Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Os 10 mandamentos da noiva vintage: prepare-se!

Você se identifica com tudo o que remete às décadas passadas? Acha tanto a moda quanto a música e até decoração retrô um luxo só? Então, que tal levar isso tudo para o seu look nupcial e para a festa de casamento? Veja o que não pode faltar!

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você
Noiva vintage voilette no cabelo

Noiva vintage voilette no cabelo

A palavra vintage se refere a algo clássico, antigo, mas que segue em voga e pode ser utilizado. Quando falamos de estilo, o vintage exalta o passado e, na moda mais especificamente, tende a se referir às décadas de 1920 até 1970. Essa maneira de se expressar é vista, principalmente, nas roupas e maquiagens, mas também pode ganhar espaço nas atitudes, decoração de um ambiente e até citar o tom da decoração de uma festa, e é aqui onde queremos chegar! Uma mulher que se identifica com o estilo no seu dia a dia pode querer levar essa estética para o dia do casamento e, para ser uma verdadeira noiva vintage, temos uma lista de mandamentos  para viver o melhor deste clima de nostalgia! Mas nem se preocupe, os mandamentos são apenas para te guiar, escolha aqueles que te apaixonam! 

Niova estilo vintage na janela

1. Não sairás sem batom vermelho

O batom vermelho tem uma história de respeito e empoderamento entre as mulheres, por remeter à rebeldia e à força, além de ser uma cor deslumbrante. Essa essência do vermelho nada boca jamais se perdeu, e o batom, por si só, já é capaz de iluminar o rosto de uma noiva. Por esses e outros motivos, a cor é uma das preferidas das mulheres de estilo vintage na hora de compor o visual, o que inclui a produção do casamento. Por isso, eis o primeiro mandamento: não se considere pronta para casar caso o batom vermelho não esteja nos seus lábios. 

Noiva glamourosa com batom vermelho

2. Chegarás em um carro antigo

Como todo o seu visual fará referências ao passado, nada mais justo do que chegar à cerimônia em um carro de casamento antigo, de época. Vale escolher o período que melhor te representa, e pensar no carro que corresponde. Os modelos antigos sempre chamam atenção por onde passam, cheios de charme, e vão tornar a chegada da noiva ainda mais impactante, seja na igreja ou no espaço onde será realizada a cerimônia e recepção! 

Noiva sentada em carro antigo

Para te ajudar a encontrar veículo vintage perfeito para o seu dia, Casamentos.com.br conta com os melhores fornecedores de carros de casamento. Há diversas empresas em cada cidade, especializadas neste tipo de carros e de locação, e não será um problema achar o ideal. Pode ser um Fusca, uma Kombi, um Cadillac e, se o tempo deixar, até um modelo conversível!

Noiva sentada em carro antigo

3. Usarás ondas ou um voilette no cabelo

Outro ponto que pode carregar toda a expressão de uma época é o penteado da noiva vintage. Para o Dia C, você pode deixar as duas madeixas com o mesmo estilo que as mulheres das décadas passadas. Alguns acessórios são aliados da estética vintage, é o caso do voilette, um artigo que marcou a moda nos anos 1940, um pequeno véu de renda que cobre o rosto e traz um ar dramático e misterioso.

Para completar o visual digno de uma diva do cinema, o mandamento é optar por ondas nos cabelos no estilo Hollywood Waves, em que elas são bem marcadas e perfeitamente simétricas.

Noiva vintage com voilette

Noiva vintage com voilette

4. A renda será a sua melhor amiga

A renda marcou o universo da moda em diferentes fases do século 20, e segue sendo atemporal. Apesar do paramento ser facilmente visto em looks modernos, há maneiras de utilizá-la em um vestido com personalidade totalmente vintage, inclusive, rendas são uma marca da moda retrô. Por isso, seja para finalizar a roupa em um estilo anos 1960 e 1950, caso o vestido seja mais curto e rodado; ou se a preferência for por uma aparência mais voltada para a década de 1920 ou 1970, com um vestido longo, a sua peça pode ser tomada de rendas, franjas e pedraria.

Sessão de fotos da noiva

5. A música de entrada terá mais de 40 anos

Se você é uma noiva vintage, certamente a sua playlist está cheia de hinos que embalavam a adolescência dos seus pais e, é mais fácil ainda apostar que a sua música preferida não é uma composição moderna. Nem sempre a nossa canção favorita conversa com o momento tão especial da caminhada até o altar e, se esse for o seu caso, há diversas músicas românticas de ídolos “imortais” do pop, rock e jazz que até hoje são capazes de derreter corações apaixonados. Escolha a que melhor combina com o seu estado de espírito e com a história do seu relacionamento, e vivencie sua entrada de acordo com o seu estilo.

Banda vintage no casamento

6. Acessórios retrôs estarão na recepção

Pensar em todos os detalhes do visual da noiva já é uma maneira de expressar toda a energia nostálgica dessa estética. Porém, não há motivos para não estender a alma vintage para a decoração da recepção do casamento. Neste caso, há várias maneiras de introduzir objetos retrôs que podem ajudar, das mais discretas às que irão chamar um pouco a mais de atenção.

Podem ser livros antigos, uma máquina de escrever, porta-retratos, telefone antigo, vinil, mala, vitrola ou louças. Um desses artigos ou todos farão referências ao passado e deixarão o clima aconchegante, romântico e cheio de personalidade. Assim como conseguir um carro de aluguel antigo, também é fácil buscar por esses acessórios, que são encontrados em casas especializadas em decoração de festas ou em antiquários — se for o caso da sua casa estar repleta dessas peças e não custa nada pegar emprestado para levar até a cerimônia. Se essa for a sua decisão, converse com o profissional cerimonialista ou com o fornecedor responsável pela decoração para que tudo fique conforme o seu desejo.

Máquina de escrever decorada

7. Flores na mão e na decoração 

As flores são artigos indispensáveis em uma decoração de casamento, seja de maneira bem discreta, com plantas pequenas posicionadas estrategicamente como detalhes, ou com ramalhetes que cumprirão o papel de protagonistas do ambiente. Para passar uma impressão old school, é ideal que as flores tenham uma paleta de tons pastel, como lilás, coral, creme e rosa antigo. Tons verdes e secos complementam os arranjos. As mais usadas são as silvestres, como vinca e lavanda. Isso também vale para o buquê, que irá contrastar brilhantemente com o vermelho intenso do seu batom.

Noiva com buquê de flores

Noiva sorrindo com buquê de flores

8. Terás fotos nostálgicas

Que tal um álbum de fotos com um estilo retrô? Esse pode ser o visual das fotos do casamento ou de um ensaio pré wedding, realizado em um campo, em um galpão antigo ou em um ambiente com memória afetiva para o casal, que remete à nostalgia do namoro! E lembramos que, independentemente da locação, um varal de luz não pode faltar como alternativa de iluminação, para dar aquele toque especial às imagens capturadas. Se a opção escolhida for fazer um pré wedding, dá para exibir o resultado desses registros em porta-retratos espalhados pelos móveis da decoração ou em mural de barbante.

Já para as fotos do casamento, é fundamental um profissional com experiência em retratos com uma “pegada” vintage, que saberá exatamente qual jogo de luz usar, posições para guiar os noivos e terá os materiais necessários para cumprir o desejo de ter um álbum vintage do matrimônio

Sessão de fotos do casal no casamento

9. Suas madrinhas usarão o mesmo tom

As madrinhas são superimportantes para uma celebração de casamento, seja por conta da intimidade com o casal ou dos papéis que eles exercem no planejamento da cerimônia. Uma noiva vintage tem todo o direito de ter o pacote completo, e sonhar com acompanhantes usando a mesma paleta de cores ou o mesmo tom. Essa alternativa irá harmonizar o altar e trará um resultado fantástico para as fotos da celebração, se encaixando muito bem no estilo nostálgico do momento.

Madrinhas de casamento

10. Usarás pérolas

Pérolas, assim como as rendas, são eternas e sempre trazem um visual clássico e chique para quem as utiliza. Noivas vintage podem contar com toda essa energia remetida pelo artigo de luxo para intensificar ainda mais o visual. Colares podem ser uma opção, sejam longos ou curtos, mas também é possível apostar em pérolas nos acessórios de cabelo, nos brincos e anéis, e até em broches no vestido. 

Penteado coque em cabelo ruivo

O que achou dos nossos 10 mandamentos da noiva vintage? Faltou alguma coisa? Sem dúvida esse é um estilo que sempre irá deixar qualquer noiva deslumbrante, mas o mais importante é que o visual, tanto da futura esposa quanto da festa, esteja de acordo com a personalidade e a vontade dos protagonistas! 

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você