Carla Borges Fotografia
Carla Borges Fotografia

Entrar em uma igreja quando a música para casamento toca para a entrada, com o noivo no altar emocionado por darem início a esse sonho, e ele a vê com um lindo modelo de vestido de noiva, é o que a maioria dos casais buscam. Além da decoração de casamento perfeita, eles querem um casamento religioso com todos os tradicionais protocolos para uma benção mais que especial. Para isso, como já devem saber, é preciso muito organização e planejamento, para que tudo saia conforme esperado. Em dúvida ainda em como realizar um casamento religioso que seja um sucesso? Anote as dicas deste roteiro que elaboramos para vocês.

O Início

Noivos, tentem se organizar para começar os preparativos com uma antecedência mínima de 5 horas. Não importa onde escolheram se arrumar, imponha este tempo como limite. Se não dispensam o “Dia da Noiva/do Noivo”, com direito a massagem e outros mimos antes de dar início aos trabalhos, maquiagem e a elaboração do modelo de penteado para casamento, deixem agendado tudo previamente e tenham o máximo de cuidado para seguir as 5 horas de antecedência antes do horário de seu casamento. Se são daqueles que fazem questão de estar junto a família e amigos neste momento e se arrumarão em casa, tomem cuidado para não se deixarem levar e perder a hora! Algumas igrejas cobram taxas extras quando há atraso!

A igreja

A decoração para igreja de casamento deve começar a ser preparada cerca de 2 horas antes do início da cerimônia. Converse com o responsável por este serviço e estabeleça com ele um horário para os trabalhos se iniciarem. Procure saber se os tipos de enfeites escolhidos são de fácil montagem e se este tempo será o suficiente. Além disso, vocês também precisam saber o horário em que a equipe chegará na capela para ter certeza que terá alguém na igreja para recebê-la.

Fazenda Sobradinho
Fazenda Sobradinho

Conferência

Se vocês contrataram um cerimonialista, ou têm alguém para cuidar do andamento do casamento, este também começará a trabalhar 2 horas antes do evento. Ele será responsável pela verificação de todos os detalhes, desde a iluminação até o funcionamento dos instrumentos ou equipamentos de som utilizados e será seu braço direito para que tudo saia conforme planejado. O tempo de antecedência é importante para que, caso hajam imprevistos, eles possam resolver os problemas sem atrasos com a festa.

O início da Cerimônia

O primeiro a ocupar o lugar destinado é o padre, pastor ou celebrante de sua religião. Em seguida, o noivo posiciona-se na entrada do templo com a mãe, ou representante escolhida para esta função, e dá-se início à música de entrada de casamento do noivo. Ao chegar ao altar, ele se mantém do lado direito e a acompanhante segue para o lugar destinado.

Estúdio Victor Vila Nova
Estúdio Victor Vila Nova

Os padrinhos

Após a entrada do noivo, é a vez dos padrinhos (caso não haja a entrada do pai do noivo com a mãe da noiva). Começa a música escolhida para este momento e entram os casais intercalados, sempre começando pelos padrinhos da noiva e em seguida os do noivo, e assim sucessivamente. Os homens sempre ficam à direita, para que as mulheres possam dar o braço direito a eles. Quando chegarem ao altar, os padrinhos da noiva seguem para o lado esquerdo e os do noivo para o direito.

O momento mais esperado

Agora é a vez da noiva, que normalmente está acompanhada do pai. Hoje é comum a noiva entrar com os pais, um de cada lado ou mesmo sozinha. Quando inicia a sua música, ou a marcha nupcial, entram as daminhas e pajens, se houver, e em seguida a noiva. Se ela estiver com o pai, ele a entregará para o noivo e depois ficará ao lado esquerdo de sua esposa.

A cerimônia

Nem sempre se mantém a música, mas se ela permanecer, durante a cerimônia ela deverá estar baixa e ser bem tranquila, para não atrapalhar que todas escutem as passagens escolhidas, os votos com frases curtas de amor, e o famoso “os declaro marido e mulher”. O padre ou pastor dá início à cerimônia explicando o significado de amor e religião, e fala sobre a escolha do casamento religioso.

Fabio Cezar Fotografia
Fabio Cezar Fotografia

As alianças e votos

Quando estiver chegando próximo ao fim, tocará a música de entrada das alianças, que normalmente são trazidas por uma criança. Outra ideia muito emocionante é optar pelo o avô ou avó dos noivos desempenhar este papel. Escolha uma trilha bem romântica para marcar este momento. Após receberem o símbolo de união, será a vez dos votos, que podem ser os já tradicionais “Eu aceito, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”, ou algo pensado e escrito por vocês. As alianças serão abençoadas e então haverá a troca de alianças.

Enfim casados

Terminada a troca de alianças, o sacerdote então os declarará casados e autorizará o tão esperado beijo. Beijem com todo amor do mundo e sorriam! Vocês estão casados! Vocês receberam a bênção e realizaram o sonhado sagrado matrimônio, mas ainda falta a formalização. É a hora de assinar o livro e deixar registrada a vontade de estarem casados no religioso e também no civil se optaram por um casamento por diligência.

Saída

Seus padrinhos serão os primeiros a deixarem o altar e formarão um corredor para esperar a passagem dos recém-casados. Em seguida, saem os pais da noiva e depois os do noivo. Os noivos são os últimos a deixarem o altar, acompanhados à frente por seus pajens e daminhas. Quando estiverem perto da saída, todos, inclusive convidados, pais e padrinhos, encerram a cerimônia com a famosa chuva de arroz ou as também famosas pétalas de flores e as modernas bolinhas de sabão.

Hold Me Foto e Vídeo
Hold Me Foto e Vídeo

Faça deste momento único. Não se prenda a tantas convenções. Lembre-se, este, é apenas um modelo utilizado pelos mais tradicionais, mas nada te impede de fazer as alterações que deixarão tudo com o seu toque especial, assim como pensou nos detalhes originais do seu look e vestido de noiva. Quando afirmarem diante da fé que compartilham a vontade de se unirem, as burocracias pouco importarão e a vontade de estarem felizes para sempre predomina. Calcem os sapatos de noiva e de noivo e tenham a certeza que esse sonho se realizará como sempre planejaram.