Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O tipo de buquê ideal para cada estilo de noiva

Popular, significativo e inesquecível, o buquê se reinventou ao longo do tempo para completar o visual da noiva. Conheça 10 tipos de ramalhetes para eleger o perfeito para o grande dia.

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

David Peixoto Fotografia

De um lado, o buquê de flores e do outro, o seu par. Cada um estará ali para contar uma história de amor com você. As flores escolhidas são cheias de significado, como, por exemplo, paixão, pureza, paz, prosperidade, beleza, confiança, fortuna e boas vibrações. Com isso, a noiva carrega muito mais que um acessório floral. O ramo também precisa ser pensado como uma continuação do vestido de noiva, seguindo a identidade do modelo de look escolhido e da personalidade da anfitriã da festa.

Em constante evolução e vários formatos, reunimos todos os tipos de buquês para você descobrir as particularidades de cada um, do tradicional ao ousado, e qual vai combinar melhor com o vestido e com você mesma.

Du Baú Fotografia

Tradicional

Vamos começar por aquele que é  atemporal, um belo modelo de buquê tradicional,  com caule médio e ramo que vai se abrindo, por isso também é chamado de "taça", geralmente composto por um tipo de flor branca, como a murta ou a rosa, por exemplo. Simples e gracioso, combina com vestidos que tenham bordados e rendas, e muitas mulheres optam por um buquê de noiva branco, apenas combinado com folhagens verdes.

João Renato Gomes

Redondo

O preferido das noivas. Aquele que é redondo, bem simétrico, geralmente com rosas compactas e algumas folhagens e a flor mosquitinho para complementar. É escolhido por mulheres românticas e indicado para todos os modelos de vestido de noiva, principalmente os de corte princesa e em A por não criar mais volume ao visual.

Adilson Teixeira Fotógrafo

Cascata

As flores são colocadas de modo que pareça que elas estão caindo, como uma verdadeira cascata sobre o vestido, criando um buquê comprido. É um tipo clássico e ideal para casamentos com um toque sofisticado. Por chamar atenção, fica melhor com vestidos de noiva sereia ou com corte reto, mas são muito usados com os de corte princesa que não tenham a saia muito armada.

Caroline Cerutti Foto Arte

Crescente

É do tipo cascata, mas se diferencia porque as flores são firmadas para dar volume nas laterais. É bom experimentar e ter certeza porque, dependendo do seu biotipo, o buquê pode aparecer bem mais do que você. É recomendado um vestido de noiva simples e reto, ajustado ao corpo, para não carregar o visual.

Aquarium Photo

Braçada

Este buquê é feito com flores de caules longos porque deve ser carregado no antebraço. É um dos tipos mais elegantes e perfeito para vestidos de corte império ou reto, em modelagens modernas, mas também pode ser harmonizado com vestidos evasê ou sereia com cauda imponente, para uma celebração clássica em qualquer lugar.

Jesús & Lediane

Assimétrico

O oposto do redondo e arrumado, aqui vale a desconstrução do arranjo por meio de uma mistura de flores, folhas, cores e texturas, como se a própria noiva tivesse colhido na hora. A versatilidade conquista desde as românticas e tradicionais até as modernas e ousadas. As folhagens são colocadas de uma maneira orgânica sem perder a harmonia do todo.  

E tem um bônus: combina com todos os tipos de silhueta, mas tenha cuidado ao harmonizá-lo com um vestido com muito volume na saia, porque pode poluir o conjunto do visual. Para vestidos com muitas camadas e texturas, pode ser uma escolha arriscada. 

Truelight Fotografia

Flor única

Como o nome já diz, basta uma flor. O antúrio e o copo-de-leite fazem bem esse papel. Se quiser incrementar e inovar, experimente a costela de adão com uma orquídea. A ideia é o minimalismo e o vestido segue a mesma proposta do menos é mais.

Um Belo Dia

Vintage

Com a inspiração do que foi usado há umas décadas, o buquê vintage pode tanto ser um buquê que prioriza cores pastéis, com um toque delicado, ou pode trazer de volta o uso de flores de tecido, broches e pérolas. É possívelornamentar usando rendas ou algo que era de um ente querido para fazer uma homenagem, como medalhinhas. É o tipo de ramo para a noiva que gosta do estilo e, por isso, o seu vestido segue a estética com um corte reto, em A ou evasê, com ares boho chic.

Dani Garbiatti Fotografia

Hoop buquê

Este buquê de flores do campo ganha mais adeptas e tem caído no gosto daquelas que vão se casar de dia, porque combina com um ambiente mais campestre. Nada mais é que um aro de madeira fina ou galhos, com flores e folhagens, como se fosse uma guirlanda. É prático e precisa ser leve. Combina com vestidos esvoaçantes, com tecidos fluidos, mas também fica charmoso com vestido sereia, mais justo.

Rafael & Gabriela

Desconstruídos

Buquês que fogem do comum, mas são igualmente belos. Mais ousados que os buquê assimétricos, eles brincam com todo tipo de flores, folhagens e outros materiais juntos para a composição. Há aqueles formados por apenas suculentas, outros com flores e penas artificiais de aves, como o pavão. E ainda os buquês feitos com flores de papel colorido, branco, de folhas de livro. Dão certo com todo tipo de vestido, mas precisa combinar primeiro com a noiva.

Lya Rocher Retratista

Já decidiu qual será o seu estilo de ramo e de vestido? Lembre-se de que o tipo do buquê ainda deve estar em sintonia com a decoração do casamento, bem como o horário da cerimônia. Via de regra a manhã e a tarde combinam com buquês menores, mais delicados e leves. Já a noite pede ramos sofisticados e exuberantes. Tudo depende do seu gosto e das preferências de flores e cores para que o seu buquê seja único e reflita a alegria do grande dia.

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você