Novo FlorescerNovo Florescer

Nos enlaces mais recentes um elemento novo para este tipo de festa tem aparecido com mais frequência. A decoração de casamento é cíclica, a cada temporada uma tendência é lançada, e volta e meia encontramos objetos, plantas ou composições que eram utilizadas há décadas, e que agora retornam com força absoluta. Neste caso, não há nada de novo: de fato, trata-se de um elemento natural que, pouco a pouco, foi ganhando um status mais refinado: estamos falando do capim-dos-pampas, também conhecido como paina ou plumeira.

Se há alguns anos a costela-de-Adão caiu nas graças dos decoradores e aficionados por plantas, agora os olhos se voltam para esse exemplar delicado da flora. Cada moda que passa pela decoração deixa a sua marca, e o Pampas grass com certeza seguirá no ambientes nupciais, adaptando-se desde as propostas de decoração de casamento rústicas às mais clássicas. Vejam como pode ser utilizado no seu dia.   

Dande Porto FotografiaDande Porto Fotografia

Saiba mais sobre essa "celebridade"

A nova estrela do décor tem origem aqui mesmo na América do Sul, mais especificamente no Brasil e na Argentina, e é resistente: sobrevive bem em climas tropicais e mediterrâneos, e também em climas mais frios. Com uma aparência delicada, que lembra o trigo, essa planta pode chegar a 2,5 metros de altura. Sua folhagem lembra grandes plumas, o que lhe confere uma aparência elegante, e pode ser encontrada em diferentes tons, sempre pastéis, como nude ou bege (o mais comum), branca ou com uma tonalidade lilás.

Novo FlorescerNovo Florescer

Arranjos excêntricos

Pelo comprimento das folhas, é impossível que essa planta passe despercebida. Mas há diversas formas de harmonizá-la com outros itens do décor, naturais ou não. Elas podem ser usadas no corredor que leva até o altar, sendo colocada em caixotes de madeira – ideia ideal para festas que contarão com uma essência boho chic, onde irão figurar objetos vintage, vestido de noiva de renda, gravata borboleta, música folk.

Mas também podem aparecer em outros locais, como parte da decoração das mesas do casamento, em suportes discretos, ornamentando os espaços exteriores, ou em vasos mais trabalhados, inclusive em harmonia com outras espécies de plantas e flores. 

Novo FlorescerNovo Florescer

Cenário ideal 

O cenário perfeito de um enlace com certeza contará com uma mesa para o bolo decorado de casamento, que poderá servir até como uma espécie de photobooth para as fotos com os convidados. Mas, para isso, é preciso contar com um fundo que esteja à altura de toda a festa. Nessa atmosfera campestre, com toques rústicos, que tal uma parede inteiramente decorada com folhagem de capim-dos-pampas?

Em recepções que ocorrem em ambientes fechados, só precisam escolher uma das paredes e montar esse painel natural. Já em enlaces ao ar livre, podem investir em uma estrutura de metal e preenchê-la com o capim-dos-pampas. Pela extensão "plumagem", não será difícil deixar a montagem perfeita, podendo até acrescentar outras plantas, como cactos, suculentas, antúrios etc.

Andrezza CôrtesAndrezza Côrtes

Um buquê distinto

Muitas noivas já fazem questão de fugir um pouco do tradicional quando o tema são os buquês. O ramo levado pelas mulheres carrega bastante simbolismo, algumas teorias dizem que desde a Idade Média o costume passou a ser considerado um ritual para espantar o mau-olhado e atrair todos os desejos positivos dos convidados. Hoje em dia há modelos de buquês artificiais e naturais, e se o que deseja é buquê de flores do campo, o capim-dos-pampas é perfeito para complementar essa proposta. Ideal para enlaces cujo conceito inclina-se a um estilo boho chic, ele ficará ideal se for combinado a um belo vestido de noiva de renda.

Ricardo JaymeRicardo Jayme

"Capim" fotogênico

Como todo elemento que está presente em casamentos com um toque hipster, o capim-dos-pampas é extremamente fotogênico. Afinal, o que pode ser mais divertido do que pensar em novos ângulos para as fotos do  vestido de noiva, do décor e de cada detalhe do dia C? Esse tipo de folhagem irá garantir fotos com um ar retrô e esvoaçante maravilhoso, e vocês podem pedir à equipe de fotografia que explore esse lado poético do pampas grass ao máximo, com imagens que brinquem com a iluminação natural também.

Dande Porto FotografiaDande Porto Fotografia

Em outros detalhes 

A decoração de um enlace é uma das áreas em que os noivos podem usar sua criatividade sem limitar-se. Diferente de alguns momentos da cerimônia, quando devem seguir protocolos mais rígidos, quando pensarem no décor, com a ajuda especial de um dos profissionais do nosso portal, poderão criar ambientes de tirar o fôlego. O capim-dos-pampas pode ser usado para o arco do altar ou para um balanço, que poderá servir como "cabine de fotos" ao natural, bem romântica. 

Essa aclamada erva dos pampas, como  é chamada em outros idiomas, pode estar presente em diversos momentos do enlace, desde o décor ou ao look dos noivos, pode tanto estar presente no buquê de flores como no boutonnière dos noivos, no arco que acolhe o casal que dirá "sim" ao ar livre, ou simplesmente como a planta que marca o caminho até o altar. Por ser uma espécie de folhagem, pode ser harmonizada com outras flores, e cada casal poderá, assim, criar uma identidade visual única utilizando-a da forma que melhor transparece a sua essência.