Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Remover a maquiagem depois do dia C: dicas para uma pele saudável

Usar maquiagem faz parte do ritual de beleza de muitas mulheres e homens mais vaidosos, mas retirar os produtos do rosto é fundamental para a pele respirar e se regenerar. Vejam alguns cuidados e benefícios.

8

Dream Image - Foto e Filme

A maquiagem faz parte do ritual de beleza de muitas mulheres e vem ganhando espaço no universo masculino também. Existe uma infinidade de produtos específicos para cada parte do rosto e para todo tipo de pele, e tão importante quanto saber o que convém e como usar os cosméticos, é saber como removê-los do rosto no fim do dia.

O uso de maquiagem faz com que os poros da pele fiquem obstruídos por conta da camada de base, pó, blush, sombras e rímel. A falta de remoção dos produtos e o uso demasiado faz surgir manchas, aumentar a oleosidade e aparecer espinhas e cravos, perder a luminosidade natural e ainda causar o envelhecimento precoce. Já o acúmulo de rímel nos cílios ocasiona o ressecamento dos fios que ficam quebradiços se o produto não for retirado adequadamente. Lembre-se de que remover a make faz com que a pele respire também no período de descanso e esteja renovada no dia seguinte.

Lucas Cardozo Fotografia

1. Produtos

O que se recomenda é comprar um demaquilante próprio para o seu tipo de pele e que não seja oleoso. Outra solução é a água micelar, que limpa, demaquila, purifica, suaviza e reequilibra. Produtos testados são os melhores porque são feitos para limpar a maquiagem da face, boca e olhos. No lugar desses produtos específicos e para o caso de uma emergência, a vaselina é muito usada para retirar a make dos olhos e o batom, bem como óleos vegetais, mas eles podem deixar os lábios oleosos.

Uma opção para todo o rosto é o óleo de amêndoas com vitamina E e ácidos que não agridem e nem causam irritação na pele. Basta massagear com algumas gotinhas e limpar com um pano limpo. Já o óleo de coco, muito eficaz na hidratação dos cabelos, também pode ser usado na remoção da maquiagem com massagens suaves. Além de ser funcional, ainda hidrata e previne as rugas.

Evitem óleos de bebê, entre outras invenções improvisadas, para que você não tenha um problema cutâneo, uma infecção ou algo mais grave. É importante limpar o rosto, mas com os produtos certos. Consulte o dermatologista.

2. Face

  • Massageie com movimentos circulares nas bochechas, queixo e zona T (a testa e o nariz)
  • Pode usar as mãos ou discos de algodão com o produto
  • Limpe o resquício de maquiagem no pescoço e orelhas

3. Boca

  • Passe o demaquilante ou água micelar em um disco de algodão para retirar o batom com cuidado
  • Se usar vaselina ou óleo vegetal, espalhe uma camada grossa e espere agir para depois lavar
  • Misture mel com açúcar mascavo para esfoliar os lábios. Isso retira o resto de cor e as peles soltas. Faça movimentos circulares, deixe agir por alguns minutos e limpe com água

Jaíne Néris Fotografia

4. Olhos

Unte o dedo com vaselina, passe com cuidado nas pálpebras e retire o excesso em seguida com um pano limpo ou algodão. Com o demaquilante ou água de limpeza micelar, o processo é o seguinte:

  • Coloque o produto em um disco de algodão e pressione levemente na pálpebra por 20 segundos
  • Puxe para baixo com delicadeza, sem esfregar
  • Repita se necessário
  • Use o lado limpo do disco para tirar o excesso

5. Lavar o rosto

Depois de remover toda a maquiagem com um produto que seja adequado para a sua pele, lave bastante o rosto com água fria. Use um sabonete neutro apropriado para o seu tipo de pele e seque bem com uma toalha limpa ou papel toalha.

6. Tônico

Usar um tônico facial prepara a pele para descansar e se regenerar, além de diminuir o risco de acnes. São vendidos em farmácias e lojas de cosméticos, mas se você quiser uma receita caseira, é só fazer a infusão de chá verde com chá de camomila e gotas de suco de limão, deixar 15 minutos no rosto e lavar com água morna.

7. Hidratação

Depois do tônico, é só passar um hidratante noturno na face e outro na área dos olhos, de preferência, para finalizar todo o processo. Se achar que o rosto precisa de uma hidratação mais potente para acalmar a vermelhidão por conta da exposição do sol, reduzir a oleosidade, cicatrizar e deixar a pele mais viçosa, coloque ou faça uma máscara facial.

Uma alternativa mais prática é borrifar água termal gelada no rosto. Hidrata, refresca, acalma porque tem propriedades curativas e ainda prepara a pele para antes e depois da maquiagem.

Jaíne Néris Fotografia

Sabemos que são muitos passos para cumprir depois de chegar da festa, mas é durante a noite que o organismo trabalha duas vezes mais e, com isso, a pele absorve mais os produtos. Se estiver limpa, tonificada e hidratada, os benefícios são maiores a longo prazo. Consultem um dermatologista para sanar dúvidas e analisar o seu tipo de pele, para que tudo seja adequado ao que você precisa.

Outros artigos que podem te interessar