Jardim de Festa

Missal é o nome que a Igreja escolheu, logo nos primeiros séculos, para caracterizar o livreto que contém todas as celebrações das missas. Embora não seja muito comum nos casamentos atuais, o missal vai trazer todo o roteiro da cerimônia, de uma forma objetiva, surpreendendo os convidados ao permitir que acompanhem cada passagem do rito. Sabemos o quanto as cerimônias são emocionantes para os noivos e também aos convidados. Independentemente do local ou da decoração do casamento, os noivos têm a liberdade de tornar sua consagração totalmente personalizada.

Dessa maneira, como as mulheres têm liberdade para adotar um vestido de noiva vermelho, os elementos que compõe a cerimônia são individuais e cada casal pode determinar como deseja consagrar sua união, respeitando o local e os celebrantes. Geralmente adotado pelas igrejas católicas, o missal pode ser incorporados até em cerimônias sem cunho religioso, o que o torna um programa do casamento. Seja qual for o ritual adotado, a música da entrada de casamento tocará em todos eles, assim como o beijo e a troca das alianças que marcam cada cerimônia. Porém, são os detalhes personalizados que os deixam tão únicos.

Ro Dornelas Assessoria

Tamanho

O propósito do missal é possibilitar que os convidados sigam o roteiro da cerimônia e não torná-lo uma cópia reduzida da bíblia. Portanto, façam com no máximo 6 páginas, apenas para direcioná-los quanto às passagens mais simbólicas e informações necessárias. A largura e comprimento é opcional, podem usar as medidas de uma caderneta (aproximadamente 11cm X 15cm) ou um pouquinho maior, não mais que isso.

Seguindo a cor do décor

As cores são opcionais e isso é o que deixa os missais mais charmosos e autêntico. Uma maneira prática é seguir a paleta de cores usada na decoração da igreja do casamento para trazer sintonia com todo o estilo escolhido pelo casal. Incluam o missal nos ítens de papelaria que serão feitos na gráfica dos convites de casamento para que seja impresso com a mesma exatidão e qualidade.

Capa original

É a capa que irá apresentar as informações básicas do livreto, o nome do casal, da igreja e a data do enlace, mas podem escolher uma frase curta de amor, uma passagem da Bíblia ou um poema sugestivo que ressalte a essência do dia. O papel pode ser o mesmo das páginas, não há necessidade de uma capa mais encorpada.

Flor de Lis Convites

Conteúdo

Normalmente, o missal padrão da igreja é o que a paróquia concede, com as passagens e orações que são características da cerimônia, tanto na igreja católica como na evangélica. Mas, se optaram por um ritual livre sem preceitos religiosos, coloquem as informações do programa planejado. O conteúdo poderá apresentar o mesmo padrão de letra dos convites do casamento ou outra que prefiram.

Complementos relevantes:

  • Nome do celebrante
  • Texto (pontos básicos do sermão, não é necessário conter todo o texto)
  • Numeração das páginas
  • Canções religiosas
  • Roteiro da cerimônia (entrada das alianças, sermão, hora dos votos, e outros)
  • Mensagem do casal
  • Foto dos noivos (opcional)

Art n Cards

Símbolos especiais

Mais um elemento que traz a oportunidade de introduzir o tradicional monograma do casal. Tanto a capa como as páginas podem conter as iniciais do casal (monograma) ou um desenho que seja marcante na história do relacionamento. Seja qual for o símbolo adotado, ele pode ser colocados no centro da capa, formar uma imagem de fundo ou estar no rodapé de cada página.

Depois de prepará-lo com tanto caprinho, façam os missais chegarem às mãos dos convidados. Podem deixá-los em uma mesa na entrada da igreja ou ter uma pessoa que entregue a cada pessoa que chegar. Assim, quando iniciar a música da entrada do casamento todos estarão com o missal. Outra forma simpática e prática é colocar sobre cada assento, assim todos terão a oportunidade de participarem da celebração com energia e o mesmo entusiasmo que tiveram quando receberam o convite de casamento dos amigos queridos.