Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

A lista de preparativos do grande dia é algo desafiador e prazeroso para as noivas, são muitas as tarefas, mas cada detalhe escolhido significa estar mais próxima do "sim", e os pormenores do seu look são a parte mais criteriosa, como é o caso da escolha do penteado de casamento. Entre tantos estilos, o modelo semi-preso é um dos preferidos entre as noivas, e também pode ser prático, garantindo mais rapidez para finalizá-lo. Sua essência é simples, duas mechas, uma de cada lado, presas atrás, com algum belo acessório.

Ele pode ser adaptado para várias ocasiões, de sofisticadas a casuais. Não é à toa que o estilo é um queridinho entre as mulheres mais românticas, que se atraem pelo ar bucólico e singelo que transmite. Esse tipo de penteado também é democrático entre aquelas que têm cabelo médio a longo, porque combina com qualquer formato de rosto, e destaca o comprimento dos fios, prendendo-os sem perder o charme. É uma opção válida tanto para os enlaces rúsiticos quanto para aqueles que irão contar com uma decoração de casamento simples e elegante, urbana. Saiba como potencializar esse look para o dia C e confira alguns exemplos de como variar e transformar o penteado semi-preso tradicional em um modelo mais elegante e elaborado.

Janaina Carvalho Fotografia
Janaina Carvalho Fotografia

Inspirações

Os penteados soltos para casamento têm uma áurea romântica, deixam a noiva mais delicada, suave e encantadora. Combinam com vestidos de noiva princesa, com mais volume na saia, mas também pode acomparnhar silhuetas avasé em A, que são mais soltos. Os decotes que deixam o colo à mostra, como canoa, em V, ombro a ombro, tomara que caia e coração, também são ideais para harmonizar com esse tipo de penteado mais romântico.

Mas o importante é que você esteja na sua essência, já que se trata de um estilo de cabelo bem versátil, que pode ser adaptado a praticamente todos os estilos de trajes.

Adilson Teixeira Fotógrafo
Adilson Teixeira Fotógrafo

Estilo clássico

Neste estilo, que é o mais usado, são utilizadas duas mechas, uma de cada lado, presas na parte detrás, e pode-se deixar alguns poucos fios soltos nas laterais fazendo a moldura do rosto. Para os cabelos volumosos o mais recomendável é deixar um leve topete, deixando o rosto livre e com um volume no topo da cabeça, com um incrível ar retrô, que remete aos anos 60.

Nós Dois Fotografia
Nós Dois Fotografia

Outro jeito que os profissionais costuman fazer é torcer as mechas laterais e prendê-las atrás, para estilizar todo o penteado. Aquelas que irão usar um vestido de noiva simples podem dar este "up" no visual com o penteado assim, destacando esta parte do look com complementos mais glamourosos também. E, caso a noiva queira deixar que o cabelo caia um pouco na frente dos ombros, o melhor é prender somente a franja (a parte da frente).

Nós Dois Fotografia
Nós Dois Fotografia

Pode usar babyliss para fazer cachos ou ondas no cabelo solto, ou usar creme ou pomada para intensificar os cachos naturais. Os acessórios mais recomendados para penteados para noivas de cabelos longos são as presilhas com pedraria, como strass, flores ou pérolas, que pode servir como suporte para o véu.

The Happy Day Photo
The Happy Day Photo

Com trança

O semi-preso também é um penteado versátil, e você pode subir ao altar com esse estilo produzido com tranças. Como no modelo tradicional, deve-se usar duas mechas, uma de cada lado, mas com as madeixas trançadas. O estilo orna bem com tiaras de brilhantes ou coroas de flores, para um estilo mais campestre. 

Os penteados com tranças para casamento, além de combinarem com a textura do cabelo, seja liso, ondulado ou cacheado, têm uma aparência mais trabalhada. É possível apostar também por uma trança no meio, unindo as duas mechas laterais no centro e, por último, uma tendências que tem feito a cabeça das noivas: a possibilidade de usar o efeito "tiara", feito com a trança do próprio cabelo.

Soul Side Photo
Soul Side Photo

Lateral

Se tiver uma franja longa, experimente fazer o penteado prendendo todo o cabelo de um lado. Você pode misturar as sugestões anteriores, do modelo clássico ou do trançado, e fazer um penteado lateral com o cabelo torcido. Recomenda-se fazer a prova do penteado com o vestido para ver se este estilo lateral combina com o véu. Pontos de luz e presilhas para acompanhar o movimento do cabelo compõem o visual.

Amora Photo e Film
Amora Photo e Film

Apesar de as princesas reais terem o costume de se casar com penteados presos em um coque baixo, por exemplo, a duquesa de Cambridge, Catherine Middleton, trouxe o penteado semi-preso simples como tendência para a realeza quando se casou com o príncipe William, em 2011. Essa é a oportunidade de a protagonista mostrar a personalidade e o próprio estilo na celebração, com o vestido de noiva e tudo o que fará parte do seu conjunto.