Dream Image - Foto e Filme

Sabemos que escolher o menu sempre causa tensão aos noivos, que desejam oferecer um almoço ou um jantar saboroso, à altura dos seus convidados. Além de degustar vários sabores de bolo de casamento, eles ainda terão a árdua tarefa de criar um cardápio que satisfaça a todos, com pratos que tenham conexão com o estilo da decoração da festa do casamento adotada. Para isso, a primeira dica é sempre escolher os pratos de acordo local da cerimônia, isso já irá garantir que estão no caminho correto.

O perfil dos convidados também é outro detalhe que deve ser levado em consideração. Se a ideia é um grande número de pessoas, devem pensar em uma culinária mais democrática que, geralmente, conquista a maioria. Mas, o ponto de referência para um bom menu de inverno é que ele aqueça e ao mesmo tempo seja propício ao horário que será servido, principalmente se a intenção é que todos dancem as músicas do casamento após o jantar.

Marco Aurélio Fotógrafo

1. Menu para o campo

Cada vez mais as cerimônias no campo conquistam noivos que desejam uma decoração de casamento rústica num local com muita natureza ao redor. Para um delicioso almoço campestre o cardápio é mais versátil, uma vez que alguns pratos só devem ser servidos neste horário.

Marcos Bilate

  • Petiscos: Tábua frios, torradinhas, patês e geléias, rolinhos de berinjela  com queijo ao forno e releitura de salgadinhos diversos.
  • Entrada:  Risoto de shitake
  • Prato Principal: Stracotto (carne de picanha, lagarto ou cordeiro cozida vagarosamente) servida com polenta, um prato clássico da cozinha italiana.
  • Bebidas: Água, sucos, refrigerante, batida com cachaça ou vodka, vinho tinto e champanhe
  • Sobremesa: Torta de pera quente servida com frangipane (um creme feito à base de amêndoas)

Friccò

2. Menu para a praia

Cerimônias na praia agradam até no inverno, por ter clima ameno e menos chuva. O ar mais frio é adequado para o uso de certas flores de casamento que no verão poderiam murchar antes da hora. Independentemente de servirem um almoço ou jantar devem direcionar os pratos que combinem com o ar marítimo e, uma boa pedida, são os peixes e frutos do mar para o prato principal, e ingredientes mais leves nos complementos.

Casa Branca Eventos

  • Petiscos: Enroladinho de abobrinha com ricota, bolinho de bacalhau, mini croquete de queijo com espinafre e pastelzinho de palmito
  • Entrada: Creme de aspargo com parmesão servida dentro do pão italiano
  • Prato Principal: Peixe grelhado com molho agridoce e risoto de açafrão com uva thompson, ou risoto de camarão (podem colocar uma opção de frango grelhado para os que não comem peixe)
  • Bebidas: Água, sucos, refrigerante, batida de fruta com champanhe, vinho branco e espumante
  • Sobremesa: Sorbê de frutas ou cheese cake de frutas vermelhas

Chef Conceiçao Neroni

3. Casamento urbano

Se a escolha for por uma cerimônia na cidade para poder usar aquele vestido de noiva sereia com pedraria, o jantar também deve acompanhar esse estilo mais sofisticado. Dos petiscos do coquetel ao bolo decorado do casamento as opções precisam ser deslumbrantes.

Bruno Franco

  • Petiscos: queijo camembert quente com geleia de frutas vermelhas, mini quiche de palmito, tomatinhos quente recheados com queijo, croquete de berinjela, barquete de cogumelos.
  • Entrada: Creme de queijo e shitake servido dentro de mini abóbora
  • Prato principal: Medalhão de filet mignon com risoto de limão siciliano
  • Bebidas: Água, sucos, refrigerante, batidas com champanhe, vinho tinto e espumante
  • Sobremesa: Petit gâteau de doce de leite servido bem quente

Fernando De Donato Gastronomia

É possível montar um cardápio seguindo suas preferências pessoais, porém para um evento com muitas pessoas devem equilibrar os ingredientes e abrir mão de alimentos demasiadamente exóticos. Se foi excêntrica ao escolher um vestido de noiva vermelho, não deixe essa autenticidade interferir no menu. Com certeza o maior desejo do casal é agradar aos convidados não apenas com uma lembrancinha de casamento, mas também com um menu acolhedor e saboroso.