Marcos Paula - Foto e Filme
Marcos Paula - Foto e Filme

Romântica, delicada, sensível. Os adjetivos associados às noivas às vezes podem parecer limitantes, mas isso não significa que todas as mulheres que se preparam para subir no altar tenham o mesmo estilo, ou que pretendam usar o mesmo estilo de vestido de noiva, e investir em uma identidade visual distante do seu estilo próprio. Na verdade, a moda nupcial tem dado alguns "gritos" de liberdade e, se você está se preparando para enviar os convites de casamento, a regra fundamental para escolher o seu look é respeitar a sua essência.

O casamento exige dos casais uma maratona de decisões e, depois de encontrar o modelo perfeito entre tantos vestidos de noivas, você passará por outra "prova de fogo": a escolha dos sapatos de noiva!  Essa busca pode tomar bastante tempo, mas o importante é escolher um modelo que transmita o seu estilo pessoal e o estilo escolhido para o enlace e, se isso significa fugir um pouco do tradicional, não se preocupe: originalidade é sempre inesquecível. E, ao contrário do que muitos pensam, as botas são bem versáteis, têm um leque enorme de opções para todos os estilos e podem ser exatamente a alternativa que você deseja. 

Estilo rocker

Se o estilo princesinha não combina com você, e o seu armário já não tem para mais uma Dr. Martens, que tal adaptar o seu dia C à sua personalidade? É inevitável passar por elementos clássicos, mas essa mistura é justamente o que pode ser interessante! Colocar um vestido de noiva de renda e uma bota nada delicada deixará o seu visual único. E mais: você pode optar por vestidos com detalhes modernos, transparências, fenda, efeito ilusão etc. O importante é sentir que todo o conjunto te representa.

JR. Oliveira Photography
JR. Oliveira Photography

Uma noiva country

Para as noivas cujo estilo figura entre o country, o sertanejo e uma estética rústica, um casamento na fazenda combina perfeitamente com botas na mesma linha. Bico fino, tonalidades em marrom e mais altas: o modelo ideal. E para harmonizar com todo o traje, as noivas podem escolher um vestido de corte império, solto, um vestido de noiva de renda ou que tenha detalhes neste tecido, para que a sua silhueta se alongue com um efeito bem esvoaçante.  

Estética "moderninha"

Mas não apenas da “estética country” vivem as botas, e as noivas mais moderninhas podem ficar tranquilas. Do mesmo jeito que os divertidos sapatos para noivas coloridos têm sido selecionados, os modelos mais urbanos de botas também podem ser um coringa do armário, combinando com muitos elementos, e vocês terão mais opções de cenários: tanto ao ar livre quando em ambientes fechados as botinhas farão sucesso.

Elas podem ser tanto de um estilo coturno quanto no formato botina, que tanto têm aparecido nas ruas e nos festivais de música. Neste caso é possível até optar por um vestido de noiva curto, para dar destaque ao calçado. 

Yolancris
Yolancris

Para as noivas que quiserem investir em um estilo bohemian, uma boa sugestão é apostar em um vestido bem delicado, com rendas e transparências, e harmonizá-lo com botas de salto e bico fino, e a cor fica a critério da noiva. Pode combinar o look com um penteado solto para casamento ou um coque com acessórios marcantes, algo que faria o contraste perfeito com a delicadeza do vestido, e outros complementos também ajudam a compor um visual coerente.

Yolancris
Yolancris

Sofisticação glam

E se você deseja usar botas, mas não se identifica com os estilos citados acima? E se você se considera uma mulher sofisticada, mas não deseja usar um scarpin ou uma proposta tradicional para o dia C? Pois não nenhum problema: é possível usar botas com modelos de vestido de noiva mais glamourosos, que consigam mesclar uma estética clássica a um toque sensual, além de acessórios que deixem todo o conjunto mais marcante. 

Zoog Studio
Zoog Studio

Conforto e versatilidade em primeiro lugar

Se uma noiva opta por usar botas em seu grande dia, além de ser uma escolha original e que reflete a sua personalidade e seus gostos, uma das grandes vantagens é o conforto garantido que ela terá durante todo o decorrer da cerimônia. Ainda que as botas sejam de salto, a estrutura desde calçado oferece uma base com melhor apoio, e isso tira a sobrecarga dos pés da noiva, que nem precisará trocar de sapato para dançar as músicas para festa de casamento à vontade com o seu amor e os seus convidados. 

Bruno Britto Fotografia
Bruno Britto Fotografia

E esse conforto não se aplica apenas aos pés da protagonista. A versatilidade das botas pode ser o diferencial na hora de escolher o lugar do casamento, já que elas podem combinar tanto com ambientes luxuosos, como é o caso das botas de salto fino, quanto em ambientes que pedem uma decoração de casamento simples, com ar rústico, faça sol ou faça chuva... E, nesse último caso, você pode sempre recorrer às estilosas galochas!  

Depois de ter tomado a decisão de usar botas e ter pensando em todos os pormenores do enlace, tais como as lembrancinhas de casamento e o buquê que melhor combinará, não se esqueça que você e a sua super bota não são os únicos protagonistas: é preciso já nos votos que irá declamar ao seu amor! E tenha certeza de que nesse momento vocês estará segura de si, com a certeza de ter o look perfeito, aquele que transborda toda a sua personalidade.