Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Quais são as funções dos pajens e daminhas no casamento?

Aproveite a criançada da família e dê uma função útil para cada um deles. Além de trazer beleza e fofura para sua celebração, eles podem ajudar bastante em detalhes da cerimônia

Ainda sem cerimonialista? 🗒
Peça informações e preços a negócios de Cerimonialista perto de você

pajens e daminhas

Pode ter nascido assim a vontade de algumas mulheres em entrar na igreja vestida de noiva, véu e grinalda: quando, pela primeira vez, foi daminha de honra. E quando chega a hora do "sim", entre as decisões a serem tomadas está a escolha das daminhas e pajens. Mas vocês já sabem tudo sobre essa tarefa?

Não são apenas os noivos que arrancam suspiros, as crianças que participam da cerimônia também são grandes responsáveis por emocionar os convidados. E, além da fofura, quais são as funções das daminhas e pajens do casamento? Tire aqui todas as dúvidas sobre o que os pequenos devem fazer para organizar a sua entrada!

pajens e daminhas

Encontre os lookinhos para as daminhas

Quais são as funções dos pajens e daminhas? 

Simbolicamente, a tarefa dos convidados mais jovens no cortejo é adicionar encanto e delicadeza a uma ocasião solene. Encarregá-los de portar joias ou flores na sua caminhada dentre os demais convidados são duas das mais populares formas de incluí-los na cerimônia. Mas afinal de contas, com o que devem entrar os pajens e daminhas? Trazemos aqui as tarefas costumeiras e também algumas possibilidades e sugestões:

Porta-alianças

A função mais prestigiosa para dama de honra e pajens é a de levar as alianças até o casal no altar. Simbolizando a esperança na união que será celebrada, tradicionalmente é uma criança que recebe a tarefa de carregar o porta-joias contendo os anéis. Ocasiões mais informais e contemporâneas permitem encarregar mais de um portador para os símbolos do compromisso.

Floristas

Uma forma especialmente adorável de incluir estes convidados de honra é associá-los às flores que decoram o casamento. Daminhas de casamento (ou mesmo pajens, por que não?) portando uma cesta e jogando pétalas no caminho logo antes da noiva adicionam um toque ainda mais romântico ao momento tão esperado. Outra possibilidade é orientá-los a distribuir flores entre os convidados.

pajens e daminhas pajem

Procurando promoções?

Objetos personalizados

Além das funções mais tradicionais, pajens e daminhas podem levar consigo itens com importância estética ou simbólica na sua caminhada até o altar. É uma oportunidade de brincar com a temática da ocasião: de mini buquês e ursinhos de pelúcia a doces ou balões coloridos, são inúmeras as possibilidades de enriquecer a cerimônia de forma divertida.

Mensagens

Uma tendência contemporânea que se popularizou é a de convocá-los para exibir mensagens emocionantes ou bem-humoradas aos convidados. Há casais que optam por anunciar que “lá vem a noiva”, enquanto outros arrancam risadas com “até que enfim, casados!”. Seja com uma plaquinha, uma faixa ou uma lousa, é uma forma garantida de trazer leveza à ocasião.

Companhia especial

Em algumas situações, a mera presença dos pajens e daminhas de casamento é mais significativa do que qualquer objeto que estejam levando consigo. Alguns recebem a missão de auxiliar a noiva com um véu ou cauda especialmente longa, por exemplo. Os mais responsáveis podem acompanhar familiares mais idosos até seus lugares, gerando um emocionante contraste entre gerações.

pajens e daminhas

Quem escolher para ser daminha e pajem do casamento

Dependendo do tamanho das famílias, é possível haver uma abundância de opções possíveis entre irmãos, sobrinhos, afilhados ou filhos (de amigos, parentes ou dos próprios noivos). Lembrem-se que, diferentemente da maior parte dos convidados, estes terão importantes funções na cerimônia. Dentre tantas possibilidades, quais critérios devemos ter em mente ao selecionar os pequenos?

Considerem o seu grau de proximidade com a criança e seus responsáveis, pois é essencial que a daminha ou pajem se sinta à vontade com os noivos. É uma precaução também válida para reduzir o risco de uma desistência na última hora. Leve em consideração a personalidade do convidado: crianças tímidas requerem cuidado especial em uma situação de exposição frente a convidados e fotógrafos. Por sua vez, as mais levadas podem não ser capazes de cumprir funções que exijam maior maturidade.

Qual é a ordem certa da entrada dos pajens e daminhas?

O protocolo não é tão rígido neste aspecto quanto em outras tradições matrimoniais. Sendo assim, a ordem destes convidados de honra no cortejo dependerá mais das suas funções. O mais comum é que entrem em cena logo antes da noiva, especialmente se tiverem a tarefa de florista. A exceção é para o pajem ou daminha de casamento encarregado de carregar as alianças: estes costumam se aproximar do altar já com todos a postos.

pajens e daminhas

Baixe o Checklist para o Dia C

Ensaios

É importante ensaiar algumas vezes com a dama e pajem exatamente como será a entrada e a função de cada um. Seja a cerimônia religiosa ou não, certamente há um andamento desejado para os ritos. Se vocês são um casal detalhista e esperam que saia tudo perfeito, não pulem este passo.

Só não se esqueçam de que são crianças e, às vezes, tudo pode sair do planejado. Afinal, a espontaneidade e imprevisibilidade são parte do charme dos pequenos! Portanto, realizem os ensaios, mas confiem em seus pajens e daminhas de casamento para não se preocuparem excessivamente com isso no dia.

Também irá interessar:

pajens e daminhas

Adultos

Tem quem prefira escolher alguém especial para levar as alianças, ou qualquer outro objeto que será usado na cerimônia, e nem sempre são crianças. O protocolo, como já falado anteriormente, não impõe regras de idade. O casal pode escolher a sua pessoa especial para esse momento, independentemente de quando ela tenha nascido.

Se vocês já têm um adulto pensado para levar as alianças, mas não querem deixar a fofura das crianças de lado, podem optar pelos dois e coloque as daminhas e pajens levando alguma das opções citadas!

Há quem siga os protocolos e há quem fuja do tradicional e tem aqueles, mas a verdade é que o importante é dar o sentido que o casal deseje para essa parte da cerimônia. Agora que já entenderam bem quais o que fazem os pajens e daminhas de casamento, organizem bem a entrada das suas crianças para que tudo saia perfeito (ou com algumas risadas, que também fazem parte!).

Ainda sem cerimonialista? 🗒
Peça informações e preços a negócios de Cerimonialista perto de você