Dhiego Silveira Fotografia
Dhiego Silveira Fotografia

As olheiras são pequenas "manchas escuras" que aparecem logo abaixo dos olhos em pessoas que têm esta camada de pele muito fina, deixando aparente os vasos sanguíneos e dando a impressão de um "sombreamento profundo". Dependendo da intensidade da mancha a aparência fica comprometida, deixando a pessoa com um leve ar cansado, a última coisa que uma noiva quer em seu dia. E além de prejudicar o efeito do penteado de casamento pode desconstruir totalmente a maquiagem. Embora nas mulheres é mais comum, o aparecimento das olheiras, nos homens também sofrem com esse problema.

Por isso é tão fundamental para ambos tomarem alguns cuidados básicos como fazer o uso de cremes específicos ao tipo de pele ou utilizar recursos caseiros naturais que são uma excelente opção para amenizá-las. Vocês pesquisaram muito antes de comprar o sapato da noiva ou do noivo, aqueles que combinassem com os looks, então nada mais justo que também tomem o mesmo cuidado com a escolha dos produtos que sejam propícios a pele de cada um. Com certeza não vão querer estar com expressão de fadiga que comprometa o visual do vestido de noiva princesa ou do elegante fraque do noivo, por estar com um semblante apagado. 

Miguel Raboni Fotografias
Miguel Raboni Fotografias

Limpe a área da forma certa

Assim como prepara o cabelo para deixar o penteado preso de casamento intacto a noite toda, previna sua pele a partir da limpeza facial adequada, para deixá-la vigorosa. Lembre-se de que nunca deve usar água quente para lavar o rosto porque as manchas e olheiras ficam mais acentuadas com a água quente, que promove a vasodilatação, libera os pigmentos do sangue que possuem ferro e consequentemente deixam a mancha mais escura.

A água fria suaviza a pele, fecha os poros e evita o aumento de manchas e olheiras. Se costuma usar produtos demaquilantes, prefira os que contenham óleo, que facilita a aplicação e não irrita o local com produtos mais "secos". 

Dhiego Silveira Fotografia
Dhiego Silveira Fotografia

Hidratante correto para os olhos

Usar produtos próprios para a região dos olhos é essencial para evitar que as olheiras fiquem mais acentuadas, e também proporcionam uma melhor aparência em toda a região. O ideal é optar por cremes que tenham vitamina A na composição, eles ajudam a produção natural do colágeno e deixam a pele mais resistente. Prefira cremes com baixa quantidade de ácido retinóico que pode acelerar o surgimento de manchas pelo uso diário.

Mateo Oh Wedding
Mateo Oh Wedding

Corretivo

O corretivo é indispensável para amenizar marcas, imperfeições e olheiras, mas é essencial usar a cor mais próxima ao tom natural da pele para um efeito uniforme. Não é só com a cor das flores do casamento que deve se preocupar, a da maquiagem é fundamental para um acabamento perfeito. Corretivo com tons alaranjados são ideais para peles negras ou morenas e equilibram as manchas azuis. Os corretivos com tons puxando para o amarelo são ideais para pele bem clara com manchas escuras. Tons esverdeados são indicados para cobrir espinhas ou olheiras que puxam para o roxo.

Aplicação

A aplicação exata do corretivo é o que garante camuflar manchas com precisão, deixando a maquiagem uniforme. O ideal é passar o corretivo fazendo um triângulo invertido, como se fosse uma seta virada para baixo. Várias profissionais da área afirmam que esta é a forma correta de disfarçar olheiras, manchas ou as bolsas tão indesejadas.

Natan Passos - Fotografia
Natan Passos - Fotografia

Receitas caseiras

Se você é adepta da estética DIY ("faça vocês mesmo"), e até aprendeu como fazer lembrancinhas de casamentos para baratear o orçamento, por que não utilizar esse recurso ao seu favor e por sua beleza? Cada vez mais podemos perceber que o uso de ingredientes naturais e procedimentos caseiros são muito eficazes. Além de estarem presentes na decoração de igreja para casamento e nos buquês, flores e plantas têm um papel importante no dia C, elas ajudam os noivos a ficarem com um semblante perfeito. Vejam alguma receitas simples:  

  • Aplique compressas geladas embebidas em chá de camomila, hortelã ou de flor de limeira e deixe agir por 15 minutos, verá a redução da mancha e do inchaço
  • Coloque algumas rodelas de pepino (também geladas) sobre os olhos por 20 minutos, perceberá que suavizam os pontos escuros
  • Outra receita que vem desde as avós é a aplicação de suco de pepino ao redor dos olhos diariamente, deixando agir de 10 a 15 minutos, e depois se deve enxaguar com água gelada para ativar a circulação

Detalhes para evitar no make up

  • Sombra azul, roxa ou lilás. Elas realçam os olhos mais fundos.
  • Lápis preto dentro dos olhos pode manchar e fazer sombra na região
  • Rímel de má qualidade pode esfarelar e cair na pálpebra escurecendo a região. Se possível, procure máscaras para cílios e rímel a prova d’água de qualidade. 

Luciana Rabelo Foto e Vídeo

Se as suas olheiras persistirem muito, indicando que pode ser algo genético ou por outras razões de saúde, existem alguns procedimentos feitos com dermatologistas que atenuam consideravelmente a mancha, como o peeling ou o lazer. Pesquise bem o custo, e reflita sobre quais são as prioridades com relação aos valores. Muitas vezes pode ser similar ao valor gasto com a decoração do casamento ou vocês queiram investir muito mais no espaço do enlace ou em um vestido de noiva bordado! Por isso, preste muita atenção às dicas dadas, já que os cremes e as receitinhas podem fazer verdadeiros milagres!