Jaíne Néris Fotografia
Jaíne Néris Fotografia

Entre o "sim" no altar e a festa não resta tanto tempo para a equipe de fotografia inovar muito nos cliques do casal. Cada minuto entre a cerimônia e a recepção é disputado também com maquiador, cerimonialista e convidados do par, ansiosos pela hora que poderão dançar e se divertir ao lado dos familiares e amigos. Por isso, o ensaio de pós-casamento surge como uma boa solução para eternizar com mais calma e encanto os detalhes do vestido de noiva e/ou do traje do noivo em um cenário menos óbvio e diferente dos locais da celebração. Depois de meses de preparação e estresse, os corações apaixonados merecem mais uma oportunidade de se verem vestidos à caráter para festejarem o fato de estarem finalmente casados. Uma iniciativa que pode render belas lembrancinhas de casamento, com as fotos do ensaio sendo usadas para agradecer a presença dos convidados.

E o que seria o ensaio pós-casamento? É uma sessão fotográfica onde o casal novamente usa os trajes utilizados na cerimônia sem o nervosismo do dia e a preocupação em dar atenção para outras pessoas. Em resumo, é o “enfim, sós” sob as lentes de um fotógrafo. Por isso mesmo, uma oportunidade perfeita de se permitir, junto do seu amor, ser eternizado em novos ângulos, cenários e temas. Reunimos aqui algumas dicas de garantir que as fotos fiquem incríveis.

Renan Radici Fotografia
Renan Radici Fotografia

1. Escolham um local de tirar o fôlego

  • Eleger um mirante ou local em um ponto alto da cidade para fazer as fotos rendem panorâmicas incríveis e a possibilidade de registrar o sol no horizonte;
  • Há quem escolha as montanhas e canyons justamente pelo efeito incrível que propicia às imagens;
  •  Espelhos d’água também conferem um charme imbatível ao momento, assim como os cliques na praia e nos campos de flores para casamento

Estúdio Mayckon Santos
Estúdio Mayckon Santos

2. Planejem o melhor horário

Saber aproveitar a luz do sol é fundamental para uma foto mais natural, bonita e iluminada. Deve-se evitar, no entanto, o sol a pino, quando a luz tende a ficar estourada e os modelos terão dificuldade para manter os olhos abertos. Os horários ideais para os ensaios ao ar livre é o final da tarde (a chamada golden hour) e o início da manhã, sempre.

Afonso Martins Fotografia
Afonso Martins Fotografia

3. Não tenham medo de se sujar

Passada a preocupação em deixar o seu modelo de vestido de noiva impecável para a cerimônia, que tal protagonizar com ele momentos debaixo d’água ou mesmo em meio à lama? Quanto mais inusitada a situação vestindo os trajes formais, mais interessante e descontraído tende a ser o ensaio. Afinal, o momento da cobrança social em estar perfeita já passou e pode-se captar situações mais espontâneas do casal. Só não considere manchar a roupa em hipótese alguma caso tenha optado pelo aluguel de vestido de noiva.

Recordando Foto & FIlme
Recordando Foto & FIlme

4. Contem uma história nas fotos

Não há quem não curta uma história em quadrinhos. A lógica pode ser aplicada às fotos para registrar vários momentos de uma mesma narrativa, que deve ser disposta em sequência no álbum. Mesmo uma mesma imagem pode reunir todos os elementos que contem o início, o meio e o fim de uma história, como cachorro prestes a derrubar o noivo enquanto seu par tenta alertá-lo para o perigo, ou a caminhada dos noivos na direção de um lugar importante... Deixem a criatividade guiar!

Dande Porto Fotografia
Dande Porto Fotografia

5. Lua de mel como cenário

Já consideraram levar seu fotógrafo para o destino de sua lua de mel? Cada vez mais casais aderem a esta ideia. Lá, ele conseguirá também promover imagens sem iguais da primeira viagem oficial do casal em meio às trocas de frases curtas de amor. Imagine realizar o ensaio pós-casamento com as águas da Bahia, do Caribe ou da Grécia ao fundo. Ou ainda no meio do deserto, com as pirâmides do Egito de testemunha. Um luxo só. 

Thiago Brasilino Fotografia
Thiago Brasilino Fotografia

6. Inovem no look

Se o seu de sonho de infância era casar usando um look mais tradicional,esta é a hora perfeita para tentar ousar e combiná-lo com uma jaqueta jeans, ou uma maquiagem digna de bloco de Carnaval e o que mais sua criatividade lhe permitir. Brinque, permita-se e viva o momento ao lado do seu amado ou amada.

Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

Mais do que qualquer ensaio já realizado, a sessão pós-casamento é a hora perfeita de relaxar e permitir que o fotógrafo capte a verdadeira essência do casal. Um beijo em meio aos cabelos bagunçados pelo vento, livres da perfeição dos penteados para casamento, pode ser tão belo e romântico quanto uma produção intocável digna de tapete vermelho. Não tenham medo de ousar, caso este seja o seu estilo. Do contrário, tentem fazer pequenas mudanças, como, no caso de uma noiva, posar com um buquê de flores diferente do jogado ao final da festa ou uma paleta de cores para a maquiagem diferente da escolhida para a cerimônia. Entendam que estas fotos são um presente que o casal escolheu dar para si, então curtam enquanto o produzem!