Bem-casado: lembrancinha de casamento deliciosa e tradicional!
Sim, o bem-casado é lembrancinha de casamento, e uma das mais tradicionais nos enlaces brasileiros. Vocês podem apostar por esse clássico delicioso de várias maneiras. Saibam mais sobre o docinho mais famoso dos casamentos.

O mundo dos casamentos está rodeado de tradições que, às vezes, nem os próprios noivos conhecem a origem, sendo a mais doce delas o bem-casado. Com nome característico e sabor conquistador, a sobremesa é item mandatório da recepção, uma vez que o bem-casado como lembrancinha de casamento virou o hors concours no gosto coletivo. Por isso mesmo, que tal saber mais sobre ele? A gente te conta tudo que sabemos a respeito!
Índice de conteúdo
- Origem do bem-casado
- O que simboliza o bem-casado?
- O bem-casado é uma lembrancinha de casamento?
- Lembrancinha de casamento econômica
- Qual é quantidade ideal de bem-casados?
Baixe o melhor app casamenteiro!
Origem do bem-casado
O bem-casado tem mais 100 anos e, desde a sua criação, adocica os paladares nos casamentos. Mas, diferente do que muitos podem imaginar, ele não teve origem no Brasil. Criado em Portugal, foi trazido ao país na época da colonização, descendendo indiretamente do "alfajor árabe". Na terra lusitana, é chamado de “casadinho”, cabendo o rebatismo a nós, que o colocamos no posto de lembrancinha de casamento padrão feito de massa de pão de ló e doce de leite.
Pode interessar:
- 140 Lembrancinhas de casamento que vão deixar os convidados apaixonados!
- Lembrancinhas de casamento diferentes: ideias para surpreender os convidados!
O que simboliza o bem-casado?
Como o nome já deixa claro, ele é o símbolo da união. Diz a tradição que o doce ainda representa a prosperidade, abençoando quem o degusta com a sorte e a mesma felicidade dos noivos.
O bem-casado é uma lembrancinha de casamento?
Sim, a lembrancinha bem-casado é a favorita de muitos casais. Com o passar dos anos, a sua apresentação foi sendo inovada, sendo possível oferecê-los em diversas embalagens (tecido, caixinhas de papelão, bolsinhas de pano, etc.), segundo o estilo do casamento. Mas de tão célebre, sua presença na festa já garante um toque tradicional à recepção.
Peça aqui o bem-casado lembrancinha
Lembrancinha de casamento econômica
Feitos a partir de uma massa simples de “pão de ló”, o bem-casado costuma ter uma ótima relação custo-benefício, sendo uma ótima lembrancinha de casamento econômica. O recheio mais usado é o de doce de leite, mas também é possível optar por chocolate, fios de ovos (que são os tradicionais portugueses), leite condensado, morango ou outro sabor que prefiram. Lembrem-se apenas de que devem prover uma boa quantidade, já que é impossível comer um só (abaixo explicamos como calcular a quantidade). Ainda assim, o bem-casado para lembrança de casamento é uma das mais em conta.
Qual é quantidade ideal de bem-casados?
Basta ir em uma única festa de casamento para saber a conta de bem-casado nunca pode se restringir a um por pessoa. Os convidados apreciam o doce o suficiente para comer já na festa e ainda querem mais para levar para a casa. Por isso, os profissionais recomendam uma conta de 3 a 4 doces, em média, por pessoa. Essa é a quantidade ideal para os convidados se deliciarem sem limitações.
Amado por todos, o bem-casado é indispensável em qualquer celebração de casamento. Além de dar um toque muito especial à mesa do bolo, incrementa a decoração quando exposto em centenas ou milhares em suportes de porcelana, ou cristal nas bandejas e nos carrinhos de chá. Mas, verdade seja dita, pouco importa onde: se a presença do bem-casado como lembrancinha de casamento está garantida, a felicidade dos convidados também está!