Há algum tempo quase ninguém cogitaria a opção de ir a um casamento vestindo um jumpsuit (os nossos famosos macacões), já que os vestidos de festa sempre são a primeira opção que nos vem à cabeça. No entanto, a cada temporada eles vêm ganhando espaço e tendo seu lugar praticamente garantido entre os mais procurados pelas convidadas para essas celebrações. O macacão é uma peça chave, bem confortável e que pode ser extremamente elegante se usado da maneira correta. A questão do conforto é um dos pontos que devem ser valorizados, afinal, esses eventos são pura diversão e nada melhor que estar à vontade para poder se divertir e dançar todas as músicas de casamento, celebrando o amor do casal que diz "sim".

Tipo de cerimônia

É importante ter em mente e se adaptar ao tipo de cerimônia a você está indo, e a partir daí poder escolher o modelo ideal. As celebrações bastante tradicionais pedem um pouco mais de cuidado, então um macacão clássico com um formato mais reto – com uma pegada de alfaiataria, em linho ou algum tecido mais estruturado – pode combinar perfeitamente. Para esse tipo de ocasião também são bem-vindos os de manga longa ou de um ombro só, igualmente elegantes e clássicos.

Porém, se o casamento for no campo ou na praia, com um ar mais boho, você pode substituir o vestido de renda para festa e optar pela versão macacão, com algumas transparências nas mangas ou nas pernas, por exemplo. Os tecidos mais fluídos podem ficar divinos em jumpsuits de calças pantalonas, e de alcinha. 

Cores

As cores igualmente variam para o tipo de casamento ao que você irá. Para enlaces que ocorrem à noite, as cores mais fechadas sempre caem melhor. Não precisam ser necessariamente cores neutras, mas em tons mais escuros. Talvez aquele sonhado vestido de festa vermelho possa ser substituído por um lindo macacão vinho. Ainda assim, há mulheres que não dispensam um tom mais pastel e, nestes casos, o recomendável é optar por um jumpsuit claro, mas com tecido mais sofisticado, com algum brilho, por exemplo, e caprichar nos acessórios.

Há sempre que considerar que o macacão é uma peça longa e, por consequência, é chamativa por si só. Os exemplares estampados e com detalhes no tecido, como drapeados, franjas ou aplicações, podem ser explorados em festas informais, com uma decoração de casamento rústica, no campo e ao ar livre. E para estas festividades, também é possível apostar em macacões mais abertos, com alças, que tornam o visual mais leve. Essa opção é perfeita para os casamentos na praia.

Acessórios

O uso de acessórios para complementar o look de convidada é uma das partes mais divertidas na hora da composição do outfit. Se a escolha for por um macacão mais decotado ou com um ombro só, aposte em um penteado preso para casamento com um maxi brinco, que o ajudam a valorizar.

Se o tecido já tiver mais texturas ou estampados, melhor eleger acessórios mais delicados e, de preferência, um penteado simples de casamento, como um semi-preso, ou até mesmo deixar as madeixas soltas, com leves cachos. Lembre-se de optar por um sapato confortável e que tenha que a ver com todo o conjunto, pois quando usados com calças eles sempre ficam mais em evidência.

Receber um convite de casamento é sempre uma honra, mas também pode dar um poquinho de trabalho, especialmente para as convidadas, que devem pensar em cada detalhe do look! Então desfrute cada momento dessa cerimônia, desde a chegada da noiva até fechar a pista de dança, e aproveite que estará completamente confortável para aumentar as chances pegar o buquê de flores!