Meu Abrigo Fotografia
Meu Abrigo Fotografia

Depois de viver o dia dos seus sonhos, aquele para o qual vocês passaram meses planejando, e do qual também aproveitaram merecidamente todos os segundos, com certeza serão tomados pela incrível sensação de dever cumprido. Mas, para muitos casais, depois surge a dúvida sobre o que fazer com toda a decoração de casamento que podem ter disponível agora. Ainda que tenham alugado muitos materiais, é inevitável: arranjos de flores, porta-velas, objetos de iluminação, sempre fica algo! Depois de terem sido protagonistas de um dos dias mais felizes na sua trajetória, com certeza alguns desses elementos poderão ser reutilizados.

Alguns vestidos de noiva podem muito bem ser reaproveitados, as noivas reciclam o seu traje e o transformam em um lindo vestidos de festa, ou até mesmo um top e uma saia para o dia a dia, e vocês podem fazer exatamente o mesmo com alguns itens da ornamentação. Vejam as dicas.

JR. Oliveira Photography
JR. Oliveira Photography

As flores 

Uma casa sem flores é uma casa sem vida. Pode parecer exagero, mas a verdade é que flores e plantas deixam todos os locais mais alegres, mais aconchegantes e, o melhor, até mais perfumados, e de forma natural. As flores para casamento normalmente têm tonalidades mais claras, em tom pastel, e elas são as mais indicadas para colocar em casa e dar leveza ao ambiente. Mas aquelas com coloração mais forte também podem ser usadas sem problemas.

Entre as espécies mais utilizadas, as margaridas e astromélias são ótimas opções para enfeitar as mesas onde são feitas as refeições, por sua leveza. Já tulipas, rosas e orquídeas podem ser usadas como arranjos na sala de estar por dias depois do casamento. Se vocês optaram por flores artificiais o seu aproveitamento será ainda maior. Com criatividade poderão criar arranjos fixos, e espalhá-los pelos quartos, sala e até banheiros. 

Silva Leão Fotografia
Silva Leão Fotografia

Velas

O caso das velas é mais específico, porque só recomendamos usar para a casa aquelas que foram compradas a mais, ou seja, que não foram acesas durante a cerimônia e o casamento. Para dar um toque mais pessoal, podem colocá-las dentro de jarrinhos de vidro (como os de geleia, por exemplo!) e decorá-los com barbante, fita ou até deixar o vidro liso, ornamentado apenas pela cor da vela. 

Poema de Papel
Poema de Papel

Garrafinhas de vidro

Se o seu “sim” foi ao ar livre, com uma decoração de casamento rústica, as garrafinhas de vidro com flores, penduradas ou colocadas em mesas de madeira, provavelmente estiveram presentes. Por que não torná-las um guarda-objeto para o lavabo? Ou podem seguir sendo usadas como jarro de flores, e vocêm pode mudar a decoração, deixando-as lisas, apenas com a água ou deixá-las com uma fita de renda ou outro tecido na tonalidade que mais combina com a casa. Outra sugestão é colocar uma vela dentro das garrafinhas e fazer pequenos cantinhos intimistas, que podem servir para descanso ou até para uma leitura noturna.

Espaço La Forêt
Espaço La Forêt

Varal de lâmpadas

Quem disse que as lâmpadas são uma ornamentação apenas para os dias festivos? A sua casa pode ter espaços reservados para esse tipo de decoração, e vocês nem precisam mudar o seu estilo, caso pensem em um décor mais minimalista. O varal de lâmpadas confere uma atmosfera de aconchego, e deixa qualquer jantar rotineiro muito mais especial. Uma decoração de casamento simples e elegante pode tornar-se a decoração da sua casa, seguindo a mesma linha e originalidade.

Foto Art
Foto Art

Muitos convidados guardam as lembrancinhas de casamento – especialmente aquelas que podem ser elementos decorativos – e os noivos podem fazer o mesmo com as peças de sua festa. Os convites de casamento, por exemplo, podem ser emoldurados com um estilo bem barroco, com moldura dourada, deixando o ambiente com um toque kitsch. O importante é conseguir fazer uma bela mistura entre os elementos que já faziam parte da decoração da casa com as novas peças que já chegam cheias de boas lembranças. Divirtam-se!