

Clube do Filet

Sobremesas com frutas

Seja uma sobremesa com frutas vermelhas, cheesecakes ou strudel, sirvam vinhos que sejam leves e suaves, para que as notas frutadas da sobremesa se destaquem junto às bebidas. Prefiram os espumantes meio seco ou demi sec, que potencializam o sabor das frutas. Podem optar por um Lambrusco ou Prosecco, que sempre devem ser sirvidos bem gelados.

Le Tabou

Sobremesas cremosas com leite

Todas as sobremesas que levam leite e ovos, como os pudins, manjares e cremes brulées são muito bem harmonizado com os vinhos Late Harvest, um vinho doce também conhecido como o vinho de sobremesa, que são fruto de uma colheita tardia (cortadas mais tarde do que o normal).

Sobremesas com café

Os licores e vinhos licorosos equilibram o sabor forte do café, sobremesas como o fondant de café ou o tiramisu se harmonizam com o Marsala que é um vinho fortificado, o Vin Santo rosé e o Jerez. Um bom lícor pode finalizar o jantar após o doce com café, seja de aniz, Amarula, Baileys ou outro de suas preferências.

Maia Brigadeiros

Se já estão na fase de pensar no menu é porque os convites de casamento já foram reservados na gráfica e o importante é dar forma a esse dia tão sublime quanto repleto de detalhes. Os doces que são oferecidos têm uma simbologia especial e, trarão serenidade após tantas emoções vividas. Por isso tenham atenção ao que querem servir, se está de acordo com a proposta de todo o enlace e se divirtam ao harmonizar as bebidas.