Ravena Garden Buffet
Ravena Garden Buffet

Toda tradição de casamento começou com alguém inovando na hora de subir ao altar. Foi assim com o vestido de noiva branco, o lançamento do buquê de flores, o corte do bolo, a chuva de arroz e todo e qualquer costume que se tem notícia e seja bem difundido no Brasil e no mundo. Por isso, não custa tentar iniciar uma nova era de práticas cujo intuito seja celebrar o amor e a conexão do casal entre si e com seus convidados. Já pensou se alguma nova tradição de casamento pega com a sua ajuda e você pode ver seus filhos e netos as reproduzindo no futuro? Sem dúvida é algo do qual o casal terá de se orgulhar! 

Outra alternativa é simplesmente introduzir por aqui alguma já praticada em outro canto do mundo e que não seja muito conhecida. Tudo o que o par tiver disposto a vivenciar em conjunto será válido e, no mínimo, irá render boas memórias para lembrar a sua união foi única e divertida ao render surpresas.

Jean Mattos Fotografia
Jean Mattos Fotografia

Primeira dança coreografada

A dança surpresa da noiva ou do noivo coreografada com as madrinhas ou os padrinhos já é uma realidade há algum tempo. Mas abrir a pista de dança juntos com passos ensaiados mostrando que a afinidade, coesão e a conexão do casal é forte até nisso está longe de ser algo feito pela maioria. Os pares, no geral, ainda preferem uma dança lenta e emotiva.

Além de render um tempo extra juntos nos ensaios, esta é a chance que têm de tornar os preparativos divertidos enquanto reforçam as máximas da cumplicidade, da parceria, do bom humor, da paciência e da confiança, para a execução da coreografia e da história a dois no grande dia. Com o bônus que a empreitada abrirá a pista com a energia lá no alto, já incentivando os convidados a fazerem o mesmo ao ritmo das músicas para casamento.   

Guilherme Rodrigues
Guilherme Rodrigues

Agradecimento personalizado 

Distribuir cartõezinhos com agradecimentos e dedicatórias exclusivas e personalizadas para cada um dos chamados é algo sensível, simpático e lisonjeiro com quem foi testemunhar a união. Mostra ainda reciprocidade com quem gastou seu tempo, energia e dinheiro para tornar os primeiros momentos do casal em algo especial. Para quem é supersticioso, energia boa jogada aos outros é sempre recompensada de volta pelo universo. Sobretudo numa ocasião em que o par está ali dando início oficialmente a uma nova família, fazer bem a núcleos familiares já constituídos chama a boa sorte.

Coquetel exclusivo

Todo par possui uma química única no mundo, que inclui as preferências, gostos e memórias afetivas que podem resultar em uma receita também única de coquetel. Por que não? Com o auxílio do mixologista, é possível chegar a uma receita original que reúna os ingredientes favoritos dos pombinhos, a quem caberá batizar a bebida. Será uma agradável surpresa aos seus amigos e familiares, que se sentirão desafiados a reproduzirem o drink e a desenvolverem uma nova fórmula só deles quando tiverem a oportunidade. Tem tudo para ser o início de uma corrente divertida para se desbravar novos sabores e combinações e ainda promover competições etílicas!

Flambar Performance Cocktails
Flambar Performance Cocktails

Filtros nas redes sociais

Para que se restringir às hashtags do casório quando é possível realizar o sonho do filtro próprio? Basta entrar em contato com um designer e por uma quantia baixa fazer isso acontecer. Os convidados serão incentivados a usá-lo, gerando assim muitos registros engraçados entre as selfies e fotos em grupo nessa espécie de cabine virtual. Pode-se brincar de colocar véu e grinalda e uma cartola nos casais, ou ainda produzir uma capa em família em preto branco ao estilo vintage que inclua artificialmente o animal de estimação do par – ou mesmo o filho que ainda virá. O céu é o limite para a criatividade.

Jogos para os adultos

Pode-se tornar tudo ainda mais ousado e alto-astral produzindo jogos ou gincanas a serem cumpridas pelos convidados. Algumas brincadeiras conhecidas como corrida de saco, estouro de balões e dança da laranja podem ser as eleitas ou colocá-las como parte de algum grande circuito em que o par vencedor leva um prêmio. Ele pode ser até mesmo – pasme – o buquê de flores. Apenas embarque na ideia. 

Nosso Celeiro
Nosso Celeiro

Reivenção do "sequestro" da noiva

Esta é mais um costume importado que pode render boas histórias, e que tem ganhado adeptos no Brasil. Na Romênia, antes da cerimônia, os convidados trabalham conjuntamente para "sequestrar" a noiva de maneira divertida, levando-a para um local não revelado e exigindo um "resgate" do par. Pedidos típicos? Algumas garrafas de bebida ou que ele (ela) cante uma canção de amor na frente de todos endereçada à sua amada. E o divertido é que aqui o tal sequestro vale tanto para noivas quanto para os noivos!

Superstição da realeza 

No País de Gales, que compõe o Reino Unido, as noivas pensam não apenas em si mesmas no grande dia, mas também naquelas ao seu lado na festa. Assim, o buquê inclui murta, erva que simboliza o amor e que, após a cerimônia, é repartida entre cada uma das madrinhas. A própria duquesa Kate Middleton tinha uma murta em seu arranjo. A tradição de casamento galesa diz que se uma presenteada plantar a muda e ela florescer, ela será a próxima a se casar, e muitas madrinhas brasileiras já têm ganhado o seu raminho.

Patricia Curi Flores e Eventos
Patricia Curi Flores e Eventos

Insira as novas tradições de casamento no grande dia e surpreenda-se a ver o sucesso que farão. Toda história memorável precisa de uma dose de ousadia que o próprio par pode providenciar para além das superstições cujos significados se perderam ou envelheceram mal. Portanto, não se melindre em largar algo que aos seus olhos pareça datado e sem sentido para dar espaço ao moderno, incluindo novas tradições de casamento.