Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Textos para a 1ª e 2ª leituras da missa de casamento

As leituras bíblicas fazem parte da cerimônia católica, como ritos da missa. E, para o casamento, elas podem ser escolhidos pelo casal, para que o momento seja mais íntimo e emocionante. Vejam passagens que podem selecionar para a sua celebração.

Ainda sem cerimonialista? 🗒
Peça informações e preços a negócios de Cerimonialista perto de você

alianças sobre a Bíblia

Para a Igreja Católica, é o sacramento do matrimônio que torna legítima a união entre duas pessoas, e que as torna uma só pessoa perante a Deus. Os casais que se preparam para dizer "sim, eu aceito" pelo ritos católicos devem saber que a missa é parte fundamental da cerimônia. E, seguindo a programação do missal do casamento – folheto que faz parte da papelaria do enlace, onde estará toda a programação da missa – haverá o momento das leituras do casamento. E, ainda que os protocolos religiosos sigam uma premissa já estabelecida, os noivos podem escolher tanto as músicas quanto as leituras bíblicas que mais os representam.

Existe mais de uma passagem na Bíblia sobre casamento; na verdade, muitos textos do livro sagrado cristão se referem ao matrimônio. Então, para ajudá-los a escolher a 1ª e a 2ª leituras, temos alguns conselhos de ouro. Vocês irão entender como escolhê-las, e também como selecionar quem irá declamá-las nos momentos certos. E o mais importante: oferecemos exemplos de textos bíblicos ideais que podem ser utilizados na missa do casamento. Confiram.

Quantas leituras são feitas na missa de casamento e por quê?

Na cerimônia de casamento católica sem a missa completa (que pode ser uma opção do casal), apenas uma leitura aparece no roteiro tradicional. Mas, para os casais que escolhem realizar uma missa de casamento, além do Evangelho e do Salmo Responsorial, a cerimônia é composta por duas leituras. Uma é escolhida entre os livros do Antigo Testamento e a outra será do Novo Testamento.

A Primeira e a Segunda Leituras representam as duas divisões da Bíblia Sagrada. O Antigo Testamento se refere aos acontecimentos antes do nascimento de Jesus Cristo e tem uma narrativa focada nos judeus. Já o Novo começa com a chegada de Cristo ao mundo e seus ensinamentos para a doutrina cristã. Por isso, é importante ter mensagens dos dois Testamentos durante a missa e elas guiam a escolha do Evangelho pelo sacerdote que conduzirá a cerimônia.

casal sorrindo enquanto o padre lê a Bíblia

Pode interessar:

Quem escolhe as leituras e quem as declama?

As leituras são escolhidas pelo próprio casal. Vocês podem pedir ajuda para o cerimonialista ou para alguém da igreja, como o pároco. Mas recomendamos que o casal esteja realmente envolvido nesse processo, afinal, assim as leituras irão passar uma mensagem de casamento mais pessoal, aquela que vocês querem transmitir para os convidados e querem que marque o início da sua vida de casados.

Com as duas leituras definidas, é hora de escolher as pessoas que irão declamá-las no púlpito, próximo ao altar. Essas duas pessoas, uma para cada leitura, devem ter proximidade com o casal e, de preferência, devem ser católicas, para que estejam familiarizadas com o ritual, mas isso não é uma obrigatoridade. A sugestão é enviar as leituras aos escolhidos com antecedência. Assim, eles podem ensaiar em casa, se quiserem, e ficar mais à vontade ao fazer a leitura na cerimônia, diante de todos os convidados.   

Celebrantes de casamento

Critérios para escolher as leituras da missa do casamento

A leitura para um casamento católico, além de ser uma passagem bíblica casamento, também deve levar em conta o sentimento que passam ao casal. Algumas leitura, inclusive, não precisam estar diretamente relacionadas ao matrimônio, podem ser passagens que falem de amor de uma forma geral, e com as quais vocês se identificam. E, para facilitar essa missão, selecionamos quatro exemplos para a Primeira Leitura e mais quatro para a Segunda Leitura. 

Eventus Casamento - Assessoria

Textos bíblicos para a 1ª leitura da missa

  • Génesis (1:26-28. 31)

Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa própria imagem, à nossa semelhança, e deixemo-los ser senhores dos peixes do mar, das aves do céu, do gado, de todos os animais selvagens e de todos os répteis que rastejam sobre a terra’. Deus criou o homem à sua imagem,à imagem de Deus criou-o, macho e fêmea criou-os. Deus abençoou-os, dizendo-lhes: ‘Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e conquistai-a. Sede senhores dos peixes do mar, das aves do céu e de todos os animais vivos da terra”. Deus viu tudo o que tinha feito, e de facto foi muito bom.

  • Livro de Sirach (26: 1-4)

Um parceiro amoroso é um abrigo seguro, quem quer que encontre encontrou um tesouro raro. Um parceiro amoroso é algo para além do preço, não há como medir o seu valor. Um parceiro amoroso é um remédio que salva vidas, e aqueles que respeitam o seu Senhor encontram o verdadeiro amor. Pois como uma pessoa é, assim é o seu amado.

  • Cântico dos Cânticos (2:10-14, 16)

A minha amada levanta a sua voz, diz-me ele, ‘Vem então, meu amor,a minha adorável, vem. Para ver, o inverno passou, as chuvas acabaram e desapareceram. As flores aparecem na terra. A época das canções alegres chegou, o arrepio da rola é ouvido, na nossa terra. A figueira está a formar os seus primeiros figos, e as videiras em flor dão o seu perfume. Vem então, meu amor, minha linda, vem. Minha pomba, escondida nas fendas da rocha. No esconderijo do penhasco, mostra-me o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz; pois a tua voz é doce, e o teu rosto é belo’. Meu amado é meu e eu sou dele.

  • Coríntios (13, 1-8)

Ainda que eu fale as línguas dos homens, e até a dos anjos, se eu não tiver amor, serei como um sino que ressoa, ou como um tambor que faz barulho. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todas as coisas secretas de Deus e tenha todo o conhecimento, ainda que eu tenha uma fé tão grande que possa deslocar montanhas, se não tiver amor, eu não serei nada. Ainda que eu dê todos os meus bens para alimentar os pobres e ainda que eu ofereça o meu próprio corpo para ser queimado em sacrifício, se eu não tiver amor, nada disso terá significado. O amor do qual eu falo é paciente e amável. O amor não é ciumento, não exalta a si mesmo, não é orgulhoso. O amor não é malcriado, não procura seus interesses, não se irrita facilmente, não guarda mágoas. O amor não se alegra com o mal, mas alegra-se com a verdade. O amor aceita todas as coisas com paciência, tem sempre confiança e esperança, e se mantém sempre firme. O amor jamais acaba. Há dons de profetizar, mas eles desaparecerão. Há dons de falar em várias línguas, mas eles cessarão. Há o conhecimento, mas ele desaparecerá.

Rev Pe José Vieira

Textos bíblicos para a 2ª leitura da missa

  • São Paulo aos Coríntios (12:31-13:8.)

Sejam ambiciosos para os dons superiores. E vou mostrar-vos um caminho que é melhor do que qualquer um deles. Se tenho toda a eloquência de homens ou de anjos, mas falo sem amor, sou simplesmente um gongo a ferver ou um címbalo a chocar. Se tenho o dom da profecia, compreender todos os mistérios que existem, e saber tudo, e se tenho fé em toda a sua plenitude, para mover montanhas, mas sem amor, então não sou nada. Se eu der tudo o que possuo, pedaço a pedaço, e se até os deixar levar o meu corpo para o queimar, mas sem amor, isso não me fará bem nenhum. O amor é sempre paciente e bondoso; nunca é invejoso; o amor nunca é pretensioso ou presunçoso; nunca é rude ou egoísta; não se ofende, e não fica ressentido. O amor não tem prazer nos pecados dos outros, mas deleita-se com a verdade; está sempre pronto a desculpar, a confiar, a ter esperança, e a suportar o que quer que venha. O amor não acaba.

  • São Paulo aos Romanos (8:31-35, 37-39)

Com Deus do nosso lado, quem pode estar contra nós? Uma vez que Deus não poupou o seu próprio Filho, mas entregou-o para nos beneficiar a todos, podemos ter a certeza, depois de tal dom, de que Ele não recusará nada do que Ele possa dar. Poderá alguém acusar aqueles que Deus escolheu? Quando Deus absolve, poderá alguém condenar? Poderia Cristo Jesus? Não! Ele não só morreu por nós – ele ressuscitou dos mortos, e ali, à mão direita de Deus, ele está de pé e implora por nós. Nada pode, por isso, meter-se entre nós e o amor de Cristo, mesmo que estejamos perturbados ou preocupados, ou a ser perseguidos, ou sem comida ou roupa, ou a ser ameaçados ou atacados. Estes são os caminhos pelos quais triunfamos, pelo poder daquele que nos amou. Porque estou certo disto: nem a morte nem a vida, nem o anjo, nem o príncipe, nem nada que exista, nada que ainda esteja por vir, nem qualquer poder, nem altura ou profundidade, nem qualquer coisa criada, poderá alguma vez vir entre nós e o amor de Deus tornado visível em Cristo Jesus nosso Senhor.

  • São João (3: 18-24)

Os meus filhos, o nosso amor não é para ser apenas palavras ou mera conversa, mas algo real e ativo; só com isto podemos ter a certeza de que somos filhos da verdade, e ser capazes de apaziguar a nossa consciência na Sua presença, quaisquer que sejam as acusações que possa levantar contra nós, porque Deus é maior do que a nossa consciência e Ele sabe tudo. Meu querido povo, se não pudermos ser condenados pela nossa própria consciência, não precisamos de ter medo na presença de Deus, e o que quer que lhe peçamos, devemos receber, porque guardamos os Seus mandamentos, e vivemos o tipo de vida que Ele quer. Os seus mandamentos são estes: que acreditamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e que nos amamos uns aos outros, como ele nos disse, quem quer que guarde os seus mandamentos, vive em Deus e Deus vive nele. Sabemos que Ele vive em nós pelo Espírito que Ele nos deu.

  • São João (4: 7-12)

Meu querido povo, deixa-nos amar uns aos outros. Visto que o amor vem de Deus. E todo aquele que ama é gerado por Deus e conhece Deus. Aquele que não ama nunca pode ter conhecido Deus, porque Deus é amor. O amor de Deus por nós foi revelado quando ele enviou ao mundo o seu único Filho, para que pudéssemos ter vida através dele. Este é o amor que quero dizer: Não o nosso amor por Deus, mas o amor de Deus por nós quando ele enviou o seu Filho, para ser o sacrifício que tira os nossos pecados. Meu querido povo, pois Deus amou-nos tanto, ninguém jamais viu Deus; mas enquanto nos amarmos uns aos outros,Deus viverá em nós. E o seu amor será completo em nós.

recém-casados com a Bíblia

Inscreva-se aqui para ter mais informações sobre a cerimônia

Depois de ler, com calma e reflexão, conversem entre vocês para chegar a um consenso sobre a passagem bíblica ideal para o seu casamento . Podem também combinar de que cada um escolha uma das leituras, por exemplo. O fundamental é que essas passagens tenham uma mensagem bíblica para o casamento, uma palavra que toque os noivos, e também chegue ao coração dos familiares e amigos que fazem parte da sua história. Com certeza as leituras escolhidas irão tornar esse momento abençoado ainda mais especial.

_________________________________________________________________________________________

O conteúdo deste artigo é apenas uma sugestão para a organização das cerimônias católicas e religiosas. Não há intenção de impor obrigatoriedade para os ritos e protocolos descritos. Como empresa do setor nupcial, somos conscientes que cada wedding planner, cerimonialista e mestre de cerimônias, assim como as diferentes paróquias e os próprios casais podem adaptá-lo de acordo com a fé que professa e os costumes e tradições locais. A Wedding Planner, S.L.U., e Casamentos.com.br fornece essa matéria a título informativo e, portanto, não é de forma alguma responsável por quaisquer atos e/ou interpretações que possam surgir de sua leitura. Não utilize este documento se você não concordar com os termos aqui apresentados.

Ainda sem cerimonialista? 🗒
Peça informações e preços a negócios de Cerimonialista perto de você