Amazing Fotografia
Amazing Fotografia

Pode ter nascido aí a sua vontade de entrar na igreja de vestido de noiva, véu e grinalda: quando, pela primeira vez você foi daminha de honra. Mas até que chegue seu momento de organizar essa festa, muitas especificações que englobam o mundo nupcial só são conhecidas na preparação do evento. Talvez vocês nunca tinham parado para pensar nos detalhes de embalagens de lembrancinhas de casamento ou então perderam horas pesquisando o que escrever no convite de casamento. E quando chega a hora de escolher as daminhas e pajens, já sabem tudo que deveriam saber sobre essa tarefa? Não são apenas os noivos que arrancam suspiros ao entrar na cerimônia, as damas e pajens também são grandes responsáveis por emocionar os convidados. Tem quem fuja do tradicional e tem aqueles que preferem ater-se ao protocolo, mas a verdade é que nessa hora o que importa é dar o sentido que deseje para essa parte da cerimônia. Confira qual a função das daminhas e pajens e saiba organizar a sua entrada.

Cena Mídia | Filmes
Cena Mídia | Filmes

Quem escolher

Vale de tudo: sobrinhos, filhos, filhos de amigos, afilhados, etc. Mas leve em conta o grau de intimidade, já que vocês devem ter certeza que eles não irão desistir em cima da hora e que irão seguir com o combinado. Não deixem de explicar às crianças que este é um dia e um momento muito especial para vocês. Alertem que haverá muitas pessoas e fotógrafos, para que eles não “travem” na entrada. Quanto a idade, não existe regra, as daminhas e pajens podem ser de qualquer idade. Só lembre-se de que eles irão entrar em uma igreja lotada com um lindo (mini) modelo de vestido para festa ou pequeno traje masculino, e isso pode intimidar os mais novos. Também deve-se pensar qual a função que eles irão realizar para ponderar a idade, isso porque existem diferentes funções.

Funções

Além da tradicional entrada com alianças, existem outras. Listamos algumas opções para você que quer fugir do tradicional e inovar:

Plaquinhas: Já muito usadas pelos noivos, eles escolhem as crianças para levarem plaquinhas com frases curtas de amor ou que podem ser um simples anúncio de “lá vem a noiva”. Não tem como não se emocionar com as crianças levando lindas mensagens para preparar o coração, antes que toque a música de casamento para entrada da noiva.

Pétalas: os escolhidos, ou apenas um deles, vão com uma cesta cheia de pétalas jogando no caminho antes da noiva entrar, deixando o ambiente ainda mais romântico. Pode escolher as pétalas de acordo com o estilo da festa. Se escolheram decoração de casamento rústico, por exemplo, podem optar por folhagens ou lindas pétalas de flores do campo. Para as mais tradicionais, as pétalas de rosas vermelhas ou brancas são perfeitas.

Buquês: Tem quem opte pelos mini buquês de flores, ursinhos de pelúcia ou doces para os acessórios das daminhas. Enquanto caminham até o altar levam esses complementos que dará ainda mais charme ao momento.

Karib Ribeiro Photos
Karib Ribeiro Photos

Ensaios

É importante ensaiar algumas vezes com a dama e pajem exatamente como será a entrada e a função de cada um. Se você é detalhista e espera que saia tudo perfeito não pule este passo. Só não se esqueça que são crianças e, às vezes, tudo pode sair fora do planejado. Mas estes improvisos espontâneos deles dão mais graça à entrada! Então, sem muitas preocupações no dia quanto a isso e deixe que os pequenos se comportem naturalmente. Aproveite o dia para decidir a decoração da igreja de casamento, caso a cerimônia seja religiosa, e marque um ensaio com eles.

Campos do Jordão Fotografia Criativa
Campos do Jordão Fotografia Criativa

Adultos

Tem quem prefira escolher alguém especial para levar as alianças, ou qualquer outro objeto que será usado na cerimônia, e nem sempre são crianças. O protocolo, como já falado anteriormente, não coloca muitas regras. Você pode escolher a sua pessoa especial para esse momento independentemente da idade. Se vocês já têm um adulto que leve as alianças, mas não querem deixar a fofura das crianças de lado, optem pelos dois e coloque as daminhas e pajens levando alguma das opções citadas!

Preparados para entrarem juntos quando a música para casamento tocar? Antes de fazer sua entrada triunfal, com penteado para casamento perfeito e vestido que arrancará suspiros dos convidados, serão eles os responsáveis pelo show, por isso organize bem a entrada de seus pajens e daminhas, para que tudo saia perfeito como sempre sonhou.