Quando recebemos um convite de casamento ao ar livre é uma satisfação enorme, porque sabemos que será um dia muito divertido, além de participar da felicidade de um casal de amigos queridos. Porém, saber o que vestir muitas vezes se torna o maior problema. Normalmente as mulheres podem ter dúvidas sobre qual o estilo de vestido de festa combina com a proposta ao ar livre, e já para os homens o que causa maior indecisão é se devem aderir a um blazer esporte ou se é conveniente o uso do terno.

Antes de procurarem pelo look precisam ter mais informações na página on-line dos noivos, que irão direcionar que tipo de evento estão planejando. Escolher a roupa adequada é fundamental para vocês curtirem cada momento confortavelmente, seja para dançarem as músicas do casamento ou saírem bem nas fotos. Mas, principalmente, para sentirem-se totalmente favoráveis ao estilo da recepção com elegância.

Cherubina

Avalie as referências

Além da cerimônia ser ao ar livre, é importante saberem todas as informações do local e detalhes do dia, por exemplo em que horário será realizada a celeração, e se o piso será de terra, areia ou gramado. São detalhes extremamente relevantes na hora de escolher o modelo de vestido festa ou um traje masculino. Se for numa cidade serrana, mesmo que a celebração ocorra no verão, pode estar mais frio ou chover, portanto providenciem uma echarpe ou um xale para acompanhar o look. Principalmente quando  a alternativa for um look de verão, o homem provavelmente estará mais abrigado, mas mesmo assim poderá precisar de um agasalho que não arruíne um traje elegante.

Aire Barcelona

Cores e estampas

Cerimônias de dia pedem cores alegres, porém suaves para não “ofuscar demais” e pesar o visual, prefira os tons pastéis que são delicados e com certeza é uma aposta segura. O verde água, amarelo ou um lindo vestido de festa azul, além dos tons mais amenos de vermelho como o queimado ou coral. Mesmo de dia e ao ar livre, fuja do branco, inclusive o off-white ou tonalidades que lembrem o nude. Se o convite foi para uma cerimônia com decoração de casamento rústico, em um sítio ou na praia, a estampa floral é uma alternativa charmosa. Mas procurem que os desenhos sejam discretos e com cores mais sóbrias, afinal é uma cerimônia.

Crystal Design

Moderação no brilho

Por mais que queiram usar aquele deslumbrante vestido de festa importado com bordados de pedraria, o brilho deve ser evitado ao máximo em cerimônias ao ar livre durante o dia. Até mesmo os tecidos metalizados podem ficar exagerados e não se adaptam ao contexto. Os tecidos finos e vaporosos, como a seda, crepe e a musseline, são boas escolhas para dias quentes, leves e com o caimento perfeito, e o melhor é que se adaptam a qualquer horário e estilo. A renda e o linho são possibilidades incríveis e tradicionais, são tecidos estruturados bem versáteis para acompanhar com graça uma cerimônia ao ar livre.

Carolina Herrera

Modelos e recortes

Embora eventos ao ar livre provoquem mais liberdade de estilo, assim como o tecido o modelo também deve ser escolhido de acordo com o conceito da cerimônia. Para um almoço ao ar livre um vestido de festa curto pode ser usado sem receio, se decidir pela mini saia prefira um decote mais “recatado”. Modelos abaixo do joelho ou midi também se adaptam, inclusive quando a cerimônia for no final de final de tarde e um jantar estiver programado. O vestido de festa longo é elegante e versátil podendo ser usado até em cerimônias de manhã.

Halston Heritage

Acessórios na medida certa

O penteado preso de casamento eleva um look simples com charme e, em equilíbrio com os complementos corretos, deixam a mulher impecável. Por isso, prefiram joias discretas, como brincos pingo ou botão, colar de pérolas de um só fio ou uma gargantilha de ouro branco ou amarelo, sempre em concordância com os demais acessórios, para não desconstruir a imagem.  Evite exageros com a maquiagem, que deve ser moderada e mais natural, os batons muito escuros ou metalizados também não favorecem.

O convidado elegante

Para os homens, sigam a proposta de cores sóbrias e discretas e adotem tons suaves. A calça de linho cáqui, bege ou cinza clara com camisa branca ou em tons pastéis sempre dá certo. Suspensórios e gravata borboleta são acessórios que sempre levantam o look e acompanham com charme uma cerimônia ao ar livre. A camisa floral ou colorida pode ser interessante se o estilo da festa for descontraído e na praia, mas cuidado para não ficar carnavalesca. O blazer azul marinho é versátil e elegante, com calça clara sempre é um look clássico, deixa o homem bem vestido até usando a calça dobrada e tênis. E, se desejam completar o look, o chapéu é muito bem-vindo e deixa o visual ainda mais charmoso.

Tatiana Sousa

É fácil aliar seus gostos pessoais para compor um traje, isso é o que certifica que a escolha foi perfeita, mas sempre com o cuidado de seguir o horário e o estilo da decoração da festa do casamento, é o imprescindível para estar vestido de acordo. Não será muito conveniente um convidado que vá de bermuda e sapatênis numa cerimônia noturna tradicional, por exemplo. Por isso, assim que receberem o convite do casamento diferente , anunciando cerimônia ar livre, comecem a pesquisar possibilidades de trajes para arrasarem na cerimônia dos amigos, sempre em sintonia com seu modo de ser, é claro!