Fran Hoffmann Fotografia
Fran Hoffmann Fotografia

Os registros do casamento são uma espécie de relíquia para quem diz "sim". As fotografias serão admiradas e "re-admiradas" mil vezes, vocês vão se deliciar com momentos marcantes do dia, como a entrada na igreja, as lágrimas emocionadas dos pais e avós, o corte do bolo de casamento, seguido por um brinde divertido entre os amigos. Serão tantos e tantos instantes memoráveis que é difícil escolher apenas alguns.

Muitas mulheres, antes de entrar pelo corredor, optam por fazer um ensaio pré-casamento express, para garantirem fotos do vestido de noiva já com o visual perfeito, quando já estão maquiadas e com o seu penteado de casamento impecável. Mas se existe algo que não pode faltar no álbum são os bastidores! A preparação da noiva é repleta de emoção, quando ela está com os nervos à flor da pele e, aos poucos, tudo o que idealizou vai ganhando forma, tornando-se realidade, ao lado das mulheres da sua família e suas amigas mais íntimas. Para que nenhum clique fique de fora, fizemos uma lista das 10 fotos da preparação que não podem faltar! 

Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

1. O tal do vestido

Escolher o modelo de vestido de noiva perfeito provavelmente levou meses. Poucas são as mulheres que conseguem escolher rapidamente o seu e, ainda assim, muitas vezes é preciso recorrer a um profissional para deixá-lo perfeitamente ajustado. Sendo assim, nada mais justo de que o seu álbum tenha fotos desse protagonista. Ele merece uma foto onde reine sozinho, no cenário que tiver mais a sua cara, seja no quarto onde irá se arrumar, na cama, delicadamente pendurado em uma árvore, se for um casamento no campo, pode ter um toque divertido, ou pode estar em um cabine confeccionado especialmente para a ocasião.

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

2. Os sapatos

O vestido é o protagonista, isso é inegável, mas cada detalhe do seu look nupcial tem importância, e deve estar registrado no álbum. Você pensou em todos os pormenores com o mesmo carinho e com a mesma dedicação, então não se esqueça de pedir imagens de um dos acessórios de destaque durante a sua caminhada até a pessoa amada: o seu belo par de sapatos de noiva brancos (ou de outras cores!). Para esse tipo de imagem, você contará também com a sensibilidade do fotógrafo, que dará dicas de ângulos, iluminação e locais diferentes.

Fran Hoffmann Fotografia
Fran Hoffmann Fotografia

3. A maquiagem

A maquiagem será feita antes de você colocar o vestido. Essa é uma das fotografias mais íntimas, a noiva com a sua bata, sentindo um misto de relaxamento e nervosismo. O fotógrafo poderá fazer imagens aproximadas, de closes do seu rosto, e mais distantes. E se o momento for compartilhado com as madrinhas, a sua mãe e a sua avó, por exemplo, será perfeito para fotografias em clima de festa! 

Amanda Francelino
Amanda Francelino

4. O penteado

Outro item que deve ser registrado. Cada noiva escolhe um modelo de penteado para casamento distinto, que tenha a ver com sua personalidade e com a identidade visual do dia. Esse é um estilo que você, com certeza, não usa todos os dias, então faça o máximo de fotos que puder! Nos primeiros momentos da recepção ele estará impecável, mas dificilmente uma foto ao final da festa conseguirá captar o seu cabelo exatamente como começou, então aproveite a preparação para documentar todos os ângulos. 

Um Girassol
Um Girassol

5. Os votos

Ainda que já tenha escrito e reescrito os votos ao longo dos meses de organização, nas horas que antecedem o "sim" você pode usar alguns minutos para passar à limpo o seu texto, rever todas as  frases curtas de amor que irá dizer ao seu amor.

Umbra Photography
Umbra Photography

Escrevê-las à mão dará um toque pessoal lindo, e enquanto você repassa linha por linha, memorizando as declarações, a equipe de fotógrafos poderá fazer esse "flagra". São imagens delicadas e sensíveis, e você gostará de relembrar esse instante, quando todo o filme da trajetória de amor passará pela sua cabeça. 

Fotógrafa Tânia Bauer
Fotógrafa Tânia Bauer

6. Os últimos ajustes

A maquiagem e o penteado são os primeiros itens de beleza a ficarem prontos. O vestido vem depois. Você contará com ajuda para colocá-lo e, caso haja algum detalhe fora de lugar, imediatamente suas fiéis escudeiras te ajudarão a arrumar. Aos poucos o tecido vai se acomodando no seu corpo, você irá se mexer com cuidado, para sentir a mobilidade que te dá e, de repente, irá se deparar com um espelho. Nesse momento você se dará conta de que realmente é uma noiva, e será um registro emocionante.  

Fran Hoffmann Fotografia
Fran Hoffmann Fotografia

7. Os acessórios

Uma foto dos acessórios fará você viajar por uma linha do tempo quando, daqui alguns anos, voltar a olhar o álbum. O perfume que usava na época continuará sendo o seu aroma? As joias seguem com você ou estarão com a sua filha? Você se emocionará ao ver os itens que eram indispensáveis, e pode até ser que algum deles, que tenha pertencido à sua mãe ou avó, sejam ainda as suas relíquias do coração. 

Infok Imagem
Infok Imagem

8. As madrinhas

O critério para escolher uma madrinha é o grau de companheirismo entre vocês, que compartilharam (e seguem compartilhando) suas histórias e experiências. Cada uma das amigas que aceitou estar ao seu lado nesse momento faz parte da sua vida de forma ativa, e você também tem importância para elas, por isso as imagens da sua preparação juntas não devem ficar de fora. Podem ser fotos espontâneas, durante a preparação, enquanto todas se arrumam juntas, ou poses engraçadas e "clássicas" de vocês. 

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

9. Mães, pais e avós

Existem momentos em que a noiva sairá sozinha em suas fotografias, protagonista absoluta dos cliques. Mas existem horas em você precisará de uma força extra, e ela virá das pessoas que te apoiaram em toda essa jornada. As fotos de bastidores com os seus pais, juntos ou separados, ou com seus avós, são muito importantes. 

Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

10. Tudo pronto! Hora da saída para o "sim"

Depois de todo o visual estar impecável, é hora de respirar fundo. Falta pouco para o "sim", e toda a sua preparação já foi documentada. Você está pronta, divina, exatamente como havia sonhado e, apesar da possível ansiedade (absolutamente normal), pode respirar aliviada porque tudo está correndo da forma como planejou. Sinta-se grata, dê risadas, coloque a sua música preferida, e que tal um champanhe para relaxar? O fotógrafo já se encarregará de fazer os melhores cliques desse momento! 

John Brandão Fotografia
John Brandão Fotografia

making of será apenas a primeira parte de um dia repleto de fortes emoções. A preparação são os momentos em que todas as expectativas estarão transbordando nos seus olhos, e será emocionante poder rever esse olhar de quem ainda não sabe como tudo será, mas de quem tem certeza de que será um dos dias mais felizes da vida a dois. É hora de pegar o seu buquê de flores e contar os minutos para entrar pelo corredor, enquanto o seu amor te espera.