Promotrip

Os noivos gastam muitos dias para decidirem o estilo da decoração de casamento, horas e horas na busca por inspirações para as lembrancinhas de casamento e, depois de escolhidos os trajes, podem precisar de meses até chegar à elaboração do vestido de noiva ideal. Mas quando o dia C finalmente chega, verão como a festa passa em um piscar de olhos. Por isso, uma boa programação do dia é essencial, assim poderão aproveitar e fazer render cada minuto da festa.

As fotografias são um registro fundamental para os noivos e, se deixarem de organizar a logística do momento da fotos, duas possibilidades podem ocorrer: ou não terão o álbum como sempre sonharam, ou não desfrutarão da festa como imaginaram. Por isso, aqui vão algumas dicas para otimizar o tempo e não deixar nenhuma foto importante de fora.

Regiane Freitas

Roteiro do dia

Como já dissemos, uma boa programação é essencial e ela vai muito além da hora certa para a música de casamento para entrada, ou a hora do corte do corte do bolo. Para a festa é recomendável um roteiro onde todos os pequenos detalhes do dia estarão previstos, e as fotos com os convidados também. Geralmente os noivos preferem reservar um momento depois de terminada a cerimônia, junto com a fila de cumprimentos, mas tudo pode ser conversado com a equipe de fotos.

Para a fotógrafa Patrícia, à frente do estúdio EntreOlhares, a maioria dos casais quer curtir o seu dia e, por isso, para ganhar tempo, ela e sua equipe se dividem. "Um de nossos fotógrafos acompanha os noivos e faz fotos espontâneas o tempo inteiro, outro passa em todas as mesas e registra os convidados", explica, e completa: "Durante a festa, conforme os noivos solicitam, fazemos as fotos deles com os convidados, pois alguns clientes fazem questão de algumas fotos com alguns convidados específicos". E, para que tudo saia da melhor forma, ela dá algumas dicas:

  • É importante ter foco, fazer a parte de protocolo primeiro: fotos de bolo, primeira dança, jogada do buquê, etc.
  • Evitar conversar e interromper eesses momentos, para agilizar tudo, seguindo o planejamento do casamento com o auxílio da assessoria e/ou equipe de cerimonial.
  • Sempre de tratar os convidados com carinho e explicar que assim que terminarem tudo, darão atenção a todos. "A melhor forma é essa comunicação acontecer diretamente entre noivos e convidados, jamais através dos fornecedores", enfatiza.

Gabriel Godoi Fotografia

Atenção à quantidade de convidados

O número de convidados de um casamento também muda a dinâmica das fotografias, e os profiissionais podem se adaptar a cada quantidade. "Em casamentos pequenos a dificuldade é zero, nós pedimos que os noivos, de forma delicada, avisem rapidamente aos convidados que irão fazer apenas a foto e que depois retornam para que possam receber os cumprimentos e conversar mais à vontade. Dessa forma aceleramos o processo", explica a fotógrafa.
Já em casamentos grandes, com muitos convidados, Patrícia sugere que os fotógrafos façam as fotos dos convidados nas mesas, sem o casal. E, para que tudo fique claro para todos, ela recomenda que, quando forem agradecer a todos com um microfone, os noivos expliquem que não passarão nas mesas, e que os convidem à pista de dança. "Assim as fotos ficam mais espontâneas e bonitas".

Emily Milioli Photography

Programem-se com padrinhos

Eles terão um papel muito importante na cerimônia, irão testemunhar a união, o momento em que trocam as frases curtas de amor e as alianças. E no seu álbum não pode faltar fotos com padrinhos, madrinhas e pais. Ainda que vocês tenham um roteiro meticuloso contando os minutos para as fotos com eles, nada adiantará se eles não forem informados. Em uma festa com tantos convidados e muitas distrações, vocês podem perder minutos preciosos em busca dos padrinhos para que todos estejam nas fotos, por isso diga a eles os detalhes sobre a hora e o local onde devem comparecer para os registros fotográficos.

Aceitem ajudas

Não é fácil serem os protagonistas e anfitriões da festa, e ainda terem que controlar detalhes como esses, que ao final fazem uma grande diferença. Os noivos já terão muito com o que lidar nesse dia, as emoções em colocar o sapato de noiva branco e ir ao encontro do noivo, a troca de votos, os brindes, etc. Por isso, deixem que outras pessoas, de preferência profissionais, coordenem esse momento. Eles saberão mais do que ninguém como controlar esses movimentos. Tirem essa função dos ombros e deixem que esse dia seja apenas desfrutar a festa.

Pamela Kieper Fotografia

Fotos apenas com fotógrafos

Sim, é claro que seus amigos irão querer registrar cada momento desse lindo dia. Mas se cada um deles resolver tirar uma foto com o casal da noite, os noivos passarão toda a festa entre selfies. Por isso muitos noivos pedem para que seus convidados deixem de lados os celulares e aproveitem a celebração que tanto se dedicaram em organizar. Podem deixar no texto do convite de casamento essa observação, pedindo para que os convidados deixem à cargo dos profissionais os registros dos noivos, eles estarão preparados. "Muitas coisas podem acontecer em uma festa, mas nós buscamos nos adequar a todas as situações. Como fotógrafos temos consciência de que cada casamento é um grande dia para o casal, e tudo tem que ser perfeito. A melhor forma de garantir que tudo dê certo é contratar fornecedores comprometidos com seu trabalho e que tenham espírito de equipe, já que são muitos serviços acontecendo ao mesmo tempo em prol de um único objetivo que é: dar certo!", arremata Patrícia.

Luciana Teixeira - Fotografia e Filmagem

É muito importante ter recordações e registros desse em dia em que colocaram o sapato de noiva, o traje de noivo e todos os acessórios, e subiram ao altar na presença dos convidados para confirmarem esse amor. Mas é importante também que possam desfrutar da festa, dançando até a última música de casamento. Por isso não deixem de se programar para que as fotos não roubem todo o tempo de vocês.