Andorinha Conviteria
Andorinha Conviteria

Certamente já esbarraram com algum produto feito com juta, uma fibra têxtil vegetal que se converte em tecido, muito utilizada para artesanato. Com diferentes tramas e com muitas tonalidades e cores, a juta torna-se eclética abrindo um leque de alternativas para usá-la na decoração do casamento. Embora possam pensar que sua aparência simples só se encaixe com um décor rústico, junto a outros tecidos e elementos a juta pode formar composições surpreendentes para qualquer estilo de décor, até nos mais sofisticados.

Tanto os arranjos florais como outros itens do dia C, por exemplo, os convites do casamento, podem ganhar um detalhe de juta e arrasar no pelo toque autêntico e elegante. Portanto, apostem na  simplicidade desse tecido tão flexível e surpreendam com o detalhe! 

Art Fulô
Art Fulô

Afinal, o que é a juta?

A juta (Corchorus capsularis) é uma fibra têxtil vegetal da família Tilioideae, uma erva lenhosa que chega a 3 ou 4 metros de altura. Sua fibras rígidas a tornam excelente matéria-prima para a sacaria,  uma vez que suas tramas permitem que grãos ou outros produtos que tenham que ficar acondicionados não ressequem ou fermentem, antes de chegar ao seu destino. O mercado oferece uma variedade de texturas, tramas e até cores, já que as fibras são facilmente tingidas.

Tamys Biju
Tamys Biju

Nos convites

Se o objetivo é colocar elementos que se encaixem com a decoração de casamento rústico, a juta cai muito bem na proposta, como no convite, onde pode ficar original com uma faixa estilizada ou com uma arte em relevo colada no papel. Mas, se desejam algo mais personalizado, o envelope do convite de casamento feito apenas com auta deixará o convite ideal para acompanhar esse estilo campestre e, neste caso, é recomendável optar por uma textura encorpada, que permita a dobradura. 

MIMO
MIMO

Arranjos diferenciados

É nas composições com as flores do casamento que a juta pode ser muito explorada, seja como base para os arranjos suspensos ou como um cachepô estilizado na passarela até o altar, certamente traz um toque campestre encantador. Pequenos buquês de flores do campo, presos nos bancos da igreja – ou nas cadeiras de uma cerimônia ao ar livre –, ficam incríveis com o acabamento em juta, e o melhor é que são fáceis de fazer. 

Liziane Aguiar Bem Casados
Liziane Aguiar Bem Casados

Personalidade nas mesas

Estão sem ideia para a decoração das mesas do casamento? Apostem na juta que pode se tornar um lindo caminho de mesa ou como um sousplat, original e charmoso. Um laço de juta se transforma num arranjo autêntico para estilizar as cadeiras dos noivos ou sob um porta-velas de vidro no centro da mesa. Tanto as plaquinhas com os números ou como um lindo porta-guardanapo, a juta se transforma naquele material especial para enriquecer o décor.

Line & Arts- Lembranças Personalizadas
Line & Arts- Lembranças Personalizadas

Usando a juta com requinte 

Sim, dá para usar a juta em propostas mais sofisticadas, basta que as combinações com os elementos certos sejam perfeitas, junto com pérolas, rendas ou com fitas douradas, se integram muito bem. Esse contraste de estilos, resultam numa integração maravilhosa que deixam o décor muito mais vistoso e genuíno, por isso se estavam na dúvida, não pensem duas vezes antes de dar uma chance a novas ideias, vão se espantar com o que pode surgir.

Cerimonial Roberta Borsatto
Cerimonial Roberta Borsatto

Como viram, são muitos argumentos para utilizar a juta com segurança, inclusive como a fita do seu buquê de noiva branco, que pode trazer espontaneidade e charme ao detalhe, ou como o acabamento do boutonnière do noivo. Até as lembrancinhas de casamento ganham destaque com esse material, seja num saquinho lotado de guloseimas ou sabonetes, ou como suporte para uma mini suculenta, que os amigos certamente vão adorar.