Rafa Bernardo
Rafa Bernardo

A consciência ecológica está cada dia mais presente no dia a dia das pessoas, que presenciam de perto as mudanças climáticas e os efeitos da quantidade de lixo produzido no planeta, entre tantas outras consequências. Em festas onde o consumo de muitos materiais é inevitável, optar por recursos naturais, recicláveis e orgânicos tem, felizmente, se tornado uma prioridade, incluindo elementos e ideias consideradas simples, mas muito significativas, que podem estar em muitas partes da decoração de casamento.

Para os amantes da natureza, ou também para aqueles que ainda não pararam para pensar na importância da consciência sustentável, essas dicas são essenciais, já que cada escolha na vida do casal, desde o estilo das lembrancinhas de casamento ou até mesmo como vão separar o lixo em casa, irá afetar diretamente o lugar onde vivem e dar os frutos que querem deixar para o futuro. O casamento ecológico é aquele que aproveita de forma consciente todos os recursos naturais, com opções sustentáveis nos materiais escolhidos para cada item, então, se além de uma festa linda vocês querem criar um evento que transmita essa essência, um enlace eco-friendly é ideal e dará ainda mais significado ao dia.

Lovepics
Lovepics

1. Arranjos de mesa

Escolham um florista que cultive as flores do casamento sem produtos químicos, de preferência em vasos, e espécies locais e/de temporada.As opções variam para cada parte do país, mas podem contar belas flores, como orquídeas, gérberas, tulipas, margaridas, hortênsias, cactos e suculentas. Se não fazem questão de flores naturais, as permanentes são uma ótima pedida por não serem descartadas e ainda mantêm o visual colorido como se fossem de verdade.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

2. Aproveitamento: lâmpadas e garrafinhas de vidro

As flores podem ser colocadas em garrafas de vidro ou até em lâmpadas que não funcionam mais. Experimentem colocá-las penduradas, como uma “cortina” de fundo para compor a decoração da mesa de casamento ou como enfeites para as mesas dos convidados. Materiais orgânicos, como a juta, podem incrementar mais o visual dos objetos de vidro e é uma boa ideia para os casais que querem colocar a mão na massa e fazer um DIY para o enlace.

Espaço La Forêt
Espaço La Forêt

3. Marcadores de lugar

Muitos casamentos seguem a etiqueta de ter marcadores com os nomes dos convidados para determinar o lugar que cada um vai se sentar e também nas mesas. Uma ideia ecológica é aproveitar troços de madeira sem uso, rolhas de vinho ou até pinhões secos. É só cortar a parte de cima para encaixar um papel reciclado com o nome da pessoa ou o número da mesa. Fica charmoso e delicado.

Rosa de Saron Assessoria
Rosa de Saron Assessoria

4. Velas de soja

A cera de soja é uma alternativa para substituir a parafina por ser um produto de origem vegetal totalmente ecológico. Se a decoração inclui velas para o ambiente mais romântico, as de soja são ideais e podem ser aromatizadas com óleos essenciais.

5. Objetos pessoais

Em vez de alugar objetos decorativos que serão produzidos e transportados, apostem em elementos do acervo pessoal. Objetos de viagens, fotos de família, livros e quadros completam a decoração de casamento simples e elegante com a cara de vocês.

Outra sugestão é reutilizar um ou outro adereço de casamentos que ocorreram na família ou de amigos, por exemplo, e ainda passar para frente alguns dos seus. Acaba sendo simbólica essa corrente de pensamento sustentável de casal para casal.

Personalice
Personalice

6. Madeira de demolição

Item indispensável em uma decoração de casamento rústico, a madeira define o estilo e é usada em mesas, estantes, apoios, painéis e placas. Optem sempre pela madeira de demolição que segue o propósito ecológico, é durável e resistente.

7. Caixotes

Sabem aqueles caixotes de madeira para guardar as frutas na feira? Eles podem ser incluídos no décor perfeitamente, como estantes e com mil e outra utildades. Servem para guardar as lembrancinhas, as bebidas e mais flores para a decoração.

E também podem ser aproveitados como bancos para um ambiente infantil na festa. Se tiverem muitas crianças entre os convidados e quiserem fazer um espaço exclusivo aos pequenos, é só pintar os caixotes e colocar almofadas como assento. 

Sympathique
Sympathique

8. Forminhas dos doces

O mercado já produz forminhas de papel reciclável, papel semente, palha, juta, entre outras fibras naturais. São lindas e evitam o uso excessivo de papel comum e plástico.

9. Lembrancinhas verdes

As lembrancinhas de casamento diferentes e ecológicas são as que têm utilidade ao convidado no pós-festa. As plantinhas como cactos e suculentas e as opções comestíveis de doces no pote são as mais aproveitadas pelos entes queridos.

Studio Três
Studio Três

10. Iluminação natural

Casamentos realizados durante o dia aproveitam a luz do sol como iluminação ambiente e, assim, poupa energia elétrica por mais tempo. O uso de velas e de lâmpadas de LED também são alternativas para a iluminação do local que faz parte da decoração do grande dia.

Meu Abrigo Fotografia
Meu Abrigo Fotografia

11. Convites

Se vocês são menos ligados às convenções tradicionais, pode ser ótima opção abdicar dos modelos de convites de casamento impressos. Que tal optar pelos convites eletrônicos nesta época em que a internet predomina. Além de ser uma atitude ecologicamente consciente, te ajudará a economizar e ainda ganhará tempo! E nada impede que vocês optem pelo texto de convite de casamento tradicional, mas inovando na forma de enviar. 

E se fazem questão de um convite impresso, também há solução: convites de papel reciclado ou feitos com papel semente, que os convidados poderão plantar diretamente na terra e cultivar a espécie da sua preferência!

E como plantar o "convite semente"?

É fácil: basta picar e molhar o papel do convite em um recipiente, sem danificar as sementes e, em seguida, colocar tudo em um um vaso com uma leve camada de terra fértil, de até 1 cm por cima. Daí em diante vocês e os convidados só terão que regar regularmente o vaso, mantendo a terra sempre úmida, e em 3 semanas a planta (que pode ser uma flor, erva ou até verdurinha) começará a brotar!

Fábrica Visual
Fábrica Visual

12. Momento dedicado à natureza

Já que vão incentivar os convidados a levarem a mudinha para casa como modelo de lembrancinha de casamento, por que também não dedicar um momento do casamento para que vocês, noivos e noivas, deixem como exemplo como plantar uma muda? O ritual da ávore durante a cerimônia pode simbolizar o amor e o nascimento de uma nova vida, e para quem busca inovar esse momento da cerimônia deixará o dia ainda mais especial. A natureza agradece!

Meu Abrigo Fotografia
Meu Abrigo Fotografia

Se não puder usar todos os materiais ecológicos, escolham alguns itens que farão diferença para o ambiente e para o orçamento. Além disso, combinem com a equipe responsável pela decoração do casamento para juntar tudo o que poderá ser reaproveitado no final da festa e doar para uma organização sem fins lucrativos. A ideia é diminuir o impacto ambiental e ajudar o próximo por meio do amor de vocês.