Se voltarmos atrás no tempo, com certeza encontraremos muitos rituais e religiões neopagãs ainda que nessa ocasião, iremos falar detalhadamente do handfasting, ou casamento wicca.

Dos muitos tipos de cerimônias de casamento alternativas, existe esta prática antiga e tão interessante, como os seus costumes, rituais e modo de organização que com certeza você irá querer conhecer. A wicca é uma prática religiosa relacionada com rituais ligados ao campo e à natureza, sendo que toda a cerimônia assume esse caráter campestre e conectado à natureza como defende a própria religião.

Em que consiste o casamento wicca?

O casamento wicca é uma cerimônia repleta de simbologia. Normalmente, é celebrado no meio da natureza e deve ser consagrado com sal, água e incenso purificador. O altar é decorado com velas brancas, prato com sal e terra, sino de latão, uma vara, um punhal ou espada, um cálice com água, óleo de rosas, cristais, cordas, vassouras e vinho que devem estar à vista de todos durante a cerimônia.

Como é organizado?

Normalmente, o casamento wicca é composto por práticas que se iniciam antes dos noivos e dos convidados chegarem. Antes de cerimônia, um sacerdote ou sacerdotisa limpa energeticamente o ambiente do local da cerimônia, traçando um círculo mágico no solo que delimita o espaço sagrado onde será realizado da união. Depois da limpeza, é feita a invocação de elementos e guardiões bem como a presença do Deus e da Deusa. Terminada toda a preparação, é permitido que a cerimônia se inicie com a presença dos convidados.

Desenvolvimento do casamento

Os noivos entram de mãos dadas e usam roupas brancas e uma grinalda e percorrem um caminho de flores onde são recebidos por 9 mulheres (quatro de cada lado e uma à frente), que são responsáveis por espalhar as pétalas por cima do casal em sinal de proteção à união.

No altar, os noivos se separam (a noiva à esquerda e noivo à direita) e ficam junto de seus pais, padrinhos e amigos. Enquanto o sacerdote narra sua história de amor, os noivos vão se aproximando um em direção ao outro. Nas laterais opostas do altar, estão duas mulheres que seguram cada uma, respectivamente, uma taça com vinho que representa a Deusa e um punhal que representa Deus. Elas entregam estes artefatos aos noivos.

Depois desse momento, o casal faz suas promessas de amor, e é simbolicamente unido em uma corda que vão apertando à medida que manifestam seu amor um pelo outro.

Os principais rituais

Chamado de Handsfasting, o “atar das mãos” é o principal ritual desse tipo de cerimônia. Como referimos antes, o sacerdote ou sacerdotisa amarra as mãos dos noivos como símbolo de sua união.

Dependendo dos detalhes de cada cerimônia específica, os sacerdotes recitam palavras, bênçãos e outros elementos que cumprem uma função de limpeza ou proteção. Quando encerradas as palavras dos sacerdotes e/ou dos noivos, os convidados aplaudem e comemoram.

Tendo agradecido ao Deus e a Deusa, é desfeito o círculo e os noivos, sempre de mãos dadas, pulam uma vassoura colocada horizontalmente no chão, terminando assim a parte mais importante desse ritual pagão. Depois disso, a festa continua com vinho e partilha do bolo de compromisso.

O que você opina sobre o casamento wicca? Gostaria de realizar uma cerimônia assim?