Antônio Fernandes Fotografia
Antônio Fernandes Fotografia

Depois da saga que a levou a ver e a vestir dezenas de vestidos de noiva até finalmente achar o ideal para você, é hora de pensar no cabelo e na maquiagem. Para não se desesperar, é fundamental que a produção seja testada antes. O dia da prova com a pessoa responsável por maquiá-la funciona como uma prévia, e é fundamental também para decidir os penteados para casamento (geralmente, dois). Neste dia serão definidos os produtos e as cores que mais combinam com a sua pele, com o vestido e com aquilo que tem em mente.

Alguns cuidados devem ser tomados para o teste com o intuito de reproduzir o mais fielmente possível a realidade do dia do "sim". E irão definir a qualidade do efeito pretendido com a make. Aqui listaremos algumas para quem quer tornar todo o processo o mais fluido possível.

Thiago Brant
Thiago Brant

Procure um/uma dermatologista

Apesar do estranhamento inicial que esta dica pode causar, a lógica é simples. Um pele nutrida e regular possibilita uma maquiagem mais bonita e menos carregada. Peelings, cremes e outros tratamentos feitos por um médico tendem a amenizar marcas, manchas e poros, dando ao rosto uma aparência mais saudável e brilhosa.

Isso evita o uso de camadas e mais camadas de corretivo, por exemplo, e garante um acabamento mais aveludado e natural à maquiagem. Pense no seu rosto como uma grande tela a ser pintada. Quanto mais uniforme estiver a superfície, melhor. E os ganhos do investimento irão perdurar até o grande dia.

Diego Pedro
Diego Pedro

Marque com antecedência

Não deixe para cima da hora o dia da prova. O ideal é que a data esteja a uma antecedência de dois a três meses do casório. Assim, as decisões podem ser tomadas com serenidade e haverá tempo hábil para discutir possíveis alterações.

Teste com a roupa e os acessórios

Se puder, marque a prova da maquiagem para ser feita no atelier onde comprou a roupa. Com o look completo, terá maior segurança para bater o martelo sobre o que quer. Caso tenha optado pelo aluguel de vestido de noiva, investigue se o local possui um espaço disponível a este propósito.

Se não for possível, vá à prova com uma roupa branca. Isso lhe ajudará a melhor visualizar o contraste do rosto com a roupa. Também leve as joias e demais acessórios para testar as combinações.

A Bordo Fotografia
A Bordo Fotografia

Escolha alguém especializado e paciente

Nem todo maquiador ou maquiadora tem experiência com noivas. A maquiagem tende a ser mais leve e mais natural do que a de uma balada, por exemplo. E mesmo penteados simples para casamento vão requerer habilidade. Procure pessoas que já estejam habituadas com a "missão casamento". Lembre-se de que este profissional tem de ser capaz de escolher os produtos mais adequados para o momento e de saber lidar com pessoas ansiosas e tensas. Muitas vezes, ele fará uma “ponta” como terapeuta da noiva ao longo do processo. 

Antônio Fernandes Fotografia
Antônio Fernandes Fotografia

Pesquise e converse muito

Procure e leve as referências de produção de noivas para mostrar no dia. Existem inúmeras fontes, de revistas a publicações no Pinterest, isso irá ajudar a nortear a decisão. Converse bastante a respeito, elencando os motivos que a atraem nas fotos separadas. É fundamental que o maquiador entenda o que você quer e quem você é. De nada adianta seguir uma tendência se ela não lhe cai bem ou nada tem a ver com a sua personalidade.

Ficar desconfortável não deve ser uma opção. Toque importante: tente não interferir a cada passo da maquiagem. O verdadeiro efeito da mescla de cores e produtos só poderá ser entendido ao fim do trabalho. E lembre-se de testar os resultados em diferentes ambientes e sob diferentes luzes, inclusive a do sol. É a melhor iluminação para perceber se os tons usados combinam com as flores para casamento que irão decorar a cerimônia.    

Daniel Mello Fotografia
Daniel Mello Fotografia

Prepare a pele e alimente-se bem

Esta dica já está implícita ao listarmos a importância da orientação de um dermatologista, mas vale a pena reforçar: cuide da sua pele. Hidrate-a antes no dia da prova para que esteja viçosa e use protetor solar sempre. Cuidar da alimentação também é essencial. A pele reflete aquilo que ingerimos e comida gordurosas e pesadas devem ser evitadas. Depilar os pontos do rosto com concentração de pelos, como o buço, alguns dias antes também é aconselhável. Os pelos influenciam no acabamento e na área a ser pintada, no caso sobrancelhas. Recomenda-se a depilação dias antes, para que pequenas lesões decorrentes dela sumam.    

Leve uma amiga

Caso esteja se sentindo muito insegura ou nervosa, levar alguém de confiança para dar seus pitacos na maquiagem pode ajudar. Mas a dica de não atrapalhar o profissional com constantes pitacos continua valendo. Se a amiga ou familiar já tiver casado ou entender de maquiagem, melhor ainda.

Daniel Mello Fotografia
Daniel Mello Fotografia

Tenha em mente que o planejamento é o seu melhor amigo para um casamento impecável. O quanto antes testar suas possibilidades, maior tranquilidade vai ter para aproveitar a festa. E ainda vai evitar dores de cabeça para amigos e familiares, como uma busca desesperada por sapatos de noiva às vésperas do dia. Entenda que este é seu momento e não se permita perder a paz de espírito. Se por acaso o stress lhe tirar o foco, coloque a playlist com as músicas para casamento, respire fundo e lembre-se de que seu objetivo é ser feliz ao lado da pessoa com quem irá trocar alianças.