Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

3 Estilos de décor para as mesas da recepção: qual combina com o seu dia?

Casamentos no campo, na cidade, na fazenda e até na praia têm decorações de mesa específicas e igualmente especiais. Descubra algumas ideias tradicionais e diferentes dos estilos!

12
Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Lira Fotógrafo

A mesa posta não é apenas uma mesa decorada e que segue a etiqueta da posição de talheres, pratos e taças. É também um estilo de vida, uma maneira de as pessoas se reunirem, conversarem, comerem e estarem presentes naquele momento. Esse ato de comunhão entre as pessoas resgata uma rotina vivida em épocas anteriores e recria memórias afetivas, em meio a tantas distrações tecnológicas atualmente. É o contato face a face que faz a diferença.

A decoração de casamento também preza pela mesa posta na recepção onde os convidados vão se reunir para celebrar a união do par. Separamos três estilos de decoração, com os itens essenciais, para vocês se inspirarem.

1. Rústico

O estilo remete às casas de campo ou fazenda, com muito uso da madeira nos móveis e a presença de objetos antigos ou que aparentam velhos, como baús, estantes e caixas. Na decoração de casamento rústico as mesas de madeira ganham destaque e não precisam de toalha, porque basta colocar sousplats de crochê ou rattan, por exemplo. Esse material é semelhante ao bambu, mas é de outra espécie de palmeira e são trançados formando sousplats redondos, o que confere um ar rústico, mas muito charmoso.

Feito do Seu Jeito

Como o tema pede por itens naturais, não podem faltar os arranjos florais, principalmente com flores do campo coloridas em vasos de madeira ou cerâmica e os famosos cactos e suculentas que servem depois como lembrancinhas do casamento diferentes. Os talheres podem ter o cabo de bambu e para não ficar tudo em tons de marrom, optem por pratos brancos ou estampados com flores, folhas, pássaros, borboletas, beija-flores.

Felipe Lenon Fotografia

As taças podem ser de cristal para dar um toque refinado à produção e com uma cor que combine com os pratos ou a mais presente na paleta escolhida. Taças transparentes verdes ficam lindas, por exemplo. Os guardanapos de linho combinam com a ideia do rústico e o porta-guardanapo pode ser de juta, rattan ou de flores permanentes.

Carioca Rustick Locação de Móveis

2. Praiano

A decoração de mesa do casamento na praia ou com o tema praiano segue algumas ideias do rústico, como o uso de madeira, rattan, juta e linho. O que diferencia é a presença forte do tema navy, que é uma decoração de casamento azul. O azul marinho e o branco acabam sendo as cores principais e a vantagem é que combinam com outras cores como o amarelo e o vermelho nos arranjos florais. Conchas, pérolas e estrelas- do-mar artificiais espalhas pela mesa ou nos arranjos entram no clima da decoração.

Arca Fotografia

Uma ideia é usar a folha de costela-de-Adão como jogo-americano e os pratos podem ser de uma das cores citadas ou listrados, tais como os guardanapos. Tem até prato com formato de concha e estampa de corais. Os talheres com cabo de bambu também dão certo na composição.

Jardim do Mar Decorações

Porta-guardanapos com pérolas ou conchas do mar aproximam ainda mais do tema proposto, mas os de rattan, juta ou acrílico também ficam charmosos na mesa. Taças de cristal brancas, com detalhes em dourado ou até mesmo azuis. Entretanto, quem prefere fugir um pouco do tradicional azul e branco, pode se arriscar no rosa, no verde claro e nos tons de bege. E uma estampa que tem tudo a ver com o clima praiano é a de flamingos. Que tal?

Lira Fotógrafo

3. Romântico

Aqui a table decor aproveita para trazer o clássico com delicadeza e muitas estampas. Para sair um pouco do tradicional vermelho, preto e branco das decorações românticas, a proposta é abusar das cores pastel, como o rosa, o azul, o verde, o amarelo e o laranja em tons claros, ao estilo shabby chic. Se escolher duas cores dominantes, pode usar taças dos dois tons intercalados na mesa. Jogos americanos estampados com flores pequenas e delicadas ou passadeiras ao logo da mesa deixam o ambiente mais acolhedor. 

Janderson Dantas Fotógrafo

O poá e as listrinhas finas ornam com as estampas florais também para um jogo interessante de guardanapos. É uma decoração de casamento simples e elegante, mas com um toque de cor suave. Os arranjos com flores podem receber a companhia de luminárias com velas redondas pequenas ou médias ou castiçais com velas compridas. As luminárias podem ter o formato de gaiolinhas de pássaros antigas.

Projeto Memórias

Os pratos seguem a mesma paleta de tons pastel e de estampas ou o tradicional off white que combina com tudo. Há porta-guardanapos que imitam vasinhos de flores para deixar a decoração mais natural e romântica. Já os talheres podem ser dourados, prateados ou com cabos coloridos. Plaquinhas com os nomes, iniciais dos noivos ou frases curtas de amor completam o décor da mesa.

Recanto Santa Bárbara Espaços

As mesas para recepcionar os convidados são harmoniosas com as mesas de doces e do bolo de casamento, assim como os arranjos de teto e decoração do local da festa. Com certeza, todos os envolvidos na celebração vão se sentir queridos ao encontrar uma mesa posta especialmente preparada para eles.

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Outros artigos que podem te interessar