Escolher os noivinhos para o bolo de casamento é uma das tarefas mais divertidas para o casal, já que, normalmente, é algo que se faz depois de terminada a parte mais pesada da organização, como a busca do espaço para a recepção e as opções para a decoração do casamento. Mas antes de chegar aos topos de bolo personalizados, é preciso pensar em algo mais: o seu sabor. Existe uma infinidade de opções, e um sabor que vem ganhando o coração dos casais é o de um ingrediente polêmico: o figo. E a controversa já começa por sua definição: o figo não é uma fruta!

A polêmica da definição

Se você pensa que se trata de uma fruta, engana-se: o figo é, oficialmente, uma infrutescência, e muito biólogos o consideram uma flor! Na verdade é o conjunto de vários frutos maduros que crescem no interior de sua estrtutura. Gostaram da curiosidade?

E além dessa polêmica, seu sabor e sua textura quase crocante também entram na lista de "ingredientes ame ou odeie". Alguns adoram sua doçura suave, outros dispensam categoricamente a iguaria no seu cardápio. Com um aspecto realmente diferente, é inegável que se trata de um alimento exótico que, por suas cores sóbrias, tem o poder de dar um ar sofisticado a saladas, entradas e sobremesas. Os figos são utilizados há muito tempo para fazer parte dos bolos decorados de casamento, mas está cada dia conquistando o seu lugar entre os recheios preferidos.

Gosto que se adapta às estações

Apesar de suas cores lembrarem o outono e que tenha um visual que harmoniza perfeitamente com uma decoração de casamento rústica, repleta de madeira, e em ambientes cujo clima é mais frio, algumas receitas para bolos de casamento simples feitos de figo são bem leves e combinam com enlaces à luz do dia, em espaços ao ar livre, com sol e brisa.

Um exemplo é o bolo com sabor de figo e nozes. À primeira vista pode parecer um exemplar mais pesado, mas a sua textura combinada às nozes resulta em um sabor suave e fresco, e vocês podem apostar em um naked cake para harmonizar com o ambiente.

E se o enlace será durante uma estação realmente mais fria, como outono ou inverno, é possível, então, combinar o figo a ingredientes mais pesados, como é o caso do bolo de figo, mel e amêndoas. Irresistível para quem gosta de doces com sabores mais intensos, esse bolo certamente irá encantar aqueles que não resistem às compotas de doces das avós.

E, se vocês querem inovar, damos uma sugestão que vem de "além-mar". O tradicional bolo Algarvio é típico de Portugal e é feito com figo, amêndoas e alfarroba, e promete seduzir o paladar brasileiro, com um sabor bem próximo ao chocolate. A alfarroba é o fruto da árvore Ceratonia siliqua, e é conhecida por ter um sabor idêntico ao do cacau. Por não conter cafeína, ficou conhecida como o "chocolate saudável", o que deixará os convidados fitness bem felizes.

Fantiela Bolos e Doces Finos
Fantiela Bolos e Doces Finos

Se vocês ainda não estão convencidos pela beleza desses bolos decorados para casamento com sabor de figo, te damos algumas vantagens nutricionais desta "fruta". Veja o quanto pode trazer benefícios para a sua saúde (e a dos convidados, claro), e como dará um toque original à mesa das sobremesas durante o brinde.

  • É antioxidante
  • Ajuda na perda de peso
  • Reduz a pressão arterial, a possibilidade de ter diabetes e, para as mulheres, também previne o câncer de mama
  • É um poderoso “remédio” contra a anemia
  • Fortalece os ossos
  • Reduz o efeito de cansaço, a fadiga do corpo

Para escolher o sabor do seu bolo de casamento, seja ele um bolo clássico de andares ou um naked cake, é preciso passar pelas mesmas etapas da escolha do vestido de noiva: primeiro pensar no estilo do casamento (estação do ano, ambiente, hora do dia), depois é preciso ter em conta os gostos pessoais, e logo pensar nos aspectos práticos, como o orçamento. Pensem com carinho e vejam se o figo combina com o seu dia C. E uma coisa é certa: será um bolo marcante.