Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Dicionário da noiva: o seu guia sobre os decotes nas costas

Adaptável a muitos modelos de vestido, o decote nas costam expressam discreta sensualidade, e é preciso ter alguns cuidados para usá-los bem. Veja maneiras de valorizar o seu dorso na hora de escolher o vestido de noiva.

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

noiva de costas sorrindo

Escolher o vestido de noiva é algo que pode gerar alguma ansiedade. Afinal, toda mulher deseja se casar com a roupa perfeita, aquela que irá emoldurar sua beleza, disfarçando assim os pontos fracos e enaltecendo os pontos fortes de sua própria silhueta. Nesta missão de bater o martelo sobre o modelo definitivo, ter atenção às costas do look é fundamental. O decote nas costas deixará o vestido de noiva mais ou menos fresco, sensual ou comedido ou ainda irá contribuir na percepção sobre a altura da noiva.

É aquele tipo de detalhe que pode parecer bobo mas que contribui muito no efeito geral. Saber identificar a sua necessidade nesse quesito para se sentir plena e confortável é tão importante quanto conhecer os principais tipos de decotes nas costas e para quem são mais indicados. Vamos nessa?

noiva com vestido com decote nas costas e buquê

Decote de coração ou oval

Os decotes tipo coração ou oval são uma opção versátil para noivas que querem ter controle sobre o quanto desejam revelar das costas. Regular a largura e a altura do decote permite exibir a pele à vontade e também esconder as gordurinhas indesejadas. O corte ainda garante que o vestido ficará sempre bem estruturado, deixando a noiva tranquila para aproveitar o dia C.

noiva com vestido com decote nas costas

Decote em U

Já o decote quadrado ou em U é garantia de ter todos os olhos vidrados na grande protagonista da celebração enquanto ela caminha até o altar: as costas e o pescoço são valorizados e, dependendo da altura escolhida, pode causar vertigem nos convidados!

noiva com vestido com decote nas costas

Decote em V

O decote em V é uma versão mais ousada do decote em U. Funciona bem com ou sem mangas e faz um lindo contraponto com saias volumosas ou estilo sereia.

noiva com vestido com decote nas costas

Decote aberto 

Permite às noivas mais corajosas arrasar nas fotos. Seja com vestidos com alças nos ombros ou tipo frente única, o decote aberto deixa exposta às costas. O tamanho dele varia e pode mostrar da cintura à nuca – à vontade da freguesa. É maravilhoso para noivas altas, e a frente mais fechada dá conforto até para quem tem muito busto. Combina perfeitamente com vários tipos de corte.

noiva no deserto com decote nas costas

Decote cruzado 

Uma alternativa interessante que fica entre as duas últimas propostas é o decote cruzado na altura dos ombros: as tiras em X podem ser em renda ou até em um tecido brilhoso, e sustentam bem a frente do vestido enquanto chamam atenção para as costas. Fica lindo com saias retas e é uma excelente opção para noivas mais atléticas, que podem exibir o corpão de forma confortável.

decote trançado nas costas

Decote degagê

Se a noiva quiser esbanjar glamour, a pedida é o decote degagê: o dorso é emoldurado pelo caimento do tecido, e a noiva ainda pode cobrir um pouco da pele com renda se quiser mais textura. O corte fica maravilhoso em vestidos estreitos com estética clássica, remetendo ao charme dos anos 1920.

noiva sexy com vestido decotado

Decote com amarração à mostra

Para quem quer um vestido de casamento romântico mas não abre mão de exibir as costas, o decote pode ser simulado por um vestido tipo corpete com as fitas à mostra na parte traseira. A amarração deixa o dorso visível ao mesmo tempo que afina a cintura e valoriza o busto. O detalhe é perfeito para mangas bufantes e saias dignas de uma princesa.

vestido de noiva com decote trançado

Tenha atenção a alguns cuidados

Além do cuidado com a pele, como hidratação e proteção ao sol, também são recomendados outros cuidados para as noivas que irão usar um vestido com decote nas costas. São eles:

  • Os acabamentos nas costas sempre devem estar em sintonia com a parte frontal, portanto botões, brocados ou apliques precisam seguir o conceito do look;
  • O penteado preso para casamento será a opção mais apropriada para deixar o decote nas costas totalmente visível;
  • Se não abre mão de um modelo de penteado solto, opte por ter um comprimento de cabelo em tamanho médio;
  • Se deseja se casar de véu, lembre-se de que poderá tirá-lo depois da cerimônia e deixar o seu decote nas costas bem a mostra.

noiva se olhando no espelho

O essencial é considerar o equilíbrio da composição: muitos estilistas preferem compensar um enorme decote nas costas com uma frente mais coberta. Da mesma forma, se a parte de trás é parcialmente fechada, o decote na frente pode ser revelador. Leve em consideração também a sustentação do busto proporcionada pelo tecido e o conforto do vestido de casamento: ninguém quer acidentes constrangedores num dia tão importante! Não adianta ter um look incrível no álbum se você teve que passar a noite inteira se preocupando se algo escapou.

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você