Welison Tavares Fotógrafo
Welison Tavares Fotógrafo

Assim que acontece o pedido, a maioria das mulheres já conseguem se enxergar com o vestido de noiva, fazendo a entrada triunfal com a clássica dupla "véu e grinalda", enquanto escuta uma bela música para casamento ao fundo, fazendo a trilha sonora do dia. E, passados alguns dias, esse sonho vai tomando forma. O que antes era apenas uma ideia geral da festa, imaginando a decoração de casamento em determinado estilo, ganha sugestões concretas, e pouco a pouco o enlace dos sonhos vai sendo estruturado.

E o mesmo acontece com o look nupcial da protagonista da festa. É chegado o momento de você dar cores ao sonho e delimitar os complementos que irão compor o visual. O véu é um dos acessórios mais marcantes e tradicionais, e deve ser escolhido corretamente, marcando seu estilo e combinado com o vestido. Por isso, veja as dicas para que essa escolha seja certeira.

Véu Catedral

O véu catedral é o mais longo dos modelos existentes, e é famoso por estar sempre presente no look das noivas da realeza. Eles dão um forte impacto e têm aparecido bastante nos casamentos mais recentes, sendo o modelo aconselhado para eventos mais tradicionais e formais, e que contam com uma linda decoração de igreja para casamento. Segundo os especialistas, para harmonizar com o Catedral, o modelo mais adequado é o vestido em corte A. Isso porque eles conseguem manter a proposta clássica com uma saia um pouco menos volumosa do que os vestidos de noiva princesa, suavizando, assim, a imagem da noiva, sem sobrecarregar o visual. Esteja preparada para o seu caminhar, você precisará de ajuda para que não corra o risco de tropeçar nesse longo véu.

Helenilton Pinheiro
Helenilton Pinheiro

Véu Ponta de Dedo

O véu de comprimento médio, ou "Ponta de Dedo", como também é conhecido, é confeccionado sob medida de acordo com o tamanho da noiva. Ele deve estar sob a altura dos dedos esticados. São lindas opções, discretas e românticas, normalmente feitos em tecidos finos, transparentes. As silhuetas em cortes retos ou os vestidos de noiva sereia são os modelos que melhor combinam com este estilo de véu. E ainda é uma opção versátil, se adequando tanto a eventos noturnos como diurnos, atendendo tanto a propostas que pedem elementos mais tradicionais, como também eventos um pouco mais descontraídos.

Véu Ombro

As noivas modernas podem trocar aquele longo e impetuoso véu por modelos contemporâneos com o comprimento mais curto. Além de dar um ar vanguardista ao visual, esse tipo de véu também é muito mais prático para o seu caminhar até o altar. Geralmente os véu compridos fazem necessária a ajuda de outras pessoas, para centralizá-los no momento em que a noiva entra pelo corredor. Outra vantagem de um véu ombro é que ele não irá cobrir nehum detalhe do seu modelo de vestido de noiva. Eles combinam muito bem com vestidos com um toque também de modernidade, ou os vestidos de noiva simples, para as que priorizam elegância com mais discrição.

Mantilha de noiva

Para quem não conhece, a mantilha é uma alternativa ao véu, uma opção mais elaborada e, dizem alguns, mais romântica, e que cobre mais a noiva, já que é colocada na cabeça, fazendo uma moldura no rosto. Tratata-se de uma peça artesanal, elas são bem trabalhadas com rendas ou apliques, e algumas até contam com pedraria e pérolas em sua confecção, o que as torna verdadeiras joias. Mas, se quer usar uma mantilha com todos esses ornamentos, cuidado com o tecido e acabamento do vestido, prefira os modelos simples ou com tecido liso e leve.

Agência GoFotos
Agência GoFotos

E você, encontrou o modelo que quer levar para o altar? Lembre-se de que além de combinar com o vestido, o véu também deve estar de acordo com o penteado para casamento que pretende usar, já que, em muitos casos, é o elemento que complementa o cabelo, e deve estar também em harmonia com o seu sapato de noiva, especialmente quando há "perigo" de tropeçar em um modelo mais longo. Assim você irá conseguir um visual lindo e impecável, a noiva que sempre imaginou ser, dos pés à cabeça.