10 Ideias de sopas e cremes com ingredientes regionais para a recepção
Nas estações mais frias nada melhor que contar com pratos que aqueçam. Se o seu casamento terá esse clima, que tal investir em sopas e cremes no buffet? Podem inovar servindo algo típico da região, já que o Brasil tem sabores incríveis a oferecer.
O Brasil é um mosaico de culturas diferentes. Cada região tem suas tradições e particularidades lindas, além de pratos que definem a gastronomia de cada lugar, com ingredientes locais deliciosos. Para os casais que estão na fase de fazer as escolhas do buffet não faltam opções e, como acontece na hora de tomar decisões que vão afetar os convidados, como escolher a lembrancinha de casamento que irão presentear, ou decidir quais canções farão parte da sua playlist, o ideal é que os noivos estejam de acordo!
1. Tacacá
2. Açaí
3. Vatapá
4. Caldo de siri com camarão
5. Creme de pequi
6. Caldo de piranha
7. Canjiquinha
8. Quenga
9. Sopa de capeletti
10. Sopa de pinhão
Uma opção para menu, especialmente nos enlaces que ocorrem durante as estações mais frias, são as sopas, os caldos e os cremes. Eles podem estar presentes nos casamentos com um pouco de regionalismo, brincando inclusive com as cidades de onde os noivos nasceram. Separamos por região alternativas que podem ser servidas pelo bufê ou em ilhas separadas, o que impede que o casal sirva também outros pratos. Esse é o tipo de artigo que você precisa marcar como favorito e voltar sempre que precisar conferir uma sugestão ou a receita para o creme ou sopa. Confira!
Região Norte
1. Tacacá
A receita, originária dos indígenas paraenses e derivada de um tipo de sopa denominada "mani poi", e tem como ingredientes o tucupi, goma de mandioca, camarão seco, jambu, sal, alho e pimenta-de-cheiro. Este caldo (muitos consideram uma sopa também) pode ser servido em cuias antes do prato principal.
2. Açaí
Alimento básico das populações ribeirinhas do norte do Brasil, e um produto apelidado carinhosamente de "feijão do Pará", o açaí faz sucesso em todo país. Para a recepção do enlace, uma opção é servir o creme como sobremesa, inclusive como complemento de uma sobremesa mais típica de enlaces, tal como um bolo de casamento simples ou mesmo em pequenas porções, misturado com granola e guaraná.
Mas se vocês são um casal do norte, que apreciam a culinária local, que tal servir essa iguaria da forma mais tradicional durante o jantar? Um dos pratos mais conhecidos do Pará é o açaí servido com peixe frito, normalmente feito com filés de pescada.
Região Nordeste
3. Vatapá
Esse creme é feito com camarão, pão, farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim e azeite de dendê. Pode ser servido com arroz ou com o recheio para o acarajé. O sabor é forte e marcantes, e vocês podem até contratar uma profissional da região para garantir que o sabor será genuinamente baiano!
4. Caldo de siri com camarão
Servido em pequenas porções nas praias do nordeste, essa delícia vai bem em qualquer estação do ano. Bem temperado e feito com ingredientes frescos, serve de aperitivo e harmoniza bem com vinho branco. Por ser um caldo, não será pesado, e os convidados não irão resistir ao seu sabor.
Pode interessar:
- Casamentos no inverno: sopas e caldos para aquecerem o seu dia
- Casamento no inverno: guia completo para quem irá dizer "sim" no friozinho!
Região Centro-Oeste
5. Creme de pequi
O fruto do pequizeiro, árvore nativa do norte dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, é tão tradicional no cerrado como um modelo de vestido de noiva branco é tradicional para o dia do "sim". Com um aroma complexo, perfumado e ácido, é ótimo para ser servido como um creme a ser degustado com torradinhas, ou pode ser deixado ao lado do buffet para os convidados colocarem em cima do arroz ou da carne. Será elegante e delicioso.
6. Caldo de piranha
Feito com o temido peixe de água doce, conhecido por devorar qualquer coisa que se mexa nos rios, é uma das mais deliciosas comidas típicas de Mato Grosso. Tem poder energizante natural e é ótimo para curar ressaca. Uma dica é servir esse caldinho do meio para o fim da festa, quando os convidados precisam daquela forcinha para continuarem animados dançando as músicas da festa de casamento na pista, até o fim!
Região Sudeste
7. Canjiquinha
Trata-se de uma iguaria brasileira típica do estado de Minas Gerais, também conhecida como "quirera de milho". Ela é feita com milho triturado grosseiramente até se esfarelar, sendo cozido normalmente com costelinha de porco. Pode ser feita também com carne bovina, frango ou linguiça, e o melhor é servir a canjiquinha acompanhada de couve picadinha.
8. Quenga
Uma combinação de creme de milho com frango desfiado, esse creme é bem típico na região sudeste. Muitas vezes é servido com cebolinha e molho de pimenta. Conhecido por aliviar os sintomas da ressaca, como caldo pode ser servido quentinho, no final da festa. Os convidados com certeza irão adorar.
Região Sul
9. Sopa de capeletti
Alimento típico das regiões de imigração italiana no sul do Brasil, a sopa é feita com uma massa dobrada e recheada, cozida em caldo de frango ou de carne. Pode ser servida como entrada na recepção, e é perfeita para festa de inverno.
10. Sopa de pinhão
O pinhão é uma semente suculenta e apetitosa. Rico em proteína e bem versátil na gastronomia, no sul é comum consumir essa semente da Araucária em formato de sopa. Feita com batata e cenoura cozida, é um prato delicioso e pode ser um aperitivo, servido com os empratados no início da festa, em mini porções.
Há inúmeros pratos típicos que podem ser adaptados para serem servidos para valorizar a origem do casal, e tudo pode ser harmonizado com o contexto da festa, com a decoração de casamento, e com o estilo dos noivos. O importante é buscar profissionais de qualidade no app, que farão com que essas delícias sejam um dos pontos altos do seu evento.