Cheila Wiggers Fotografia
Cheila Wiggers Fotografia

Tão logo começam os preparativos e definição de detalhes para a decoração do casamento, as mulheres têm na lista pessoal alguns itens para escolher com atenção, e não nos referimos apenas ao protagonista, o vestido de noiva: os acessórios, penteado e maquiagem também têm muito peso. Sobre esse último, as noivas mais clássicas transferem esse estilo para as makes, usando tons mais suaves, discretos, seguindo o que é dito tradicional para não ter erro.

Os olhos e a boca fazem a diferença em uma maquiagem clássica, o que fica fácil perceber de longe porque os tons naturais, como terrosos e rosados, são mais usados, o que evita, de imediato, que a maquiagem fique carregada. As noivas clássicas, atualmente, equilibram as novidades com o que era usado há umas décadas. Antes, não havia tantos produtos e tantos passos a seguir em uma maquiagem, bastava o pó facial, o blush, o rímel e um batom geralmente cor de rosa. O clássico se misturava com o natural e isso persiste até hoje. Veja nossas dicas para uma maquiagem clássica impecável, e não perca o tutorial.

Preparação da pele

É importante que o rosto esteja bem limpo, tonificado, hidratado e protegido. Por isso, alguns produtos são essenciais para a preparação, como sabonete, tonificante, hidratante e protetor solar, spray hidratante, creme para a área dos olhos, sérum com vitamina. Depois é a vez do primer, da base, do corretivo e do pó facial garantindo que a pele fique uniforme, sem manchas, além de fechar os poros e cobrir alguma imperfeição.

Lembrando que muitas noivas optam pela naturalidade, então se deve usar produtos mais leves, com cobertura de leve à média ou apenas usar, além do primer, o corretivo e o pó na testa, nariz e queixo para evitar a oleosidade e o suor, principalmente se o enlace ocorrerá durante o dia. A redução de produtos é porque algumas mulheres gostam de mostrar as sardas, por exemplo, e aparentar que não usou nenhuma ou quase nenhuma maquiagem no grande dia. É bom respeitar o estilo de vida e o gosto de cada uma.

A maquiagem é democrática e cuidar da pele, de maneira progressiva, garante mais segurança ao mostrá-la. Tanto é que esse tipo de make funciona para mulheres de muito estilos, combinada com todos os modelos de penteado de casamento.

Luciana e Hérlon - Foto e Filme
Luciana e Hérlon - Foto e Filme

Toque glamouroso

O blush na maquiagem clássica segue as cores suaves e atemporais como os tons rosados para a pele clara, o rosa queimado que é ideal para peles morenas e os tons de bronze na pele negra. O objetivo é marcar as maçãs do rosto, com delicadeza, só para ficar com “cara de saúde”, como dizem.

O bronzer está substituindo o blush ou complementando-o, em algumas ocasiões, por dar um aspecto de bronzeado natural e pode ser usado nos ombros e colo, se for um vestido de noiva tomara que caia ou com um decote assimétrico. Já o iluminador é o toque final para iluminar alguns pontos estratégicos, como acima do blush e dos lábios e ponta do nariz.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Olhos e boca

A maquiagem clássica pede delineador preto para noite e marrom para o dia, líquido ou lápis. Pode puxar levemente para o canto externo fazendo o “olho de gatinho”. Cílios volumosos garantem um olhar mais marcante. É a hora de usar cílios postiços ou fazer o alongamento de cílios para aumentar a durabilidade e muito rímel. O clássico remete aos vestidos de noiva princesa e as sombras nos olhos seguem esse estilo mais delicado.

  • Os tons de rosa são perfeitos para as românticas. Pode ser em dégradé com dois ou três tons e usar a cor champanhe ou perolada para os cantos internos dos olhos
  • Os tons marrons ou terrosos, ou até o preto, são muito usados na maquiagem clássica sendo esfumados no canto externo com uma cor clara na pálpebra móvel

Batons

As cores de batons mais tradicionais são: nude, rosa, marrom e coral. Há também a opção de gloss cor de boca ou transparente para passar por cima do batom para brilhar. Como os olhos estão com sombras suaves, o batom também estará, e isso garante o equilíbrio de tons, mesmo se as sombras forem um pouco mais escuras.  

Ellinton Souza
Ellinton Souza

É bom e altamente aconselhável marcar um teste de maquiagem antes do grande dia, para ter certeza do que será usado, bem como experimentar o penteado para o casamento com antecedência, para comprovar que está em harmonia com o conjunto. Independentemente da noiva identifica-se com a make mais tradicional ou mistura tendências, seguir o próprio estilo é importante para não ter arrependimento e se sentir bem na hora do “sim”.