Espaço Luz
Espaço Luz

Por mais que a vestimenta do casal, um vestido de noiva e/ou um traje de noivo, sejam os itens mais desejados assim que a data é marcada, celebrar o dia com uma decoração da festa de casamento maravilhosa é quase sempre o sonho que os noivos dividem há muito tempo, e que podem pensar juntos em cada detalhe. Entre tantos pormenores que deixam o décor muito mais vistoso, alguns fazem toda a diferença e, além de enriquecerem o espaço, servem para corrigir algumas imperfeições. Portanto, é fundamental aproveitar as dicas dos profissionais que podem ajudá-los a deixar o ambiente mais harmônico, formando um cenário encantador. 

É o caso dos espelhos, que expressam sofisticação e podem ser aproveitados em lugares específicos deixando toda a ornamentação perfeita. Há várias formas de usá-los que surpreendem e transformam o local aonde são colocados, por isso, trazemos algumas ideias para incluir estes elementos "mágicos" no décor e levar mais encanto ao seu dia.

Pamela Kieper Fotografia
Pamela Kieper Fotografia

Ensaio dos noivos

Antes mesmo do dia C chegar, o espelho já pode ser utilizado. Sim, vocês podem usar e abusar desse objeto incrível no ensaio pré-casamento (e também no pós!). Tudo dependerá da criatividade do fotógrafo, e vocês também podem dar sugestões. A clássica foto do vestido de noiva, onde é possível ver o seu reflexo no espelho pode estar presente no álbum, mas é possível ir além e conseguir resultados inesperados e incríveis. As fotografas produzidas em ambientes externos são uma grande aposta, na praia ou no campo, contando com uma bela iluminação natural.

Rafa Melo Fotografia
Rafa Melo Fotografia

Para ampliar o local

Além de trazer charme ao décor, os espelhos se transformam num ótimo recurso para aumentar pequenos espaços, dão a sensação de amplitude, deixando-os visualmente maiores e com mais profundidade. O ideal é estudar o ambiente para posicioná-los da maneira correta, seja na parede de fundo do salão ou ao seu entorno, para um resultado perfeito. 

Telma Costa Flores & Eventos
Telma Costa Flores & Eventos

Na Igreja

Se achavam impossível o uso de espelhos na decoração da igreja do casamento, um presente: é possível substituir o tapete que leva ao altar por uma passarela espelhada. O efeito é bárbaro, inclusive promovendo um efeito iluminado enquanto o casal caminha em direção à nave. Uma maneira de trazer glamour até para a entrada do cortejo e, claro, dos protagonistas do dia. E não se preocupem: não há perigo de escorregar!

Officine Decor
Officine Decor

Valorizando a iluminação

O projeto de iluminação ganha força ao incluir espelhos, proporcionando efeitos maravilhosos apenas ao utilizarem esse recurso. Se a ideia é uma pista animada com músicas da festa do casamento que estimulem todos a dançar, o globo com espelhos deixa o ambiente mais propício, assim como os espelhos de led postos no chão, que causam um impacto incrível.

Mas o efeito iluminador do espelhos não está apenas durante a festa, na pista de dança. Pendurados nas paredes, o reflexo produzido por muitos espelhos pode dar mais luz ao espaço, e isso renderá fotografias incríveis enquanto vocês caminham em direção ao "sim". 

Brezan Fotografia
Brezan Fotografia

Requinte no espaço da recepção

Se o objetivo é que a decoração das mesas do casamento ganhe um toque de sofisticação, incluir espelhos no décor trará um resultado encantador. Vocês podem usar espelhinhos como marcadores de mesa, valorizando os arranjos florais que forem usados, ou até buscarem vasos com efeito espelhado, desde que esteja em harmonia com o estilo do enlace.

Há espaços de festa que, com ousadia, também acrescentam móveis espelhados, o que causa sensação de amplitude, e dá um toque futurístico sofisticado, quando visto no conjunto de todas as mesas, ideal para cerimônias formais com uma atmosfera elegante. 

Esconder algumas imperfeições

Outra vantagem que o espelho traz ao espaço é que pode ser usado como um “tapa buraco”, seja para esconder furos na parede, rachaduras aparentes ou uma viga indesejada. Também são utilizados para deixar aqueles cantinhos sem graça mais interessantes, uma vez que basta colocar um espelho estiloso na parede, um espelho de chão ou um móbile charmoso e transformar o ambiente com seu efeito.

Cakelis Delicatesse
Cakelis Delicatesse

Cuidados para dar charme simbólico ao décor

O espelho é fantástico para acrescentar elegância, mas seu uso deve ser muito bem planejado a fim de acompanhar o estilo do décor e não poluir quando utilizado em excesso. Outro cuidado fundamental équanto aos reflexos produzidos, para que não incomodem os convidados e, especialmente, que não comprometa as fotos. Por isso, conversem com o assessor e com o fotógrafo para um cenário dos sonhos sem interferências desagradáveis.

Villas Fest
Villas Fest

Molduras: estilo em evidência

A moldura é o elemento que fará um espelho se diferenciar, aquilo que definirá o seu estilo. Pensando nisso, vocês podem adaptá-las à identidade visual do dia colocando um toque pessoal mais simbólico, uma imagem, uma cor, ícones que se destaquem e deixem claro que têm a essência dos noivos. 

Luiz Medeiros Fotografia
Luiz Medeiros Fotografia

Como sempre lembramos, a composição da decoração do casamento deve ser bem estruturada, em conjunto com profissionais que possam orientá-los para seguir um conceito e deixar o ambiente maravilhoso. Muitas vezes, a falta de uma coordenação adequada pode prejudicar o resultado final. Para isso, atenção aos detalhes, para que até as plaquinhas com as frases curtas de amor estejam no seu lugar, e os espelhos só acrescentem um efeito a mais de beleza.