Atelier Gisleide Novelo
Atelier Gisleide Novelo

O estilo clássico na maquiagem continua tendo o próprio espaço no universo dos enlaces, e sempre estará entre uma das escolhas preferidas entre as noivas. Mas, do mesmo jeito que a decoração de casamento inova e agrega composições e materiais modernos, a maquiagem segue uma tendência contemporânea e entra em cena.

As noivas mais atrevidas e que gostam de cor, aproveitam para esbanjar brilho e cores no grande dia. Claro que tudo pode ser pensado para manter o equilíbrio e não ficar exagerado, essa não é a intenção. Neste artigo, vamos mostrar que com as combinações certeiras, as novidades do mundo da maquiagem estão conquistando espaço. Em 2020, os vestidos de noiva ganham destaque pelos cortes e decotes assimétricos e as protagonistas da festa podem investir na maquiagem que segue essa tendência mais ousada.

Pele uniforme: aspecto saudável

Como é recomendado para todos os tipos de maquiagem, uma make mais atrevida, para ganhar destaque precisa de uma pele bem cuidada. Para muitas mulheres é trabalhoso manter a pele sem manchas ou livre de acne, mas com hidratação constante e cuidados específicos para o seu tipo de cutis, você conseguirá um aspecto saudável e aveluadado.

Cuidar da pele com os produtos certos para cada tipo é essencial para depois usar uma maquiagem impecável. Além da limpeza da pele, hidratação e proteção solar, escolha a cor da base e do corretivo de acordo com o tom natural da pele para um melhor resultado. O contorno e o iluminador são bem-vindos também. O blush pêssego ou coral na pele clara combinam com uma maquiagem mais ousada nos olhos, assim como os tons terrosos na pele morena e os tons de berinjela na pele negra.

Gabriel Godoi Fotografia
Gabriel Godoi Fotografia

Olheiras e sombrancelha

Depois de preparar a pele e uniformizá-la, é hora de cuidar das olheiras. Usando um pré-corretivo, você pode neutralizar as áreas mais escuras sob os olhos. Em seguida, use um corretivo para unificar tudo com o resto da sua pele, sempre respeitando os seus tons.

Uma maquiagem ousada pede sobrancelhas trabalhadas e bem definidas, marcantes, que deixarão o rosto mais moldado. Para conseguir esse efeito, use um lápis de sobrancelha na tonalidade do pelo para preencher as lacunas e dar a forma desejada. A espessura das sobrancelhas causam impacto, por isso leve em consideração a forma que normalmente usa, e o formato do seu rosto.

Sombras

Se o objetivo é uma make mais ousada, a sombra também deve ser considerada. Para aplicá-la o recomendável é que se use uma sombra de transição de tons de bronze. Use um pincel de mistura para aplicar a sombra na órbita ocular para obter mais profundidade. Este novo passo requer um pouco de destreza e uma mão segura e firme para se concentrar!

Luciana Teixeira - Fotografia e Filmagem
Luciana Teixeira - Fotografia e Filmagem

Delineado: essencial

O afeito dramático e belíssimo do delineador é fundamental. Você pode usar um pincel tradicional ou um lápis de gel como um delineador, para obter uma aparência intensa, com um efeito de "olhos de gato". E após isso, preencher a linha interna da pálpebra superior do olho usando um lápis preto de ponta fina para dar expressividade aos olhos.

Delineador colorido

Atualmente, só se fala em delineado colorido quando o tema é maquiagem. O tracinho com cor em cima dos cílios superiores virou tendência mundial e está em toda parte. Pode ser usado no dia a dia, em festas, no trabalho, em qualquer lugar. As noivas podem escolher a cor preferida ou alguma que está presente nos buquês, por exemplo. As cores mais usadas variam entre tons de azul, verde, rosa e o roxo, com variações do lilás.

Algo que fica interessante é usar duas cores, fazendo um dégradé. Para não ter erro, tente com o lilás e o rosa ou o azul e o lilás ou o laranja e o rosa. Para cerimônias de dia, com uma decoração de casamento rústico, cai muito bem uma maquiagem mais alegre.

Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

Sombras e glitter

Ao usar um delineado (especialmente o colorido), o indicado é passar uma sombra com cor neutra, entre o perolado e o marrom, e esfumar no côncavo e na pálpebra móvel. O glitter é geralmente colocado no centro da pálpebra para iluminar o olhar quando piscar. Os pigmentos para olhos que é o brilho mais compactado pode ser usado em toda a pálpebra e há diversas cores.

Para aquelas que preferem usar a sombra colorida, o delineador preto é o mais recomendável, com cílios bem marcados por rímel. A sombra que vai do lilás ao roxo, do canto interno ao externo, fica deslumbrante e garante um olhar poderoso. Tons de rosa, alaranjados, azuis e verdes usados com parcimônia e equilíbrio garantem a ousadia na dose certa, principalmente se apenas uma cor for escolhida. Quem quer ficar entre o clássico e o ousado, é só apostar nas sombras metálicas – dourado e prateado.

Lu Schulte e Jonathas Misael - Fotografia
Lu Schulte e Jonathas Misael - Fotografia

Boca ousada

A boca pode ser a eleita para ganhar cor. Há uma infinidade de cores no mercado, como violeta, vinho e o amado vermelho. Por isso que é importante fazer o teste de maquiagem para verificar qual batom combina com a sombra e o delineado colorido, porque isso depende muito do tom da pele também.

Tenha sempre em mente o fator equilíbrio, para uma maquiagem atrevida, é possível marcar os olhos e usar um batom escuro, mas você tambem pode optar por destacar ou os olhos ou a boda, e deixar o outro com tons neutros ou apenas brilhosos.

Samara Barros Makeup
Samara Barros Makeup

O seu conforto

O que vale é a noiva se sentir confortável e segura com a maquiagem. Se o colorido nos olhos ou na boca ou nos dois faz parte do cotidiano da mulher, fica mais fácil levar essa tendência para o dia C. Se não é algo que tem a ver com o gosto da noiva, não tem problema. Algo ousado e colorido pode ser adquirido ao longo do tempo por quem quer arriscar e sair da zona de conforto. Nada é obrigatório, e o legal é ver que as coisas se inovam e agradam a gostos diferentes.

E, além da noiva, maquiagens mais atrevidas estão tendo mais adeptas entre as convidadas do casamentos, que também usam vestidos de festa, que permitem combinar tonalidades originais e chamativas (sem ofuscar a protagonista!).